1. (IFES 2010) Janeiro de 2010: mais de 200 mil pessoas são vítimas de uma catástrofe natural no Haiti. Sobre o Haiti, assinale a opção que não caracteriza o país corretamente:
2. (PUC-RJ 2005) Assinale a opção correta a respeito das lutas de independência no Haiti (1791-1804) e nas Treze Colônias Inglesas (EUA - 1776-1783).
3. (UFSM 1999) Entre os movimentos de independência na América, convém destacar a independência do Haiti, cuja(s) peculiaridade(s) é (são) a(s) seguinte(s):
II. Em 1806, Dessalines proclamou a independência da colónia que passou a ser chamada de Haiti, primeira nação negra independente do mundo, cujo regime político adotado foi o comunismo.
III. A independência do Haiti foi feita pelos criollos, elite agrária proprietária de terras e escravos, contando ainda com a participação da massa de escravos.
Está(ão) correta(s)
A) apenas I.
4. (VUNESP) Leia o texto.
Ao embargo político e intelectual secular – como definir de outra forma o ostracismo ao qual foi relegado o Haiti após sua vitoriosa revolução que culminou com sua independência em 1804? – sucederam-se intervenções e ocupações que sempre procuraram negar aos haitianos o sentimento do orgulho dos seus feitos; e, por fim, o golpe de misericórdia, a imposição de uma agenda ditada pela Guerra Fria, que, entre os anos 1950 e 1980, destruiu o Estado haitiano, fragilizou suas instituições, criminalizou os movimentos sociais e arrebentou seu sistema econômico.
Não foi a interferência americana que destruiu o plantio de milho e interrompeu as conexões existentes entre o camponês, os fornos e os consumidores? Ou outra intervenção que promoveu a eliminação do porco crioulo, base econômica de famílias? Ou o embargo internacional que promoveu o golpe final nas reservas florestais impondo o uso indiscriminado de carvão vegetal? Diante da fúria da natureza não cabe outro sentimento que o de uma frustração que deita raízes numa história profunda e que subitamente pode ganhar cor: o mundo dos brancos nos destruiu; o mundo dos brancos diz que quer fazer alguma coisa, mas o que faz, além de nutrir seus telejornais com fotos miseráveis que só fazem alimentar a satisfação autocentrada dos países ditos ocidentais?
(Omar Ribeiro Thomaz, “O Haiti já estava de joelhos, agora está prostrado”, Folha de S.Paulo, 14.01.2010. Adaptado)
A partir do texto, é correto concluir que
A) a história do Haiti está marcada por profundas e cruéis interferências externas.

0 Comentários