1. (FCC 2018) Segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos − IMESC as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto − PIB maranhense em 2017 foram favoráveis. Um dos fatores para o crescimento do PIB maranhense foi
A) o início da exploração de petróleo na bacia do Parnaíba.
B) a expansão do extrativismo do babaçu.
C) o bom desempenho do setor agropecuário.
D) a implantação de novas indústrias têxteis e de confecções.
E) o aumento das exportações de minérios
2. (FCC 2018) É a maior bacia hidrográfica do Maranhão e ocupa cerca de 29,84% da área total do Estado; abriga 83 municípios, que juntos somam 1.681.307 habitantes − o que representa 25,6% da população maranhense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE. O principal rio desta bacia tem pouco mais de 900 quilômetros de extensão e deságua na baía de São Marcos onde há extensa área de mangues.
Trata-se da bacia hidrográfica do rio
A) Itapecuru.
B) Mearim.
C) Turiaçu.
D) Pindaré.
E) Grajaú.
3. (FCC 2018) Sobre as condições climáticas do Maranhão, é correto afirmar que
A) em consequência das baixas latitudes e das fracas altitudes, as temperaturas médias anuais do estado variam entre 27 e 29 °C
B) devido ao efeito da continentalidade, as amplitudes térmicas anuais são maiores no litoral e pouco significativas no interior.
C) em decorrência das características físicas (vegetação, relevo, maritimidade) há pequena variação anual da umidade relativa do ar.
D) a distribuição das precipitações médias anuais evoluem de SE para NW onde é possível atingir valores acima de 2500 mm.
E) a dinâmica atmosférica do estado sofre a influência do revezamento entre as massas de ar tropical atlântica e tropical continental.
4. (FCC 2018) Sobre a agropecuária maranhense é correto afirmar que
A) a nova fronteira agrícola em expansão no centro-sul do estado tem exercido forte pressão sobre o cerrado.
B) o leste do estado abriga importante atividade relacionada ao cultivo de eucaliptos para a indústria
C) a principal área de pecuária bovina do estado ocupa pastagens cultivadas em substituição à caatinga.
D) o moderno cultivo comercial do arroz transformou o estado no maior produtor nacional do cereal em 2017.
E) a agricultura familiar reduziu o espaço no estado que, atualmente, precisa importar café e mandioca do Piauí.
5. (FCC) A bacia hidrográfica do rio Mearim, com aproximadamente 99.000 km², está totalmente inserida no território do Estado do Maranhão. Sobre ela é correto afirmar que
A) seu rio principal tem suas nascentes nas encostas setentrionais da Serra da Menina, em altitudes de 400 a 500 m aproximadamente, e seu curso total é de cerca de 930 km.
B) o rio Mearim nasce nas elevações que formam o divisor entre as bacias hidrográficas dos rios Pindaré e Tocantins e deságua na baía de São Marcos depois de percorrer cerca de 870 km.
C) abrange 73 municípios, dos quais 30 têm todo o seu território no interior da bacia e os demais municípios têm a sua sede situada no interior de outras bacias.
D) apresenta as maiores concentrações demográficas na porção sul, onde ocorrem densidades que variam entre 20 e 35 hab/km², situação diferente do que ocorre na porção norte.
E) ocupa, no sul e sudeste, extensa área de planaltos e serras cristalinas e nas porções central e setentrional ocupa áreas de depressões e planícies cujas altitudes variam entre 100 e 200 metros.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:D - 4:A - 5:A
1. (FCC) A respeito da natureza maranhense é correto afirmar que
A) o clima predominante é o equatorial, com elevadas temperaturas durante todo o ano e secas pronunciadas nos primeiros meses do ano; a leste encontra-se o clima tropical sem estação seca.
B) a presença de clima com chuvas irregulares durante o ano provoca o aparecimento de inúmeros rios intermitentes, principalmente a oeste do estado.
C) o relevo maranhense apresenta topografia regular, com aproximadamente 90% da superfície acima de 500 metros de altitude; o ponto mais elevado está no sul do estado, na serra dos Penitentes.
D) o estado é formado por dois grandes biomas: a Amazônia e o Cerrado e outros dois de transição, a Amazônia/Cerrado e a Caatinga/Cerrado, além dos mangues, totalizando biomas de grande biodiversidade.
E) a estrutura geológica do estado é predominantemente antiga datando as eras Arqueozoica e Proterozoica e, portanto, já muito alterada; apenas no sul do estado são encontrados terrenos mais novos.
2. (FCC) É a maior bacia hidrográfica do Maranhão e ocupa cerca de 29,84% da área total do Estado; abriga 83 municípios, que juntos somam 1.681.307 habitantes − o que representa 25,6% da população maranhense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE. O principal rio desta bacia tem pouco mais de 900 quilômetros de extensão e deságua na baía de São Marcos onde há extensa área de mangues.
Trata-se da bacia hidrográfica do rio
A) Itapecuru.
B) Mearim.
C) Turiaçu.
D) Pindaré.
E) Grajaú.
3. (FCC) Sobre a agropecuária maranhense é correto afirmar que
A) a nova fronteira agrícola em expansão no centro-sul do estado tem exercido forte pressão sobre o cerrado.
B) o leste do estado abriga importante atividade relacionada ao cultivo de eucaliptos para a indústria
C) a principal área de pecuária bovina do estado ocupa pastagens cultivadas em substituição à caatinga.
D) o moderno cultivo comercial do arroz transformou o estado no maior produtor nacional do cereal em 2017.
E) a agricultura familiar reduziu o espaço no estado que, atualmente, precisa importar café e mandioca do Piauí.
4. (CESPE/CEBRASPE) O estado do Maranhão apresenta notável singularidade no contexto brasileiro em razão dos importantes domínios de natureza que nele se encontram. Esses domínios incluem
A) solos férteis derivados de derrames basálticos, revestidos por mata de cocais.
B) baixadas litorâneas de alta biodiversidade, embora ocupem uma pequena área do estado.
C) formações costeiras caracterizadas por extenso campo de cerrado, de clima desértico.
D) espécies nativas do ecossistema subtropical brasileiro, como o pinheiro do Paraná.
E) faixas de transição que reúnem espécies de ecossistemas amazônicos e do cerrado.
5. (CESPE/CEBRASPE) O porto de Itaqui é nacionalmente conhecido por ter uma das maiores amplitudes de maré do Brasil. No que se refere à importância do complexo de Itaqui e às suas condições de operação, assinale a opção correta.
A) Embora haja perspectivas de ampliação, atualmente as atividades no porto de Itaqui se restringem ao embarque de produtos oriundos da agropecuária.
B) A posição geográfica do porto de Itaqui constitui uma desvantagem logística, porque dificulta o escoamento de mercadorias para grandes mercados, como o europeu.
C) Apesar de dinamizar a economia do Maranhão, as atividades do porto de Itaqui geram prejuízo financeiro ao estado.
D) A área de influência econômica do porto de Itaqui se estende para além do estado do Maranhão e integra cadeias produtivas.
E) A falta de integração multimodal, em Itaqui, constitui um fator limitante para as atividades portuárias do estado.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:A - 4:E - 5:D
1. (CESPE/CEBRASPE) A região denominada MATOPIBA, da qual o Maranhão faz parte, tornou-se alvo de investimentos nos últimos anos. Com relação à dinâmica socioeconômica dessa região, assinale a opção correta.
A) Devido à predominância da agricultura familiar em MATOPIBA, tradicional no Maranhão, grandes agricultores deixaram de encontrar terras para investir na implantação de monoculturas na região.
B) Essa região compreende parte do território do Maranhão em que se notam excelentes índices de desenvolvimento humano (IDH), dado o crescimento econômico verificado.
C) Os investimentos agrícolas em MATOPIBA garantiram sucesso na produção, com destaque, por exemplo, para o cultivo do feijão.
D) Os estados da região de MATOPIBA colaboram como fornecedores de insumos tecnológicos, beneficiando-se do crescimento das atividades econômicas implantadas na região.
E) No Maranhão, observa-se a instauração de um fluxo migratório em função da oferta de emprego na região de MATOPIBA, o que tem provocado decréscimo populacional na capital do estado.
2. (CESPE/CEBRASPE) Assinale a opção correta, acerca de aspectos naturais do estado do Maranhão e seu aproveitamento nas atividades humanas.
A) As maiores altitudes são encontradas no norte do estado, onde as médias de temperatura anual são inferiores a 20 ºC.
B) O norte do estado corresponde a terrenos sedimentares da bacia do rio Parnaíba, com potencial de geração de hidroeletricidade.
C) As formas de relevo encontradas no estado impossibilitam a agricultura mecanizada.
D) A topografia condiciona um padrão de drenagem de orientação norte-sul.
E) O estado apresenta relevo planáltico, com presença de chapadas.
3. (CESPE/CEBRASPE) O clima quente e úmido do estado do Maranhão deve-se à
A) proximidade com o Equador, o que garante a expressiva incidência solar durante todo o ano e, consequentemente, altas temperaturas.
B) alta latitude em que o estado se situa, o que facilita a entrada de ventos alísios, carregados de umidade e responsáveis pelas chuvas.
C) faixa litorânea maranhense, que impede a presença de clima seco.
D) topografia do estado, que favorece o aquecimento adiabático e a evaporação da umidade do ar, o que promove altos índices pluviométricos.
E) presença da floresta tropical amazônica, que recobre a maior parte do estado e é responsável pelas chuvas abundantes.
4. (CESPE/CEBRASPE) Com relação à dinâmica e à distribuição populacional no Maranhão, assinale a opção correta.
A) A cidade de Imperatriz é a mais populosa do estado.
B) Em função do volume da produção no setor primário da economia, atualmente a população maranhense é majoritariamente rural.
C) O setor de serviços nas grandes cidades do estado tem liberado mão de obra para o campo.
D) Fatores de ordem social e econômica influenciam a existência de fluxos migratórios da população maranhense para outros estados brasileiros.
E) Tem havido maior concentração da população no sul do estado, devido aos fluxos imigratórios.
5. (CESPE/CEBRASPE) Terras do oeste maranhense estão incluídas no Programa Grande Carajás (PGC). Essa região participa nas atividades do PGC com
A) atividades industriais ligadas ao beneficiamento do arroz e da mandioca.
B) atividades petroquímicas, que integram o setor mais importante do oeste maranhense.
C) o fornecimento de energia elétrica, para o abastecimento das indústrias de alumínio.
D) o transporte de cargas da companhia Vale do Rio Doce pela Estrada de Ferro Carajás.
E) a exploração de minério de ferro para exportação.
GABARITO
1:C - 2:E - 3:A - 4:D - 5:D
1. (FCC)) No sul do Maranhão observou-se, nas últimas décadas, uma intensa transformação territorial e segundo Santos, 1996:244 a região é “um espaço nacional da econômica internacional”.
Esta frase se refere ao fato
A) da ascensão do capital internacional na industrialização regional.
B) da sojicultora ter promovido a instalação de novos empreendimentos e da queda do crescimento demográfico.
C) da ampliação de pesquisa e tecnologia em zootecnia auxiliada por satélites.
D) da utilização de maquinário moderno, computadores de última geração a baixo custo e sistema de telefonia.
E) das empresas de sojicultura se tornarem mais competitivas no setor de commodities agrícolas.
2. (FCC) Em relação a organização espacial da cidade de São Luís do Maranhão:
A) O espaço urbano e sua paisagem expressam-se fragmentados e interligados por políticas territoriais urbanas.
B) A cidade possui um amplo segmento da população que se organizou a partir dos princípios constitucionais como: moradia, saúde, segurança e dignidade.
C) A cidade possui uma organização trivial das cidades subdesenvolvidas, na qual a divisão do território urbano, se dá pela definição de periferia e centro.
D) São Luís é uma cidade em harmonia que se processa evidenciando um antagonismo dada a intensidade e veloz metamorfose urbana que não reflete a sua história.
E) São Luís é uma cidade segregada mas nas últimas décadas vem experimentando uma forte transformação territorial para reduzir as desigualdades sociais.
3. (FCC) São Luís, capital do Maranhão, foi elevada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística à condição de metrópole emergente. Uma das condições necessárias para essa classificação é
A) ter uma densidade demográfica igual ou superior a 60 hab./km².
B) possuir mais de 50% da população ativa empregada na indústria.
C) polarizar uma região com extensão superior a 500 mil km².
D) apresentar uma conurbação com pelo menos 10 municípios.
E) contar com mais de 200 anos de fundação.
4. (FCC) Considere as afirmações abaixo sobre a economia maranhense.
I. Pelos portos maranhenses são exportados, principalmente, alumínio, ferro, soja e manganês.
II. O nordeste do estado tem se destacado pela grande produção de soja.
III. O setor de serviços representa mais de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado.
IV. A principal fonte de energia consumida no estado é de origem termelétrica.
É correto o que se afirma APENAS em
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.
5. (FCC) Caracteriza o Parque Estadual do Mirador:
A) no município de São Luís, localizado a sudoeste do centro urbano, entre a margem direita do Rio Bacanga e a região do Maracanã. Preserva o pedaço Floresta Amazônica protetora de mananciais, cujas nascentes naturais alimentam a represa do Batatã. Caracteriza-se por um relevo plano e ambiente costeiro, influenciado pela dinâmica das marés, favorecendo o estabelecimento de ecossistemas como os manguezais.
B) nos municípios de Barreirinhas e Primeira Cruz, caracteriza- se por apresentar uma vegetação tipicamente de transição, cerrado-restinga. Com predominância de um clima quente semiúmido, a região apresenta anualmente duas estações distintas, uma seca e outra chuvosa. Seu solo é arenoso, formando dunas que se prolongam desde o Golfão Maranhense até a foz do Rio Parnaíba.
C) entre as nascentes dos rios Alpecartas e Itapecuru, região centro-meridional do Maranhão. Destacam-se na sua vegetação as árvores de pequeno porte, retorcidas e de casca grossa, entre elas as mais importantes: o pau-terra, o pequi, a lobeira e, ainda, o bacuri e o murici (frutíferas), sucupira e jabota (medicinais). A mata ciliar é constituída principalmente por palmeiras de buriti. Entre as espécies da fauna, algumas espécies de animais ameaçados de extinção como o urubu-rei, o tatu-canastra e o cachorro-do-mato-vinagre.
D) nos municípios de Carutapera e Bom Jardim. Este parque veio a constituir a primeira unidade de conservação estabelecida na região chamada pré-amazônica maranhense, com denominação de floresta úmida Perenófila.
E) localiza-se no Litoral Ocidental do Estado, a 45 km da costa maranhense, sendo que o local mais próximo, em terra firme, é a Ilha de Maiau. Com relação a São Luís, o Parque dista cerca de 100 km, ao norte da Baía de São Marcos, tendo como ponto mais próximo (50 km), a Ilha dos Lençóis.
GABARITO
1:E - 2:C - 3:A - 4:B - 5:C
1. (FCC) Considere as seguintes afirmações sobre a economia atual do estado do Maranhão.
I. As plantações de soja têm apresentado grande expansão, sobretudo na porção central do estado, ocupando áreas antes destinadas à pecuária.
II. O porto de Itaqui, de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce, tem representado o principal escoadouro da produção de soja maranhense.
III. A implantação da Ferrovia Norte-Sul é indispensável para o escoamento da produção do interior do estado até a região portuária.
IV. Com uma população urbana superior a 75%, o consumo de energia per capita já é o segundo da região Nordeste.
V. O crescimento da indústria do turismo tem representado uma fonte de renda importante para a economia do estado.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I, II e III
B) I, II e IV
C) I, III e V
D) II, III e V
E) III, IV e V
2. (FCC) Considere as seguintes afirmações sobre a hidrografia maranhense.
I - Quase toda drenagem se faz do sul para o norte do estado.
II- Os rios que desembocam no Golfão maranhense têm seu baixo curso com grande número de corredeiras, devido ao relevo movimentado.
III- A sudoeste do estado aparecem pequenos rios afluentes da margem direita do Tocantins.
IV- Dos rios que desembocam no Golfão maranhense somente o Itapecuru e o Grajaú são perenes.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.
3. (FCC) O relevo maranhense
A) é constituído por extenso planalto cristalino que apresenta maiores altitudes na região central do estado.
B) caracteriza-se pela presença de uma estreita planície circundada por serras e chapadas cristalinas.
C) apresenta maiores altitudes na porção norte do estado, onde a ação das águas fluviais é maior.
D) compõe-se de uma sucessão de mares de morros, entrecortados por vales fluviais bastante profundos.
E) tem como base terrenos sedimentares e maiores altitudes situadas ao sul do estado.
4. (FCC) O Brasil procura estreitar as relações comerciais com a China e receber desta investimentos em setores produtivos. Dentre os projetos que poderão, brevemente, sair do papel, está um que beneficia diretamente o estado do Maranhão. Trata-se da construção de uma
A) fábrica de automóveis.
B) hidrovia no rio Parnaíba.
C) usina siderúrgica.
D) indústria de óleos vegetais.
E) petroquímica.
5. (ESAG) Assinale a alternativa que indica corretamente as cidades que atualmente estão entre as cinco maiores do Maranhão, em termos populacionais:
A) São Luís, Bacutiriba e Peri Mirim.
B) São Luís, Alcântara e Guimarães.
C) São Luís, Bequimão e Mandacaru.
D) São Luís, Imperatriz e Caxias.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:E - 4:C - 5:D

0 Comentários