1. (CESPE 2017) A respeito da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, assinale a opção correta.
A) A companhia, que detinha o monopólio do comércio de diversas mercadorias com o objetivo de evitar o contrabando e sonegação de impostos, submetia-se ao poder do Estado do Grão-Pará e Maranhão.
B) A criação da companhia ocorreu no contexto de autonomia do Estado do Grão-Pará e Maranhão, em relação ao Brasil, que permitia que o estado tivesse, inclusive, governador próprio.
C) As atividades da companhia não incluíram o comércio de escravos, já que era mais comum, na região, o uso da mão-de-obra indígena.
D) Com o desmembramento do Estado do Grão-Pará e Maranhão a companhia também foi extinta, o que resultou em uma súbita redução nas exportações do Maranhão e do Pará.
E) A companhia, apesar de deter o monopólio das exportações, atuou em consonância com os interesses dos produtores locais.
2. (NUCEPE 2014) Apresentam-se nesta questão quatro proposições:
I. A Balaiada foi um movimento de caráter popular. Os rebeldes chegaram a tomar a cidade de Caxias, este movimento teve grandes proporções chegando a ter repercussão no Piauí;
II. A formação de parque fabril têxtil foi um ponto importante na economia do Maranhão no século XIX;
III. O senador Vitorino Freire instalou um governo aberto à mudanças no âmbito político, conhecidas como vitorinismo;
IV. José Sarney foi o primeiro Governador do Estado do Maranhão durante o período militar iniciando um período denominado de Maranhão Renovado.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) todas as proposições são verdadeiras.
B) todas as proposições são falsas.
C) somente a proposição II é verdadeira.
D) as proposições III e IV são falsas e as proposições I e II são verdadeiras.
E) as proposições I e II são falsas e as proposições III e IV são verdadeiras.
3. (NUCEPE 2014) A história do Maranhão é rica em conflitos históricos. No período colonial ocorreu uma revolta de caráter nativista, que tinha como principais objetivos abastecer a região com mão de obra escrava e produtos comerciais, bem como, sanar os conflitos com a Companhia Geral de Comércio do Maranhão. Este movimento foi a
A) Revolta dos Emboabas.
B) Revolta da Balaiada.
C) Revolta de Beckman.
D) Revolta de Amador Bueno.
E) Rebelião dos Holandeses.
4. (NUCEPE 2014) Os primeiros habitantes do Maranhão foram os indígenas Tupinambás, a Ilha de São Luís era denominada por estes de “UPAON-AÇU”, que tem uma tradução na linguagem dos Tupinambás de Ilha Grande. Esta população, ao longo do processo de colonização do Maranhão, sofreu uma redução populacional. Assinale a alternativa que contém elementos que justifique tal redução.
A) Descolamento natural para outras áreas do Brasil.
B) Condução para região Norte da Amazônia.
C) Conflito com o homem branco, extermínio de tribos inteiras e por contágio das doenças infecciosas.
D) A utilização em grande escala no trabalho escravo.
E) Deslocamento para cultura do açúcar em regiões de Pernambuco e Bahia.
5. (IMA 2014) Desde 1594 Jacques Riffault estabelecera em Upaon-açu (ilha de São Luís) uma feitoria, deixando-a a cargo de seu compatriota Charles dês Vaux, que havia conquistado a amizade dos silvícolas, e tinha inclusive o domínio da língua nativa. Mas foi em 8 de setembro de 1612 que, dando continuidade à política de colonização, foi fundada dentro do atual Estado do Maranhão a:
A) Nova Maurícia.
B) França Antártica.
C) Holanda Tropical.
D) França Equinocial
GABARITO
1:B - 2:D - 3:C - 4:C - 5:D
1. (IMA 2014) Desde 1594 Jacques Riffault estabelecera em Upaon-açu (ilha de São Luís) uma feitoria, deixando-a a cargo de seu compatriota Charles dês Vaux, que havia conquistado a amizade dos silvícolas, e tinha inclusive o domínio da língua nativa. Mas foi em 8 de setembro de 1612 que, dando continuidade à política de colonização, foi fundada dentro do atual Estado do Maranhão a:
A) Nova Maurícia.
B) França Antártica.
C) Holanda Tropical.
D) França Equinocial
2. (CESPE/CEBRASPE) A primeira companhia privilegiada de comércio, surgida em 1755, voltada ao desenvolvimento da região Norte, e que pretendia oferecer preços atraentes para os produtos que a região deveria exportar para o mercado europeu, foi instituída pelo Marquês de Pombal e denominada
A) Companhia Geral do Comércio do Brasil.
B) Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão.
C) Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba.
D) Companhia das Índias Ocidentais.
E) Companhia Comercial do Governo Geral.
3. (FCC) A Batalha do Jenipapo e o Cerco de Caxias são episódios que impactaram a história do Maranhão e se situam na conjuntura da
A) Guerra de Independência ocorrida no Meio-Norte da América Portuguesa, território que não aderiu prontamente ao Império do Brasil, dada a forte presença militar e comercial portuguesa na região.
B) Balaiada, caracterizada como uma revolta republicana que contou com a adesão de diversos setores sociais, contra o Império do Brasil, então dominado pela Casa de Bragança e pela Corte Portuguesa.
C) Cabanagem, movimento de amplas dimensões que se originou no Grão-Pará e alcançou o Maranhão, marcado por grande participação popular, incluindo indígenas, quilombolas e escravos.
D) Revolta de Bequimão, desencadeada pela reação de fazendeiros e donos de engenho contra o monopólio das companhias de comércio portuguesas.
E) Guerra de combate à Invasão Holandesa, que resultou na vitória das forças nativistas luso-brasileiras após a expulsão das tropas de Maurício de Nassau.
4. (FCC) Entre as consequências do governo de Miguel dos Santos Freire e Bruce (1823-1824), que se seguiu à adesão oficial do Maranhão ao Império do Brasil, destaca-se
A) o desencadeamento da repressão às classes populares que queriam continuar fiéis a Portugal, ao contrário das elites comerciantes luso-brasileiras e donos de latifúndios, partidários da adesão ao Império do Brasil.
B) a divisão da sociedade entre monarquistas e republicanos e a adesão formal do Maranhão à Confederação do Equador, que visava separar politicamente o Norte do Império do Brasil, constituindo uma República independente.
C) a abolição da escravidão na Província, causando a ruptura das elites escravocratas com o chamado “brucismo”, que apoiava a emancipação dos escravos e a reforma agrária como forma de modernizar a região.
D) o estabelecimento de um pacto de união entre portugueses comerciantes e brasileiros latifundiários, articulado pelo governo da Província, para excluir as classes populares da cena política.
E) o acirramento das tensões sociais e políticas na Província, em função do medo e da insatisfação das elites diante da postura antilusitana desse governo e sua condescendência com manifestações populares contra proprietários portugueses.
5. (CESPE/CEBRASPE) Foi a partir do estabelecimento dos franceses no Maranhão, onde fundaram São Luís, na primeira metade do século XVII, que os portugueses passaram a demonstrar interesse por se instalar na porção setentrional de sua colônia americana. Considerando-se essa informação, é correto afirmar que a mudança de comportamento da metrópole deveu-se, entre outros fatores,
A) à ideia de que a região não se adaptava aos padrões econômicos mercantilistas vigentes.
B) aos riscos efetivos de perda territorial, o que a levou à luta contra os franceses.
C) à necessidade de fazer da região norte um ponto de apoio na guerra pelo fim da União Ibérica.
D) ao objetivo estratégico de explorar as conhecidas riquezas minerais da região.
E) ao interesse de promover a conexão econômica entre o Norte e a bacia do rio da Prata.
GABARITO
1:B - 2:B - 3:A - 4:E - 5:B
1. (CESPE/CEBRASPE) Uma das mais conhecidas revoltas ocorridas no período colonial brasileiro, a Revolta de Bequimão envolveu, na segunda metade do século XVII, colonos do Maranhão liderados por Manuel Beckman contra as autoridades metropolitanas. A respeito desse acontecimento, assinale a opção correta.
A) A dificuldade para a obtenção de escravos negros e alguns produtos da metrópole está na raiz do referido movimento.
B) Visando minimizar os efeitos da revolta, os colonos optaram pela não ocupação dos armazéns da companhia de comércio existente na época.
C) O forte sentimento religioso dos colonos explica o fato de os jesuítas terem sido mantidos livres durante a revolta.
D) Ao assumir o governo local, Bequimão logrou resolver os problemas que afligiam os colonos, o que pôs fim à revolta.
E) Anistiado, Bequimão voltou a Portugal e, na metrópole, chegou a ocupar importantes cargos na administração real.
2. (CESPE/CEBRASPE) A batalha de Guaxentuba inscreve-se entre os embates ocorridos no litoral do Maranhão colonial (século XVII), com reflexos na própria colonização do Brasil por Portugal. Essa batalha assinalou
A) a vitória definitiva dos portugueses sobre os franceses pela posse da costa norte do Brasil.
B) a histórica decisão de Jerônimo de Albuquerque de render-se a La Ravardière para preservar a vida de seus combatentes.
C) o fim das incursões de países europeus sobre o território americano colonizado por Portugal.
D) o extermínio dos povos indígenas que, vindos de Pernambuco, ocuparam o litoral maranhense.
E) a inferioridade bélica francesa, agravada pela inexistência de qualquer aliança com índios da região.
3. (CESPE/CEBRASPE) O britânico cuja ousadia nas guerras napoleônicas lhe valeu a alcunha de “lobo do mar” e que, no Brasil, atuou decisivamente nas guerras pela independência, tendo sido agraciado com o título de marquês do Maranhão após sua vitória sobre as tropas portuguesas, foi
A) Thomas Cochrane.
B) Robert Southey.
C) Henry Koster.
D) Robert Walsh.
E) John Armitage.
4. (CESPE/CEBRASPE) No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colonial e imperial, julgue os itens subsequentes. A adesão da Província do Maranhão à independência do Brasil resultou da derrota militar de parte da elite maranhense que defendeu, por meio das armas, a manutenção dos laços com Portugal, a despeito das estreitas relações existentes entre o Maranhão e a Corte no Rio de Janeiro. As tropas portuguesas, mesmo tendo vencido a Batalha de Jenipapo, foram derrotadas por Thomas Cochrane em São Luís.
C) Certo
E) Errado
5. (CESPE/CEBRASPE) No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colonial e imperial, julgue os itens subsequentes. A Balaiada, que sofreu violenta repressão comandada pelo coronel do Exército Luiz Alves de Lima, foi um movimento de composição social complexo, pois agregou artesãos, escravos, libertos e pequenos proprietários das províncias do Maranhão e Piauí contrários à opressão dos governos locais.
C) Certo
E) Errado
GABARITO
1:A - 2:A - 3:A - 4:E - 5:E

0 Comentários