1. (FEPESE) O artista francês Marcel Duchamp, com sua postura questionadora e revolucionária, contestou o sistema da arte e os padrões culturais da época com obras provocativas e irônicas.
As obras que produziu com objetos do cotidiano e apresentou em ambientes tradicionais de arte chamou de:
A) Land art.
B) Activities.
C) Site specific.
D) Assemblage.
E) Ready-made.
 
2. (FEPESE) Com relação à arte contemporânea e suas novas tecnologias, é correto afirmar que:
1. Waldemar Cordeiro foi um dos pioneiros da arte e tecnologia no Brasil, inaugurando as experimentações em arte e computador no país.
2. As investidas na área da arte em vídeo, da holografia, da utilização do xerox evidenciam a preocupação dos artistas brasileiros com os novos meios, na década de 80.
3. À medida que as práticas artísticas passam a utilizar mais os recursos computacionais, crescem as pesquisas com intuito de criar interfaces mais ousadas.
4. Na área da arte na internet ficam distantes as questões relacionadas à autoria, aos direitos do autor, ao plágio, às obras de arte em trânsito e à privacidade violada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
 
2. (IBADE) O princípio da cor em fusão busca a “instantaneidade” na experiência direta do artista com o momento efêmero da natureza. Tal princípio é associado ao:
A) Cubismo.
B) Fauvismo.
C) Expressionismo.
D) Impressionismo.
E) Dadaísmo.
 
3. (FCC) E é esse programa inicial que funda o pensamento e a prática das “vanguardas” dos anos 1920: suprimir a arte enquanto atividade separada, devolvê-la ao trabalho, isto é, à vida que elabora seu próprio sentido.
(Adaptado de: RANCIÈRE, Jaques. A partilha do sensível: estética e política)
Considerando o excerto acima, são exemplos de vanguardas dos anos 1920:
A) Impressionismo - Surrealismo - Realismo - Concretismo.
B) Dadaísmo - Impressionismo - Cubismo - Concretismo.
C) Surrealismo - Dadaísmo - Concretismo - Pós-modernismo.
D) Dadaísmo - Expressionismo - Construtivismo - Surrealismo.
E) Concretismo - Impressionismo - Realismo Socialista - Dadaísmo.
 
4. (NC/FUNPAR/UFPR) Durante a Renascença, o Drama Escolar se consolidou como forma de fazer teatro com características próprias. Sobre Drama Escolar, assinale a alternativa correta.
A) As produções teatrais do Drama Escolar exerciam seu efeito especialmente pelo impacto das imagens visuais, já que o latim, língua hegemônica na escola, era compreendido por poucos.
B) Representantes da reforma protestante condenaram esse tipo de montagem desde o seu início, destacando que desvirtuavam a construção de bons costumes.
C) A representação de aspectos da vida estudantil e a veiculação de conselhos, como a moral da história, eram aspectos que caracterizavam o Drama Escolar.
D) Suas montagens eram realizadas dentro de espaços padronizados, quase sempre em salas de aula amplas, de forma a se adaptar à realidade escolar.
E) O Drama Escolar tinha como principal característica a ausência de cenários, apoiando-se quase que exclusivamente na utilização de adereços.
 
5. (FUNDEP) Segundo Dias (2005), a discussão das representações de gênero e sexualidade na arte contemporânea tem se destacado quando se buscam soluções para o desenvolvimento de práticas educacionais que promovam a pluralidade e a diversidade.
Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa incorreta.
A) Pesquisas interdisciplinares que traspassem Arte / Educação multicultural, cultura visual e teoria que têm pouco a contribuir para a compreensão e discussão da diversidade sexual, visualidade e para o ensino e a aprendizagem da Arte.
B) O ensino multicultural de arte pode ser conceituado como processo educacional interdisciplinar comprometido em desenvolver empatia, aceitação, entendimento e relações harmônicas entre pessoas de diferentes culturas e subculturas.
C) Para pensar problemas colocados à questão multicultural no ensino de artes visuais, é necessário compreender também como as mudanças no mundo das representações de gênero e da sexualidade na cultura visual contemporânea realizam-se efetivamente em dados contextos.
D) Para que necessárias mudanças se concretizem na educação multicultural, é preciso que a cultura visual seja concebida e estudada como instrumento para promover a aceitação da diferença e o reconhecimento da alteridade em suas manifestações de gênero, sexualidade, raça e classe.


GABARITO
1:E - 2:D - 3:D - 4:C - 5:A

1. (IFPE) A produção artística contemporânea é marcada por uma multiplicidade de suportes para criação. Um dos suportes utilizados na contemporaneidade é o próprio corpo e suas possibilidades de exploração artística que rompe as fronteiras entre as artes visuais e o teatro, traduzindo-se em ações artísticas. Quando essas ações acontecem a partir da imprevisibilidade e são passíveis da participação do público, chamamos de
A) Performance.
B) Happening.
C) Instalação.
D) Ready Mades.
E) Arte Povera.
 
2. (FCC) Pode-se afirmar que todas as formas de arte canto, dança, música na tradição africana possuem o mesmo processo de aprendizagem, fundamentalmente ligado ao aspecto
A) ancestral monárquico africano, em que os conteúdos estéticos são transmitidos de geração a geração.
B) mitológico, o Yoruba, em que os descendentes no Brasil vivenciam a cultura dos ancestrais.
C) simbólico dos orixás, em que são ensinados e reforçados os padrões e valores do povo da África Ocidental, Equatorial e Oriental.
D) religioso, o religare, em que os conteúdos culturais são transmitidos de geração a geração.
E) ritualístico, em que são ensinados os rituais específicos realizados nos terreiros de candomblé.
 
3. (USCS) A Arte-Educação, baseada na comunidade, é uma tendência contemporânea que apresenta resultados positivos no que se refere a projetos de cunho social, quando estes:
A) desenvolvem a capacidade analítica, dialogando com os meios de comunicação de massa.
B) integram a cultura local, dialogando com outras culturas.
C) promovem o desenvolvimento da subjetividade e do aspecto profissional.
D) priorizam elementos culturais e aspectos socioambientais.
 
4. (FCC) Em Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação (2006), a autora Inaicyra Falcão dos Santos apresenta uma proposta refletindo sobre
A) a inclusão da dimensão cultural africana como tema transversal no ensino de dança.
B) um processo de criação que resulta na montagem de um espetáculo de dança dos orixás.
C) o patrimônio da cultura Nagô/Iorubá, como uma das que sustentam o movimento cultural Hip Hop.
D) a contribuição da tradição africana em um processo criativo na dança contemporânea.
E) a linguagem da capoeira como expressão da diversidade corporal da dança brasileira.
 
5. (FCC) Em Educação estética, arte e cultura do cotidiano, publicado em A educação do olhar no ensino das artes (1999), Marly Ribeiro Meira afirma que o sujeito enfrenta, hoje, no cotidiano, uma verdadeira epopeia do olho e da pulsão de ter que ler com o olhar. Na educação estética, ler não é simplesmente decifrar, mas compreender como uma imagem é construída, o que torna a leitura um fazer. Nesse sentido, a leitura de imagens propõe ao leitor
A) a elaboração de uma releitura da imagem, com técnicas e materiais de livre escolha.
B) um amplo repertório para a compreensão das legendas de apoio que descrevem a obra de arte.
C) a desconstrução dos elementos constitutivos da imagem e uma recomposição como síntese pessoal e social.
D) operações cognitivas, pois só elas geram a compreensão dos universos da arte.
E) conhecer o pensamento do artista e sua motivação na elaboração da obra.



GABARITO
1:B - 2:D - 3:B - 4:D - 5:C

1. (FCC) Considerando o pensamento de Cecília Almeida Salles sobre o processo de criação artística, leia atentamente as duas colunas e estabeleça a associação correta entre elas.
I. Procedimentos criativos.
II. Operação poética.
III. Matéria.
IV. Lógica na criação.
a. Operações lógicas responsáveis pelo desenvolvimento da obra que acontecem inevitavelmente ao longo do processo.
b. Tudo aquilo que o artista recorre para a concretização de sua obra: o que ele escolhe, manipula e transforma em nome de sua necessidade.
c. Os modos de expressão ou formas de ação que envolvem manipulação e, consequentemente, transformação da matéria.
d. Processo que envolve seleções, apropriações e combinações, gerando transformações, traduções e produções.
A associação correta entre elas é
A) I-c; II-d; III-b; IV-a.
B) I-d; II-c; III-a; IV-b.
C) I-a; II-b; III-c; IV-d.
D) I-b; II-a; III-d; IV-c.
E) I-d; II-c; III-b; IV-a.
 
2. (FCC) Forma de arte, de caráter efêmero e mutante, que teve suas primeiras aparições no final dos anos 1970, em Nova Iorque, num contexto de novos movimentos culturais iniciados pelas minorias excluídas da cidade. No cenário urbano, encontramos sua irreverente produção, que aposta em desafios e novas modalidades de ocupação do espaço na cidade, com inusitadas experimentações em pontos intrigantes no cotidiano. Está se falando de
A) performance.
B) arte pública.
C) arte em cemitério.
D) arte no metrô.
E) grafite.
 
3. (CONSULTEC) A Arte contemporânea, com toda a sua heterogeneidade, transcende os muros das galerias, museus e teatros, evidenciando cada vez mais o encontro entre arte e público. Esse acontecimento revela que a obra de arte se volta para questões sociopolíticas em projetos poéticos individuais ou coletivos, indo além do campo estético e perceptivo.
A partir dessas informações, é correto afirmar:
A) Nem todas as linguagens artísticas podem estar próximas do público em espaços alternativos, pois servem apenas para entretenimento.
B) A arte, ao transcender os muros dos espaços tradicionais, passa a estar intimamente ligada ao cotidiano, transformando o artista em agente ativo integrando arte e vida.
C) A produção contemporânea dos coletivos que transitam entre arte e política define seus trabalhos como um objeto sublime, valorizando as virtudes e desvalorizando ontologicamente o mundo humano.
D) Poucas mudanças ocorreram em relação às concepções sobre a arte, o artista, o público e o lugar da arte na sociedade quando a arte transcende os muros dos teatros, galerias e museus.
E) O encontro entre arte e público se dá pela mera transmissão de dados informativos e históricos que estão impregnados e materializados na poética da obra de arte.
 
4. (CONSULPLAN) Em meados dos anos 50, Lawence Alloway, crítico britânico, usou o rótulo pop, referindo-se à cultura popular. Nesse contexto sociocultural surgiu outro tipo de arte, a Pop Art, que envolve elementos gerados pela sociedade industrial. Representa a Pop Art
A) Andy Warhol.
B) Cândido Portinari.
C) Di Cavalcante.
D) Pablo Picasso.
E) Salvador Dali.
 
5. (FAPERP) De acordo com o que vem acontecendo com a arte atual, analise as seguintes afirmativas:
I- Intervenção é quando o artista dispõe elementos num espaço qualquer a fim de chamar a atenção do observador.
II- Performance é uma nova linguagem artística que agrega teatro, música e outras formas de expressão, geralmente com participação popular.
III- Instalação é a disposição de elementos num espaço distinto, com a clara intenção deste se relacionar com o observador.
IV- Esculturas modernas recebem também o nome de "arte da terra" ou land art.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.


GABARITO
1:A - 2:E - 3:B - 4:A - 5:C