1. (CONSULPLAN 2018) “Durkheim considera que as normas e os padrões sociais determinam as condutas individuais, ou seja, esse conjunto de relações sociais é o que confere a cada sociedade seu caráter único e específico. Para chegar a essa conclusão, ele escreveu uma teoria de desenvolvimento das sociedades em que elabora um modelo de análise sociológica que estabelece a distinção entre duas formas de socialização: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.”
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/Emile-durkheim-os-tipos-solidariedade-social.htm.)
A solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas e, sendo assim,
A) nas sociedades ditas orgânicas, as crenças e os valores seriam mais rígidos e qualquer tipo de infração geraria uma violenta sanção.
B) tanto na solidariedade mecânica quanto na solidariedade orgânica, a especialização do trabalho é fraca diante das desigualdades sociais.
C) segundo o autor, as primeiras sociedades teriam sido marcadas pela solidariedade orgânica, ou seja, com um processo de diferenciação mais intenso.
D) nas sociedades mais simples, a solidariedade mecânica seria predominante, pois essas se caracterizam, entre outras coisas, por um baixo nível de divisão de trabalho.


2. (CONSULPLAN 2018) “Entre 1980 e 2012, as taxas de suicídio cresceram 62,5% na população em geral. Na faixa etária dos 15 aos 29 anos, a média aumenta em ritmo mais rápido do que em outros segmentos. São 5,6 mortes a cada 100 mil jovens (20% acima da média nacional). Os dados são da pesquisa Violência Letal contra as Crianças e Adolescentes do Brasil e do Mapa da Violência: os Jovens do Brasil, ambos coordenados pelo sociólogo Julio Jacopo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), organismo de cooperação internacional para pesquisa.”
(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/sua-vida/precisamos-falar-sobre-suicidio-taxa-cresce-no-brasil/.)
Tendo em vista a teoria de Durkheim acerca de suicídio, é correto afirmar que:
A) A existência de uma predisposição genética é considerada por Durkheim o fator desencadeante dos casos de suicídio.
B) A regularidade no número de suicídios de uma sociedade está diretamente relacionada ao nível intelectual e cultural dessa sociedade.
C) O meio social, no qual se encontra inserido determinado caso de suicídio, é considerado um fator preponderante na análise específica do caso.
D) Fatores socioeconômicos só devem ser considerados como primordiais nos casos de suicídios coletivos, normalmente ligados a fanatismo religioso.


3. (CEPS-UFPA 2018) Quanto à integração do indivíduo à sociedade, de acordo com Durkheim, é correto afirmar que
A) o decrescimento e a falta de densidade populacionais geravam um aumento da densidade moral, indutora de uma crescente complexidade normativa.
B) a atividade coletiva que denominamos de sociedade, embora seja extremamente complexa, pode ser expressa integralmente à maneira de órgãos estatais.
C) a presença de instituições sólidas e confiáveis gera um vazio capaz de comprometer a saúde do organismo social por suprimir a iniciativa individual.
D) entre o Estado e os indivíduos se intercala toda uma série de instituições mais próximas deles para os atrair à sua esfera de ação e os arrastar para a corrente geral da vida social.
E) nas sociedades capitalistas contemporâneas o poder coercitivo da consciência coletiva se torna mais fortalecido devido à interdependência e à regulamentação das relações formais.


4. (UERR 2018) “Em Roraima, a morte violenta de jovens entre 15 e 29 anos teve um aumento de 83,3% no período apontado na pesquisa. Ao todo, 42 pessoas dessa faixa etária foram mortas em 2005 no Estado, enquanto que, em 2015, subiu para 77. Já a taxa de homicídios para a faixa etária entre 15 e 29 anos por 100 mil habitantes passou de 35,4, em 2005, para 51,9, em 2015, um aumento de 46,5% no período” (FBV, 30/03/18).
De acordo com a sociologia de Emile Durkheim, esse quadro social verificado em Roraima caracteriza uma situação de:
A) função social
B) anomalia social
C) ação social
D) anomia
E) entropia


5. (UERR 2018) Para Émile Durkheim, os fatos sociais são o objeto da sociologia por moldar o comportamento dos indivíduos em sociedade. De acordo com sociólogo francês, os fatos sociais têm como características a:
A) generalidade, exterioridade e solidariedade.
B) coercitividade, positividade e exterioridade
C) generalidade, coercitividade e exterioridade.
D) naturalidade, coercitividade e generalidade.
E) interioridade, solidariedade e naturalidade.


6. (IBFC 2013) Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Ainda sobre Durkheim, constituída por um conjunto de regras e normas que existem fora das nossas consciências individuais, a sociologia para Emile Durkheim tem como objeto de estudo os fatos sociais, cujas principais características consistem em, além de serem coercitivos, serem também____________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A) disciplinadores e gerais.
B) exteriores e gerais.
C) recorrentes e gerais.
D) normativos e gerais.


GABARITO
1:D - 2:C - 3:D - 4:D - 5:C - 6:B

1. (IBADE 2016) Para Durkheim, 1999, quando “a divisão do trabalho não produz a solidariedade” isso se deve ao fato de que “as relações dos órgãos não estão regulamentadas”, o que as coloca em um estado definido como:
A) ataraxia.
B) entropia.
C) dislexia.
D) anemia.
E) anomia


2. (IF-RS 2015) Segundo Durkheim, a principal preocupação intelectual da sociologia é o estudo:
A) Dos condicionantes sociais e políticos.
B) Dos fatos sociais.
C) Das mudanças que ocorrem na sociedade a partir da metade do século XVIII.
D) Dos diferentes modos de a sociedade se organizar.
E) Dos condicionantes culturais, sociais e econômicos.


3. (NUCEPE 2015) A respeito da metodologia utilizada nas Ciências Sociais, a proposta de Durkheim para o estudo dos fenômenos sociais é que, para analisá-los, é preciso tratá-los como se fossem
A) ideias.
B) coisas.
C) pensamentos.
D) sentimentos.
E) conflitos sociais.


4. (NUCEPE 2015) De acordo com Émile Durkheim (1987), em sua obra intitulada As regras do método sociológico, os fatos sociais consistem em formas de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, que têm poder de coerção que lhes impõe. Tais fatos não podem se confundir com fenômenos orgânicos e nem com fenômenos psíquicos, devem ser qualificados de sociais. Na definição de Durkheim para fatos sociais, o autor busca
A) definir o status da sociologia através de similaridades com a psicologia.
B) alternativas para a natureza coercitiva dos fatos sociais.
C) definir o status da psicologia através de similaridades com a sociologia.
D) definir, estabelecer, singularizar o objeto da sociologia.
E) defender a visão integral do homem como ser bio-psico-social e fundar a ciência em base interdisciplinar.


5. (IF-RS 2015) Um dos estudos sociológicos clássicos para explorar a relação entre o indivíduo e a sociedade é a análise de Émile Durkheim sobre o suicídio (publicado originalmente em 1897). As descobertas de Durkheim levaram a concluir que há fatores sociais externos ao indivíduo que afetam as taxas de suicídio. Ele relacionou sua explicação a dois tipos de laços dentro da sociedade – integração social e a regulação social. Diante disso ele identificou quatro tipos de suicídio, em concordância com a relativa presença ou ausência de integração e regulação.
(GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 30).
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esses quatro tipos de suicídio:
A) Anômico, fatalista, egoístico e pluralista.
B) Fatalista, egoístico, pluralista e altruístico.
C) Egoístico, anômico, altruístico e fatalista.
D) Altruístico, pluralista, misterioso e endêmico.
E) Endêmico, egoístico, anômico e pluralista.


6. (FGV 2014) Em seu As Regras do Método Sociológico (1895), Durkheim afirmou que a sociologia tem como objeto de investigação os modos de fazer, mais ou menos convencionados, capazes de exercer sobre o indivíduo uma coerção externa, ou os modos de fazer que são gerais em uma dada sociedade. E, por modos de fazer, ele entendia modos de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo.
A esse respeito, assinale a opção que identifica corretamente o objeto da investigação sociológica para Durkheim.
A) A motivagao social.
B) O comportamento social
C) O fato social.
D) A tradição social.
E) O costume social.


GABARITO
1:E - 2:B - 3:B - 4:D - 5:C - 6:C

1. (FCC 2015) No que se refere à investigação sociológica proposta por Durkheim, os quatro passos seguintes são fundamentais:
I. Escolher as propriedades características dos fatos sociais.
II. Delimitar o grupo de fenômenos a serem estudados.
III. Comprovar que um fenômeno é a causa do outro.
IV. Investigar as causas e as funções.
A sequência lógica correta desses passos é:
A) IV, I, III e II.
B) II, I, IV e III.
C) IV, III, I e II.
D) III, IV, I e II.
E) II, III, IV e I.


2. (IF-PA 2015) Para saber qual a religião mais primitiva e mais simples que a observação nos permite conhecer, é preciso primeiro definir o que convém entender por religião, caso contrário correríamos o risco de chamar de religião um sistema de ideias e de práticas que nada teria de religioso, ou deixar de lado fatos religiosos sem perceber sua verdadeira natureza.
(DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 1ªed. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, p. 3).
Diante disto, qual a alternativa que melhor se aproxima da definição de Religião para Durkheim:
A) A religião tem como princípio a existência de um grupo especializado na produção dos bens religiosos (o clero) e de um grupo que produz excedente econômico (os leigos) para sustentar esse grupo especializado que, em troca, produz o sustento espiritual.
B) A religião é a teoria geral deste mundo, o seu resumo enciclopédico, a sua lógica em forma popular, o seu point d’honneur espiritualista, o seu entusiasmo, a sua sanção moral, o seu complemento solene, a sua base geral de consolação e de justificação. É a realização fantástica da essência humana, porque a essência humana não possui verdadeira realidade.
C) A religião tem um aspecto intelectual, o dogma; um aspecto afetivo, o amor, que se manifesta no culto; um aspecto prático que se denomina regime. A religião, portanto, torna uma sociedade estável visto que ela é para a sociedade o que a saúde é para o corpo.
D) A religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem.
E) A religião é um sistema estruturado de símbolos pelos quais grupos humanos formulam a última razão de ser da vida e do mundo em que vivem e em redor de que se organizam certa unidade com progressiva especialização de papéis.


3. (NUCEPE 2015) O suicídio (1897) inaugura a maneira científica de olhar os fatos sociais. Há três tipos de suicídio, de acordo com a teoria de Émile Durkheim. O suicídio que acontece quando há ausência de regras na sociedade, gerando o caos, fazendo com que a normalidade social não seja mantida, é chamado de
A) suicídio altruísta.
B) suicídio egoísta.
C) suicídio anômico.
D) suicídio moderno.
E) suicídio anímico.


4. (NUCEPE 2015) A obra que estabelece a base para a sociologia como ciência, escrita por Émile Durkheim, fundador da escola francesa e um dos pais da Sociologia, é intitulada de:
A) O capital (1867).
B) Economia e Sociedade (1922).
C) As regras do método sociológico (1895).
D) Formas elementares da vida religiosa (1912).
E) A ética protestante e o espírito do capitalismo (1920).


5. (FGV 2014) Analise o fragmento a seguir.
O funcionalismo é um modelo explicativo importante nas teorias sociológicas contemporâneas e uma de suas raízes intelectuais é o conceito de função desenvolvido por Durkheim, em As Regras do Metodo Sociológico (1895). Para o sociólogo francês, os elementos que compõem a sociedade devem ser estudados a partir da identificação das suas funções, vale dizer do papel que desempenham para fazer funcionar a sociedade. Assim, por exemplo, a função _____ é codificar e sacralizar as normas sociais, ao passo que a função______ é reagir e punir as violações das normas, enquanto a função ______ é sustentar a vida material.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
A) da religião - da economia - do direito.
B) do direito - da religião - da economia.
C) do direito - da economia- da religião.
D) da economia- do direito - da religião.
E) da religião - do direito - da economia.


6. (FGV 2014) Ao investigar os tipos de coerção exercidos sistematicamente sobre os indivíduos e as forças que mantém uma sociedade coesa, Durkheim caracteriza a "solidariedade orgânica", a qual se manifesta
A) nas sociedades primitivas.
B) nas sociedades modernas.
C) nas sociedades tribais.
D) nas sociedades pré-modernas.
E) nas sociedades simples.


GABARITO
1:B - 2:D - 3:C - 4:C - 5:E - 6:B