1. (CEPS-UFPA 2018) Uma noção contida no pensamento de Max Weber, é que
A) a ação social se orienta pelas ações dos outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras.
B) os outros cujas ações orientam a ação social são individualizados e conhecidos, não podendo ser indeterminados nem desconhecidos.
C) toda espécie de ação entre pessoas é de caráter social, pois toda ação de alguém influencia a conduta de outros.
D) o simples fato de alguém aceitar para si determinada atitude apreendida em outros e que parece conveniente para seus fins configura uma ação social.
E) toda ação social é racional, independentemente das causas que a produzem.
2. (UERR 2018) Para Max Weber, a ação social pode ser dividida em quatro ações fundamentais. Assinale a alternativa correta.
A) Ação social estrutural, ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores e ação social afetiva.
B) Ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
C) Ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva, ação social coletiva.
D) Ação social interacional, ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores e ação social racional-afetiva.
E) Ação social racional com relação a meios-fim, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social interacional.
3. (CEPS-UFPA 2018) Sobre as noções ligadas ao conceito de racionalização em Max Weber, é correto afirmar que
A) a dominação racional-burocrática envolve um processo de neutralização do avanço da secularização nas instituições sociais.
B) Weber via a desumanização prosperar num mundo em que a liberdade está em risco diante da excessiva burocratização.
C) a racionalidade de uma organização é medida pelo grau com que possibilita e assegura a ação racional com respeito a valores de seus membros.
D) o invólucro racional-burocrático da sociedade moderna tende a conduzir o processo social rumo a uma situação de anomia.
E) na sociedade moderna a legalidade formal perde cada vez mais a sua condição de fundamento da legitimidade do Estado.
4. (FCC 2018) Max Weber elaborou três “tipos ideais” para compreender a “dominação legítima”. São exemplos corretos de dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal, respectivamente,
A) a relação entre um monarca absolutista e seus súditos; a obediência dos guerreiros ao herói dotado de qualidades excepcionais; a relação entre os acionistas e o corpo administrativo em uma uma sociedade anônima.
B) a chefia de uma aldeia indígena; um monarca absolutista que governa segundo seus caprichos pessoais; o Estado moderno.
C) o quadro técnico de uma empresa; a relação entre um profeta religioso e seus seguidores; um exército moderno.
D) a relação entre o senhor feudal e os servos; a obediência da criança aos pais no âmbito da família; a relação de subordinação entre o trabalhador e seu superior hierárquico na empresa.
E) a relação entre um funcionário público e seus superiores hierárquicos; a relação entre o líder fascista e seus seguidores; a relação entre o presidente de uma grande empresa e os executivos.
5. (CEPS-UFPA 2018) Quanto aos fundamentos propostos por Max Weber, vinculados à noção de tipo ideal, é correto afirmar:
A) Uma vez construído um tipo ideal, ele passa a servir como parâmetro a todas as pesquisas posteriores sobre o mesmo tema.
B) O tipo ideal é uma construção mental, feita na cabeça do investigador. Ele é um exagero que obrigatoriamente deve corresponder a uma realidade da vida prática.
C) O tipo ideal é uma construção conceitual que visa estabelecer um parâmetro de comparação do que seria uma sociedade perfeita.
D) Por tratar-se de uma construção conceitual, subjetiva, feita pelo pesquisador, o tipo ideal não permite uma análise objetiva da realidade.
E) Os tipos ideais cumprem duas funções principais: selecionar explicitamente a dimensão do objeto que será analisada e apresentar essa dimensão de uma forma pura, despida de suas nuanças concretas.
6. (PUC-PR 2012) Leia as afirmações abaixo a respeito dos três tipos puros de dominação legítima descritos por Max Weber.
I. O tipo de dominação tradicional supõe a existência de laços de fidelidade pessoal.
II. O tipo de dominação carismática se fundamenta na crença em estatutos legais e na impessoalidade da norma.
III. O tipo de dominação racional legal se fundamenta na autoridade das tradições.
IV. O tipo de dominação legal é o que melhor caracteriza a existência das sociedades modernas.
V. O tipo de dominação tradicional se apoia em relações pessoais de heroísmo e dons extraordinários.
De acordo com o pensamento sociológico do autor sobre o assunto, estão CORRETOS apenas os itens:
A) II e V.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e IV
E) IV e V.
GABARITO
1:A -2:B -3:B - 4:A - 5:E - 6:B
1. (UERR 2018) A partir da leitura do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber (Martin Claret, 2003), marque a questão correta.
A) A consciência de estar na plena graça de Deus e ser por ele visivelmente abençoado, o empresário burguês, desde que se mantivesse dentro dos limites da correção formal, e tivesse uma conduta moral irrepreensível e não fizesse uso escandaloso de sua riqueza, podia perseguir seus interesses de lucro como dever cumprido.
B) A ideia de lucro e riqueza estava persistentemente em contradição à moral religiosa protestante, considerando que aos olhos de Deus, bens terrenos são parte da ganância e apego às coisas materiais, vícios do espírito do capitalismo em expansão no século XVIII.
C) O poder da ascese religiosa fez gerar trabalhadores conscienciosos em relação aos seus direitos, dando a eles a certeza de que a repartição desigual da riqueza e a ideia de lucro não é parte da vontade da Divina Providência.
D) Um dos elementos componentes do espírito capitalista moderno, e não só deste, mas da própria cultura moderna, diz que a conduta de vida racional fundada na ideia de profissão como vocação, nasceu do espírito da ascese cristã presente nas corporações de ofício desde a Idade Média.
E) Ao se transferir das celas dos mosteiros medievais para a vida profissional, os pressupostos técnicos e econômicos passaram a dominar a moralidade intramundana e assim contribuiu [com sua parte] para edificar esse poderoso cosmos da ordem econômica moderna, cuja ética católica moldou a cultura ocidental impondo um estilo de vida a todos os indivíduos que nasceram dentro dessa engrenagem, e que não cessará até que se queime a última centelha de combustível fóssil.
2. (CEPS-UFPA 2018) Em relação à orientação da ação no pensamento de Max Weber, é correto afirmar que
A) uma ação social não pode simultaneamente ser considerada racional em relação a fins e a valores.
B) age de modo estritamente em relação a fins quem, sem considerar as consequências previsíveis, se comporta segundo suas convicções.
C) a relação social se caracteriza pela probabilidade de que uma determinada forma de conduta social tenha seu sentido partilhado.
D) a ação em relação a valores é aquela orientada de acordo com o nexo racional que vincula os meios aos fins.
E) a relação social é efêmera, não tem continuidade e não persiste no decorrer do tempo.
3. (CEPS-UFPA 2018) Assinale a afirmativa correta.
A) Para Weber, a racionalização da vida moderna tem relação direta com o estilo de vida oriental, uma vez que primeiramente surgiram formas incipientes de capitalismo na índia e na China.
B) Só foi possível ao capitalismo tornar-se a força mais decisiva na vida humana por ter surgido em um contexto pouco racionalizado ao qual pôde impor a sua lógica.
C) A defesa da objetividade em Weber decorre de sua concepção de que a realidade empírica é, na sua plenitude, inesgotável e infinita, o que implica problematizar qualquer observação.
D) Weber demonstrou bastante otimismo em relação à racionalização, particularmente no caso da ciência, que produziu um encantamento fundamental para o mundo.
E) Com o reencantamento do mundo produzido pela racionalidade moderna, surgem novas formas de investigar o sentido das objetividades, principalmente a objetividade da própria ciência.
4. (UERR 2018) Para Max Weber, a racionalização da vida penetra inteiramente o tecido da vida social, a ponto de transformar inteiramente a sociedade. Mas as revoluções são também agentes de mudança da estrutura da realidade, situação em que os líderes religiosos têm desempenhado importantes papéis ao longo da história. São líderes dotados de uma força especial que canaliza as insatisfações sociais, organizam e atraem seguidores para movimentos sociais que transformam a sociedade, nela provocando profundas mudanças. Essa forma de liderança tem uma autoridade especial que seria dada por Deus, pelo destino, pela história ou outra autoridade sagrada. Assinale a alternativa correta para o caráter desse tipo puro de dominação legítima:
A) Caráter tradicional.
B) Caráter racional.
C) Caráter carismático.
D) Caráter populista.
E) Caráter religioso.
5. (FADESP 2017) Para Max Weber, os elementos fundamentais da dominação racional são
A) carência de autoridade institucional para o exercício de mando e de prestígio
B) união entre patrimônio público e privado para garantir o desempenho das atividades racionais de modo pleno.
C) busca de regras consensuais, considerando-se os papéis exercidos pelas representações políticas, a nível municipal, estadual e federal.
D) exercício contínuo do poder com regras definidas oficialmente, com determinadas competências, com caráter voluntário e com limites coercitivos.
6.(CEPERJ 2013) Em “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”, Max Weber investiga as razões de o capitalismo haver se desenvolvido inicialmente em alguns países, em que a ética e as ideias puritanas estavam na base dos hábitos de vida por meio do protestantismo. Esses dois países são:
A) França e Alemanha
B) Espanha e França
C) Inglaterra e Alemanha
D) EUA e França
E) Itália e França
GABARITO
1:A - 2:C - 3:C - 4:C - 5:D - 6:C
1. (FCC 2017) Para Max Weber, a legitimação da obediência corresponde a três tipos “puros” – “tradição”, “carisma” e “legalidade”. A “legalidade”, é entendida como
A) domínio do “dom da graça” dos poderosos.
B) finalidade: reconhecer direitos naturais.
C) domínio com base na repressão penal.
D) fé nos estatutos legais e na competência baseada em regras.
E) sinônimo de indiferença aos fatos.
2. (FADESP 2017) Max Weber assevera que
A) as estruturas sociais expressam a visão individual.
B) basta analisar uma sociedade para entender as demais.
C) as estruturas das sociedades são interpretadas a partir de concepções coletivas.
D) é possível interpretar a sociedade, levando-se em consideração as ideias coletivas e individuais.
3. (FCC 2015) Max Weber (1864-1920) desenvolveu uma concepção particular da metodologia das ciências sociais a partir da crítica às orientações objetivistas do conhecimento. Considere as seguintes proposições acerca da metodologia weberiana:
I. A busca por enunciados gerais de validade universal é típica das ciências modernas, cabendo aos cientistas sociais, portanto, a preparação de instrumentos de pesquisa que recolham os dados da realidade social e explique, por dedução, seus nexos causais.
II. O cientista social deve abdicar-se de qualquer juízo de valor na relação com o objeto de pesquisa, o que não significa a ausência de adesão a determinados valores no processo de conhecimento científico.
III. A tarefa fundamental do cientista social é ordenar racionalmente o mundo empírico a partir da seleção criteriosa de fenômenos relevantes e dotados de historicidade, ou seja, de uma significação cultural particular.
IV. O tipo ideal é uma forma de exposição detalhada da realidade, que a descreve e sintetiza.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e II.
B) I, II e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) III e IV.
4. (FCC 2015) Considerando as análises de Max Weber acerca do papel da ciência, presentes na obra Ciência e Política: duas vocações, é correto afirmar que, segundo o autor:
A) Alicerçada atualmente na generalização, a ciência permite o conhecimento das relações objetivas.
B) Alicerçada atualmente na generalização, a ciência permite o conhecimento de nós mesmos.
C) A ciência é, atualmente, uma vocação alicerçada na generalização.
D) A ciência fornece métodos de pensamento, isto é, os instrumentos e uma disciplina.
E) O papel da ciência é a verificação da verdade contida nos juízos de valor.
5. (IF-RS 2015) Para Max Weber, em sua perspectiva de construção de tipos ideais, o estudo das relações de poder implica na compreensão das formas de legitimação da dominação. Sobre a teoria da dominação do sociólogo alemão, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A Dominação Tradicional é aquela sustentada pelos valores das instituições que perduram no tempo em uma dada sociedade.
B) A Dominação Legal-Racional é aquela que tem sua legitimidade fundada em um estatuto, ou um corpo de regras em um determinado sistema.
C) O conceito de Legitimidade permite dar conta dos fundamentos do poder em uma sociedade, como valor que leva as pessoas a aceitarem uma forma de dominação.
D) A Dominação Carismática é aquela fundamentada no apreço ou afeto para com um Líder.
E) A Dominação Estatal é aquela própria de um Estado Moderno, em que a legalidade da burocracia acaba por minimizar os outros tipos de dominação.
6. (IBFC 2013) Complete o texto a seguir com a alternativa correta. A busca pela precisão fez com que, uma das discussões mais representativas nas ciências sociais buscasse estabelecer procedimentos para minimizar, ou mesmo eliminar, as influências que o pesquisador pode causar nas respostas dos pesquisados. Na perspectiva do pensamento de Max Weber__________________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A) Os juízos de valor do pesquisador não interferem em nenhuma fase do processo de investigação cientifica.
B) O objetivo da sociologia é estabelecer leis gerais explicativas da realidade social, por isso, o pesquisador não interfere nas respostas dos entrevistados.
C) O importante é que os cientistas sociais apreendam o mundo social sem eliminar a integridade dos atores que atribuem significados.
D) Os juízos de valor do pesquisador não são relevantes, pois os seres humanos são absolutamente racionais.
GABARITO
1:D - 2:A - 3:C - 4:D - 5:E - 6:C
1. (IF-RS 2015) Segundo Max Weber (1864 - 1920), a sociologia é o estudo das interações significativas de indivíduos que formam uma teia de relações sociais, sendo seu objetivo a compreensão da conduta social. Esta ênfase dada a compreensão subjetiva levou o autor a definir a ação social como a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo. Segundo Weber, a conduta social se apresenta em quatro formas ou categorias.
(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas, 1982, p.47).
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Conduta tradicional, conduta emocional, conduta valorizada e conduta racional-objetiva.
B) Conduta objetiva, conduta subjetiva, conduta tradicional e conduta emocional.
C) Conduta econômica, conduta adjetiva, conduta recíproca e conduta emocional.
D) Conduta tradicional, conduta relativa, conduta objetiva e conduta racional-objetiva.
E) Conduta inversa, conduta subjetiva, conduta tradicional e conduta emocional.
2. (NUCEPE 2015) Em Weber, a Sociologia é considerada como ciência compreensiva da ação social, que pode ser dividida em quatro tipos fundamentais:
A) Racional com relação a fins, racional com relação a valores, afetiva e tradicional.
B) Racional com relação à tradição, racional com relação a valores, afetiva e tradicional.
C) Racional com relação a fins, racional com relação à tradição, afetiva e tradicional.
D) Irracional com relação a fins, irracional com relação à tradição, afetiva e tradicional.
E) Racional com relação a fins, irracional com relação à tradição, irracional afetiva e irracional tradicional.
3. (NUCEPE 2015) Os conceitos básicos da sociologia de Max Weber são
A) mais-valia, materialismo e dialética.
B) ação social, função social e fato patológico.
C) tipo ideal, ação social e relação social.
D) compreensão, ação social e materialismo.
E) mais-valia, tipo ideal e dialética.
4. (FGV 2014) Weber considera a Sociologia como " a ciência compreensiva da ação social" e, diferentemente de seus predecessores, concentrou a sua analise
A) nas estruturas psicológicas determinantes do comportamento dos indivíduos.
B) nos indivíduos agentes, os atores sociais, e suas ações.
C) nas relações econômicas de produção.
D) nas entidades coletivas que estruturam a vida social.
E) nos interesses utilitários dos sujeitos.
5. (FGV 2014) Para Max Weber, a ação social é aquela cujo objetivo é compartilhado com e orientado para outras pessoas. O sociólogo deve levar em conta o significado intencional que o ator social atribui à sua ação, a qual pode nascer da aceitação de um valor - por hábito ou tradição - , ou de impulsos emotivos irracionais.
A respeito da classificação dos tipos ideais da ação social, assinale a opção que os caracteriza corretamente.
A) A ação moral é ditada por valores invariáveis a respeito do que é justo e do que não é justo, relacionados a critérios de êxito e utilidade.
B) A ação afetiva nasce dos hábitos adquiridos, da confiança no que " sempre foi ", como no caso de comportamentos determinados por hábitos consagrados.
C) A ação tradicional expressa uma emoção, se fundamenta em sentimentos e afetos e é impulsionada pelo estado emotivo dos atores.
D) A ação racional com relação a valores é determinada pela crença em valores e princípios absolutos e, por meio de um cálculo utilitário, organiza os meios necessários para realizá-los.
E) A ação racional com relação a fins e motivada pelo objetivo pré-fixado e os meios para a sua realização são escolhidos racionalmente.
6. (CEPERJ 2013) Weber mostrou que certos tipos de protestantismo favoreciam o comportamento econômico racional em que a vida terrena, em contraste com a vida eterna, recebeu um significado moral e espiritual positivo. O segmento protestante que foi evidenciado por Weber denomina-se:
A) Luteranismo
B) Anglicanismo
C) Racionalismo
D) Anabatista
E) Calvinismo
GABARITO
1:A - 2:A - 3:C - 4:B - 5:E - 6:E

0 Comentários