1. (FUNCAB 2012) Apesar do reduzido território, o estado da Paraíba possui uma significativa variedade de produção agropecuária. Entre as lavouras temporárias a seguir, a que possuiu a maior área plantada em 2011, no estado da Paraíba, foi:
A) alho.
B) fumo.
C) cebola.
D) feijão.
E) girassol.
2. (FUNCAB 2012) Apesar do pequeno território, o estado da Paraíba possui uma grande quantidade de municípios, sendo alguns litorâneos e muitos interioranos. Entre os municípios a seguir, o que possui a característica de o sol nascer primeiro em razão da sua posição geográfica é:
A) Serra Branca.
B) João Pessoa.
C) Cajazeiras.
D) Soledade.
E) Taperoá.
3. (AOCP) Sobre os aspectos naturais do estado da Paraíba, assinale a alternativa correta.
A) O estado da Paraíba está localizado dentro da Zona Térmica Intertropical, ao norte do Equador, recebendo uma alta radiação energética, o que determina um clima equatorial, com temperatura média anual de 26°C.
B) O estado da Paraíba possui dois biomas em seu território: Amazônico, na porção oriental, e o cerrado, na porção centro-oriental.
C) O Planalto da Borborema, que se enquadra na classe de planaltos em núcleos cristalinos arqueados, está presente na Paraíba, além de outros estados.
D) O pico do Itaguaré, ponto mais alto da Paraíba, está localizado na fronteira com o estado do Rio Grande do Norte, na serra da Aratanha.
4. (IBADE) Existem várias formas de divisão de um determinado território. Os estados brasileiros podem ser divididos de diferentes maneiras, sendo uma delas a divisão em mesorregiões. O estado da Paraíba possui quantas mesorregiões?
A) 7
B) 4
C) 5
D) 3
E) 6
5. (IBFC) De acordo com uma reportagem do portal de notícias G1- Paraíba, a música “Paraíba, joia rara”, de Ton Oliveira, que foi reconhecida como patrimônio imaterial do estado, foi inspirada na beleza da vegetação paraibana. Leia as afirmações a respeito do bioma Caatinga e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
A) A pobreza da população humana nordestina é certamente uma consequência da ecologia. As caatingas propriamente ditas são muito pobres em espécies frutíferas.
B) A vegetação nativa do planalto da Borborema e do Sertão caracteriza-se pela presença da caatinga. Ela pode ser do tipo arbóreo, como a baraúna, ou arbustivo, como o xique-xique e o mandacaru.
C) O agreste paraibano está localizado na região litorânea do estado, apresenta matas, manguezais e cerrados.
D) O agreste se destaca na Paraíba porque sua ocorrência no Nordeste está circunscrita apenas a este estado.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:C - 4:B - 5:B
1. (IBFC) As principais bacias hidrográficas da Paraíba são a do rio Piranhas, a do Paraíba, a do Curimataú, a do Camaratuba, a do Mamanguape, a do Miriri, a do Gramame e a do Abiaí. A principal bacia de todas é a do rio ________, que nasce na serra do Bongá, na fronteira com o estado do ________. Ele tem uma relevante importância, uma vez que através da barragem de ________, em Coremas, viabiliza a irrigação de muitas terras. O Rio _______, o mais famoso do estado, nasce na serra de Jabitacá, em ________, no Planalto da Borborema.
Fonte: http://www.pm.pb.gov.br/arquivos/Historia_da_Paraiba.pdf
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto.
A) Piranhas; Ceará; Mãe D’Água; Paraíba; Monteiro.
B) Paraíba; Ceará; Mãe D’Água; Piranhas; Monteiro.
C) Piranhas; Pernambuco; Sobradinho; Paraíba; Medeiros.
D) Camaratuba; Rio Grande do Norte; Mãe D’Água; Miriri; Medeiros.
2. (IBFC) Leia as informações abaixo sobre a divisão do relevo da Paraíba e atribua valores de verdadeiro (V) ou falso (F).
(__) Praias: Depósitos arenosos ou terras de várzeas, que ficam junto às embocaduras dos rios que lançam suas águas no Oceano Atlântico.
(__) Restingas: Depósitos arenosos em forma de “língua” ou “flecha”.
(__) Dunas: São montes de areia formados pela ação dos ventos.
(__) Mangues: São planícies de marés com vegetação formada por árvores e arbustos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A) V; F; F; V
B) F; V; V; F
C) V; V; V; V
D) F; F; F; F
Texto para as questões de 3, 4 e 5.
3. (IBFC) O planalto da Borborema fica na parte leste da região Nordeste, de Alagoas ao Rio Grande do Norte, e é mais extenso na Paraíba e em Pernambuco. Ele serve de barreira para os ventos úmidos vindos do oceano, o que permite a ocorrência de chuvas nas encostas leste. A Depressão Sertaneja-São Francisco estende-se por todos os estados nordestinos, exceto o Maranhão e o Piauí. O grande problema do sertão nordestino não é a falta de chuvas, mas a sua irregularidade. Praticamente, elas só ocorrem de dezembro a abril.
O Agreste foi povoado principalmente a partir do século XVIII, bem depois da Zona da Mata e do Sertão. Muitas cidades que aí surgiram eram locais de feiras de compra e venda de gado. A expansão ferroviária explica o crescimento de muitas cidades que eram pontos de partida ou de parada dos trens, como Quixeramobim, Sobral, Campina Grande e Caruaru. O processo de modernização da economia brasileira, no século XX, repercutiu no Nordeste, Paraíba incluída. A partir da criação da SUDENE, em 1959, investimentos foram direcionados, entre outras atividades, para a criação de distritos industriais, a exemplo do Centro Industrial de Aratu, na Bahia; dos distritos industriais de Cabo, Jaboatão e Paulista, em Pernambuco; do de Gramame, na Paraíba.
Toda a produção nacional de algodão arbóreo é obtida no Nordeste. A principal área de produção situa-se no Sertão do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí. A Bahia é o maior produtor de algodão herbáceo, seguida por Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O Agreste, cuja economia se baseia nas atividades agropecuárias, apresenta áreas com alta densidade demográfica e importantes centros urbanos, entre os quais se destacam Campina Grande, na Paraíba, Caruaru e Garanhuns, em Pernambuco, que desempenham função de centros regionais.
Em relação ao clima da região em que a Paraíba está inserida, assinale a opção incorreta.
A) O termo inverno é comumente utilizado pelos sertanejos para denominar o período de chuva.
B) Segundo o texto, na Paraíba, a principal questão pluviométrica é a própria escassez de chuvas.
C) No Sertão, o clima é semiárido e o solo, não muito permeável, dificulta a penetração da água das chuvas.
D) A ação do planalto da Borborema retira grande parte da umidade dos ventos vindos do oceano.
E) Ausência de chuva implica perdas na lavoura e na pecuária; em excesso, transborda rios e provoca inundações.
4. (CESPE/CEBRASPE) No que concerne à construção do espaço no Nordeste e na Paraíba, assinale a opção correta.
A) Introduzida na Zona da Mata, a cana-de-açúcar foi historicamente irrelevante para a fixação humana na área.
B) Ao contrário de outras áreas do Nordeste, a ausência de linhas férreas explica a inexistência de importantes centros urbanos no Sertão paraibano.
C) O surgimento de cidades no Agreste vincula-se, em larga medida, à criação de gado destinado à alimentação e ao trabalho nos engenhos.
D) Campina Grande é classificada, sob o ponto de vista técnico, como metrópole regional, pela influência que exerce na região nordestina.
E) As feiras paraibanas restringiram-se ao comércio de gado, razão pela qual não repercutiram significativamente na formação urbana do estado da Paraíba.
5. (CESPE/CEBRASPE) Com referência à economia paraibana e nordestina, assinale a opção correta.
A) O processo de modernização econômica do Brasil, a partir da Era Vargas, foi monopolizado pelo eixo Sul-Sudeste.
B) A criação da SUDENE inscreve-se entre as grandes realizações do governo Vargas e sua atuação concentrou-se na Zona da Mata.
C) O modelo de desenvolvimento adotado pela SUDENE excluiu, sistematicamente, investimentos em irrigação no Sertão paraibano.
D) O distrito industrial paraibano de Gramame é, ao lado de outros, exemplo do esforço de modernização econômica da região nordestina.
E) A política agrícola desenvolvida pela SUDENE sempre se voltou para a agricultura de subsistência, excluindo cultivos comerciais.
GABARITO
1:A - 2:D - 3:B - 4:C - 5:D

0 Comentários