1. (IFES 2011) O temor de uma guerra nuclear e as disputas armamentistas e ideológicas também foram sepultados com o fim da Guerra Fria. O século XXI mostra-se diferente dessa realidade esperada pela humanidade do século passado; a tensão nuclear ainda é real e, por algumas vezes, em vias concretas de repetir o desastre de Hiroshima e Nagasaki no arquipélago japonês.
asiática, o mundo ainda está refém de uma possível guerra nuclear.
Os dois países em destaque do texto e a região alvo de disputa entre eles são:
a) Irã e Israel – Região da Cisjordânia.
2. (IFC) Os principais conflitos ocorridos na década de 1990 têm como causas principais as disputas pelas territorialidades, neste caso os nacionalismos, rivalidades éticas e religiosas, como também questões referentes à soberania do Estado-Nação e a disputa por recursos naturais.
A) As raízes do conflito remontam à época da independência dos domínios britânicos no continente indiano.
C) É um território pertencente à Índia.
3. (UFSM 2000) "Assim que o inverno começou a ceder e as geleiras se derreteram nas grandes altitudes do Himalaia (...) na região da Caxemira ressuscitou o espectro da guerra nuclear"
Os dois principais países que sobrevivem em um cenário de miséria e superpopulação e que, por reivindicarem a região da Caxemira, despertam o temor de hecatombe nuclear, são:
A) Nepal e Butão.
GABARITO
1:B - 2:B - 3:C
0 Comentários