Questão 1 (Assunto: A constituição da litosfera – atividades vulcânicas)

A catástrofe vulcânica da ilha Krakatoa, situada no estreito de Sonda (entre Sumatra e Java), verificou-se no ano de 1883. Depois de uma inatividade multissecular, em 20 de maio de 1883, iniciaram-se as primeiras explosões com uns ligeiros abalos sísmicos, dando-se a expulsão de grande quantidade de cinzas e pedras-pomes durante 3 dias. Diversas explosões de intensidade variável continuaram até 25 de agosto, dia que culminou com uma explosão violentíssima, acalmando-se então rapidamente. Neste dia, desapareceram dois terços da ilha. [...] Foram destruídas quatro vilas, e o número de vítimas foi avaliado em 36.000, tendo a maior parte morrido afogada por uma onda gigantesca, formada pela explosão. Esta onda, em certos lugares, chegou a atingir 35 m de altura. Esta explosão que ficou na História é a mais desastrosa atividade vulcânica até agora registrada, sob o ponto de vista humano.

V. Leinz; S. E. Amaral. Geologia Geral. São Paulo: Nacional, 1989, p. 280.

 

O texto acima descreve a erupção do Krakatoa, no século XIX, no continente asiático. A partir da leitura do texto e do que você estudou neste semestre sobre o planeta Terra, responda ao que se pede.

Por que ocorrem as atividades vulcânicas? Por que a Ásia, continente onde se localiza Krakatoa, apresenta grande ocorrência de atividade vulcânica?

 

Gabarito

As atividades vulcânicas decorrem da pressão do interior da Terra sobre sua superfície, o que faz com que o magma presente no interior do planeta atinja a crosta, expelindo materiais sólidos, líquidos e gasosos. O processo é denominado erupção e ocorre com maior freqüência nas áreas de contato entre as placas tectônicas, como é o caso do cinturão de fogo do Pacífico e de áreas do continente asiático.

O aluno de rendimento acima da média deverá relacionar a ocorrência das atividades vulcânicas à pressão interna do planeta Terra e seus efeitos na movimentação das placas tectônicas, indicando nominalmente as principais áreas de ocorrência de atividades vulcânicas no mundo.

O aluno de rendimento médio deverá relacionar as atividades vulcânicas à pressão ocorrida no interior do planeta sem, no entanto, estabelecer maiores relações entre a movimentação interna e as placas tectônicas. No que se refere à ocorrência das atividades vulcânicas em algumas áreas do planeta, poderá dizer que algumas são mais suscetíveis de ocorrência de vulcões que outras, sem citar essas áreas e sem relacioná-las às placas tectônicas.

 

Questão 2 (Assunto: A localização no espaço terrestre – fusos horários)

Os fusos horários foram estabelecidos no final do século XIX, em uma conferência realizada nos Estados Unidos. A partir desta conferência, a Terra foi dividida em vinte e quatro faixas imaginárias. Essas faixas se estendem de um pólo a outro e, dentro de uma mesma faixa, todos os lugares têm a mesma hora. O meridiano de Greenwich é considerado o fuso horário inicial.


Considerando essas informações, o mapa-múndi acima e os conhecimentos relativos aos movimentos do planeta Terra, leia com atenção a questão a seguir e depois a responda.

A seleção brasileira de futebol irá participar de um campeonato internacional em Pequim, capital da China. O jogo está marcado para as 19 horas (hora local), e sua transmissão será ao vivo pela televisão brasileira. A que horas os brasileiros residentes na cidade de Brasília deverão ligar a televisão para acompanhar o jogo da seleção? Como pode ser explicada essa diferença de horários entre Pequim e Brasília?

 

Gabarito

Os brasileiros residentes na cidade de Brasília deverão assistir ao jogo da seleção às 8 horas da manhã. Essa diferença se dá em função do movimento de rotação do planeta Terra no sentido de oeste para leste, movimento esse que dura 24 horas, e da localização geográfica dos dois países que estão situados em hemisférios e fusos horários diferentes. Brasília está localizada no hemisfério ocidental e tem as horas atrasadas em relação ao meridiano de Greenwich, já Pequim está localizada no hemisfério oriental e tem suas horas adiantadas em relação ao fuso horário principal.

O aluno de rendimento acima da média deverá apresentar corretamente a hora solicitada e fazer relação entre os fusos horários e o movimento de rotação da Terra, fazendo menção ao movimento no sentido oeste-leste e, em função disso, à apresentação de fusos horários com horas adiantadas no hemisfério oriental e horas atrasadas no hemisfério ocidental. Também poderá se referir ao fato de o Brasil apresentar atualmente três fusos horários diferentes e todos atrasados em relação ao meridiano principal.

O aluno de rendimento médio deverá apresentar corretamente a hora solicitada e justificar a diferença pelo movimento de rotação da Terra, sem explicitar tempo de duração e sentido do mesmo.

 


Questão 3 (Assunto: A localização no espaço terrestre – fusos horários)

Observe o mapa a seguir.


No mês de junho, na África do Sul, acontecerá um dos mais importantes eventos esportivos do mundo: a Copa 2010. De acordo com a programação oficial, o primeiro jogo do Grupo A será entre África do Sul e México no dia 11/jun., às 16 horas (hora local), em Johanesburgo.

Considere essas informações e o mapa-múndi com os fusos horários mundiais para responder às questões.

a)    A que horas um morador da cidade de São Paulo assistirá pela televisão ao primeiro jogo da Copa do Mundo 2010?

b)    Por que há essa diferença de horários entre o Brasil e a África do Sul?

 

Gabarito

a)    O morador da cidade de São Paulo assistirá à partida de futebol entre África do Sul e México às
11 horas da manhã.

b)    A diferença de horas entre o Brasil e a África do Sul deve-se ao movimento de rotação do planeta Terra e à localização geográfica dos dois países, que estão situados em hemisférios distintos.

 


Questão 4 (Assunto: Os movimentos da Terra e suas consequências)

Observe com atenção as imagens a seguir.

  

As imagens correspondem a dois lugares distintos do planeta Terra. A primeira corresponde à cidade de Roma, na Itália; e a segunda, à cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Ambas foram tiradas na primeira quinzena do mês de fevereiro de 2010. De acordo com o que foi estudado neste semestre, responda: por que há uma visível diferença de temperatura entre os dois lugares?

 

Gabarito

Roma e Rio de Janeiro estão localizadas em hemisférios diferentes e, por isso, recebem luz e calor de forma diferenciada nessa época. No hemisfério Norte (Roma) é inverno e no hemisfério Sul (Rio de Janeiro) é verão. Isso se deve ao movimento de translação da Terra e à inclinação do eixo terrestre.

 


 Questão 5 (Assunto: As placas tectônicas – terremotos)

Leia com atenção o trecho a seguir.

A reconstrução do Haiti após o terremoto de 12 de janeiro pode custar até US$ 14 bilhões, o que, segundo o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), converte a catástrofe, em proporção à população, no desastre natural mais destrutivo da era moderna. A estimativa está em estudo divulgado ontem pelo banco, primeiro órgão multilateral a calcular os prejuízos causados pelo sismo. O estudo considera dados de outros desastres e variáveis como número de mortes, população e PIB per capita.

[...]

Folha de S.Paulo, “Mundo”, A11, 17 jan. 2010.

 

O Haiti, país localizado na América Central, foi epicentro de terremotos no primeiro semestre de 2010. Os terremotos agravaram os problemas sociais que já existiam no país.


 

Considerando o ocorrido, responda ao que se pede.

a)   O que são terremotos?

b)   Como são registrados?

c)   Por que ocorrem terremotos em algumas regiões do planeta Terra e em outras não?

 

Gabarito

a)    Terremotos são tremores naturais que ocorrem na crosta terrestre e são provocados pelos abalos sísmicos. 

b)    Os tremores de terra são registrados pelos sismógrafos, aparelhos que têm como objetivo registrar as vibrações, até mesmo as mais sensíveis, ocorridas na litosfera. Os registros feitos pelos sismógrafos são denominados sismogramas e utilizam uma escala chamada Richter, para informar e monitorar os movimentos da superfície terrestre e sua intensidade.

c)    A causa dos terremotos é a instabilidade da litosfera que, constantemente, é perturbada por movimentos sujeitos às forças internas. A maior ocorrência dos terremotos dá-se na área de contato entre as placas tectônicas, é por isso que essas áreas são mais afetadas pelos tremores do que outras que estão relativamente longe da área de contato entre as placas.

 


Questão 6 (Assunto: A localização no espaço terrestre – fusos horários)

No último dia 29 de abril, às 7 horas da manhã (horário de Brasília), iniciava-se o casamento do Príncipe William e Catherine Middleton, na Abadia de Westminster, em Londres, Inglaterra.

 


Fonte: <http://umaliberdadevirtual.blogspot.com/2010/04/brasil-introducao-territorio-nacao-e.html>.

 

Utilizando o mapa de fusos horários, responda:

a)    Na Inglaterra, quando teve início o casamento, os relógios marcavam que horas?

b)    Caso o Brasil estivesse no período de vigência do horário de verão, que hora marcariam os relógios de dois brasileiros, um morando em São Paulo (SP) e o outro em Manaus (AM), no momento do início do casamento, na Inglaterra?

 

Gabarito

a)    O casamento teve início às 10:00 da manhã, horário de Londres. Essa diferença horária decorre do fato de existirem 3 fusos de diferença entre o horário de Londres e o horário oficial do Brasil.

b)    Caso o Brasil estivesse no período de vigência do horário de verão, os relógios são adiantados em 1 hora. Dessa forma, um telespectador em São Paulo estaria assistindo ao casamento com 2 horas de atraso, sendo assim, seu relógio marcaria 8:00 horas. Já um telespectador em Manaus/AM não sofre influência do horário de verão, pois a região Norte é excluída da mudança de horário. Sendo assim, basta levar em consideração as 4 horas de atraso em relação a Londres, portanto, seu relógio marcaria 6:00 horas.

 



 Questão 7 (Assunto: A localização no espaço terrestre – coordenadas geográficas)

Os pontos identificados pelas letras A, B e C se referem a posições demarcadas no globo. Em cada uma delas, há uma pessoa.

A partir da análise das posições dessas pessoas, responda:

a)   Quais são as coordenadas geográficas e a posição de latitude e de longitude de cada uma delas?

b)   Se você deseja viver em um lugar onde a temperatura é elevada o ano todo, escolherá morar com qual das três pessoas? Justifique.

Gabarito

a)    As coordenadas geográficas são:

       A: Lat. 0° e Long. 120° L

       B: Lat. 20° N e Long. 0°

       C: Lat. 60° N e Long. 140° O

b)    Por estar sobre a linha do Equador, a posição A seria a mais indicada, uma vez que as temperaturas são mais uniformes ao longo do ano, apresentando-se elevadas em todos os meses.

 


 Questão 8 (Assunto: A constituição da litosfera – rochas e minerais)

Rochas são agrupamentos de minerais, que podem ser formadas em três processos básicos, os quais dão origem às rochas magmáticas, ígneas e metamórficas. Estas, por sua vez, apresentam características muito particulares, que possibilitam novas classificações e usos diferenciados.

A respeito das rochas, responda:

a)     Como se formam as rochas sedimentares?

b)     As rochas sedimentares são excelentes depósitos de água subterrânea. Por que, em geral, elas conseguem acumular mais água que as rochas magmáticas ou metamórficas?

 

Gabarito

a)    As rochas sedimentares são formadas a partir da erosão de outras rochas pelo intemperismo físico, que transforma blocos em grãos menores, os quais são carregados até as porções mais baixas do relevo, onde se acumulam. Ao longo do tempo e sob a pressão da matéria, as partes mais inferiores acabam sendo compactadas, dando origem às rochas sedimentares.

b)    Por serem formadas pelo acúmulo de grãos, as rochas sedimentares ficam com espaços vazios que, com o tempo, podem ser preenchidos pela água da chuva que se infiltra no solo. As demais rochas são mais compactas e impermeáveis, o que dificulta o acúmulo de água.



Questão 9 (Assunto: Os movimentos da Terra e suas consequências)

A ilustração a seguir representa um fenômeno natural que ocorre na Terra devido a um de seus movimentos. 

 

a)     Que fenômeno é esse? Qual movimento o determina?

b)     Qual o outro fator que influencia na existência desse fenômeno? Justifique sua resposta.

 

Gabarito

a)      Trata-se da subdivisão do ano em estações, consequência do movimento de translação da Terra, em que o planeta gira em torno do Sol, provocando variações no clima de acordo com determinados períodos do ano.

b)      A inclinação do eixo da Terra em relação a sua órbita, pois é essa inclinação que faz com que a Terra receba desigualmente a luz e o calor do Sol nos diferentes lugares.



Questão 10 (Assunto: Cartografia – representação do espaço terrestre)

Leia a tirinha e responda às questões a seguir.

 

a)     Explique o que Mafalda quis dizer com a expressão “modelo reduzido”, no último quadrinho.

b)     Explique como o trabalho de um cartógrafo relaciona-se a este modelo reduzido.

 

Gabarito

a)      Mafalda quis dizer que o globo é uma representação do planeta Terra em tamanho e escala menores.

b)      Cartógrafos são especialistas que conhecem as técnicas e os métodos para elaboração das representações do espaço terrestre. Por isso, eles são os responsáveis pela confecção dos mapas e de outras representações do planeta, como o globo, com maior proximidade do real.



Questão 11 (Assunto: A constituição da litosfera – tipos de rochas)

Observe atentamente a imagem a seguir.

 


Disponível em: <www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo7.php>.

 

Esse esquema exemplifica a formação de três diferentes tipos de rocha. Baseando-se nessa observação, explique o que são:

a)     rochas magmáticas.

b)     rochas sedimentares.

c)      rochas metamórficas.

 

Gabarito

a)      Rochas magmáticas são aquelas que resultam do resfriamento e da solidificação do magma existente no interior da Terra, quando este entra em contato com a litosfera.

b)      Rochas sedimentares são aquelas que se formam da acumulação de materiais provenientes de outras rochas e até mesmo de restos de animais e vegetais. A água das chuvas, o vento e o gelo, por exemplo, provocam o desgaste de rochas já existentes. Esse desgaste leva à sua fragmentação, fazendo com que essas rochas liberem sedimentos, pequenas partículas rochosas que são transportadas e posteriormente depositadas nas áreas mais baixas da superfície terrestre. A deposição, ou sedimentação, das partículas provenientes de outras rochas realiza-se normalmente em camadas. Por essa razão, as rochas sedimentares geralmente apresentam camadas.

c)      Rochas metamórficas também se formam da transformação de outras rochas já existentes, como é o caso das sedimentares e das magmáticas, quando submetidas a condições elevadas de pressão e temperatura provenientes do interior da crosta terrestre. É como se uma rocha preexistente tivesse de se adaptar às novas condições ambientais, sofrendo com isso uma transformação (metamorfose).

 


Questão 12 (Assunto: Espaço geográfico – os lugares e as paisagens)

Analise as imagens e o texto a seguir.

 


 

Paisagem III

Não conheço nada mais imponente que a vista oferecida pelo Tâmisa, quando se sobe o rio, do mar até a ponte de Londres. A massa constituída pelo casario, os estaleiros em ambos os lados, sobretudo acima de Woolwich, os incontáveis navios dispostos ao longo das duas margens, apertando-se sempre mais uns contra os outros a ponto de só deixarem livre uma estreita passagem no meio do rio, na qual se cruzam velozmente centenas de barcos a vapor.

Friedrich Engels. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra.

 

Com base nas paisagens descritas pelas imagens e pelo texto, responda ao que se pede.

a)     Qual das três paisagens apresentadas é formada apenas por elementos naturais? Justifique sua resposta.

b)     Identifique quais elementos humanizados (ou culturais), caso existam, podem ser percebidos em cada uma das três paisagens apresentadas.

 

Gabarito

a)    A paisagem I, porque é a única que não apresenta elementos que demonstram a ação humana, como construções.

b)    Na paisagem I, não se pode perceber nenhum elemento humano; na paisagem II, é possível notar algumas casas aglomeradas e uma estrada ao fundo; na paisagem III, pela descrição feita pelo autor da obra, percebe-se a ponte, o casario, os estaleiros, os navios nas margens do rio e os barcos a vapor.

 


Questão 13 (Assunto: As placas tectônicas – conceito e consequências)

Leia o texto a seguir.

 

Por trás da aparente imobilidade, as cadeias de montanhas sofrem transformações sem parar. Sempre imperceptíveis em um curto espaço de tempo, essas mudanças moldam o relevo da Terra ao longo de milhões de anos. As principais responsáveis pelo surgimento das cadeias são as interações entre as placas tectônicas, blocos que dividem a crosta terrestre em vários segmentos. A crosta terrestre é a parte externa da Terra, e sua espessura varia de 5 a 60 quilômetros, sendo que as maiores espessuras são encontradas nos continentes, e as menores nos oceanos.

Foi no início do século 20 que Alfred Wegener iniciou o que viria a ser a Teoria da Tectônica de Placas. Foi ele quem sugeriu que os continentes já foram um dia unidos, formando o que ele chamou de Pangea. Esse supercontinente começou a configurar-se há 220 milhões de anos, quando a Terra ainda era habitada por dinossauros. A fragmentação iniciou-se com a separação em duas partes, a Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Austrália, Antártida e Índia − que não fazia parte da Ásia).

O movimento das placas desencadeia processos como terremotos, atividades vulcânicas e formação de montanhas, afastando e aproximando os continentes ao longo do tempo até chegarmos na configuracão atual.

Galileu. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT832715-1719,00.html>.

 

Acerca do que está sendo tratado no texto, responda:

a)    O que são placas tectônicas?

b)    Tendo em vista o deslocamento das placas tectônicas, como se dá a criação das grandes cordilheiras de montanhas?

 

Gabarito

a)    Placas tectônicas são grandes “blocos” que compõem a camada sólida externa da Terra, em conjunto. Elas constituem um mosaico de placas encaixadas entre si, formando a litosfera. Essas placas se movimentam devido ao fato de estarem “flutuando” sobre o magma terrestre constituinte do manto.

b)    Observando a dinâmica das placas tectônicas, podemos definir que as grandes cordilheiras de montanhas se formam quando há o choque entre as placas, em locais onde estas apresentam rochas com maior plasticidade. Após milhares de anos, pode haver o surgimento de cordilheiras de montanhas, como a Cordilheira dos Andes, no continente sul-americano.

 


Questão 14 (Assunto: A localização no espaço terrestre – coordenadas geográficas)

Ao longo dos séculos, o homem buscou desbravar novos lugares e conquistar novas terras. Em suas viagens, sempre buscou criar métodos que facilitassem a navegação e a localização dos pontos importantes. Inicialmente, orientava-se pela posição das estrelas. Depois, passou a utilizar instrumentos de localização, como a bússola, e, posteriormente, mapas, dos mais rudimentares até chegar aos modernos sistemas de orientação por satélite. Assim, com novas descobertas e novos aprimoramentos, os métodos de localização se tornaram mais exatos. Um sistema bastante utilizado atualmente é o de coordenadas geográficas.

Com base no que foi exposto, explique o que é o sistema de coordenadas geográficas e quais os avanços trazidos por ele.

 

Gabarito

O sistema de coordenadas geográficas é constituído por um conjunto de linhas imaginárias que dividem a Terra. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. Os paralelos são as linhas imaginárias paralelas à linha do Equador (que é o paralelo principal) e indicam a latitude, ou seja, a posição de um ponto da Terra no sentido norte-sul, em relação à linha do Equador. Os meridianos são as linhas imaginárias traçadas de um polo ao outro. São utilizados para indicar a longitude, que é a posição de um ponto da Terra no sentido leste-oeste, em relação ao meridiano de Greenwich. Este mediano foi escolhido por meio de um acordo internacional para ser o meridiano principal. O sistema é indicado por graus. Assim, a latitude varia de 0o a 90o, tanto para o sul quanto para o norte, e a longitude varia de 0o a 180o, tanto para o leste quanto para o oeste.

A maior contribuição trazida pela utilização desse sistema refere-se à grande precisão da localização de qualquer ponto da Terra, com base em sua latitude e em sua longitude. Esse sistema, em conjunto com o avanço tecnológico, representado principalmente pela utilização de satélites, possibilita a localização praticamente instantânea de qualquer ponto da superfície terrestre.

 


Questão 15 (Assunto: Espaço geográfico – conceito de lugar)

Descreva o significado de lugar segundo a geografia.

 

Gabarito

Para a geografia, o conceito de lugar remete à porção do espaço com a qual se estabelecem relações afetivas. É onde ocorre a vivência do homem, com suas relações e atividades cotidianas, e onde há uma paisagem própria, que permite o reconhecimento desse local como um lugar específico, com regras próprias, que lhe dão identidade, entre outras características.

 


 Questão 16 (Assunto: Cartografia – representação do espaço terrestre)

Na linguagem cartográfica, existem vários elementos utilizados para comunicar informações. Quando aprendemos a decodificar esses elementos, podemos entender as informações que estão sendo transmitidas pelos mapas. Nesse sentido, descreva três elementos presentes em mapas e suas respectivas funções.

 

Gabarito

Podem ser citados os seguintes exemplos: o título, que serve para informar do que se trata o mapa; a legenda, que serve para identificar alguma informação que está dentro do mapa e pode ser apresentada por meio de pontos, linhas, símbolos, cores, entre outros; a rosa dos ventos (ou a indicação do norte geográfico), que serve para a orientação das diversas áreas do mapa; a escala, que serve para informar o tamanho real do terreno em relação ao mapa; as projeções, que são as diferentes formas de representar a superfície esférica da Terra no plano sob o qual vai ser elaborado o mapa, etc.

 


 Questão 17 (Assunto: Tempo geológico e tempo histórico)

Um aspecto importante para os estudos da geografia é o tempo. Existe o tempo da Terra, que é chamado de tempo geológico, e o tempo dos seres humanos, também denominado de tempo histórico. Explique a diferença entre o tempo geológico e o tempo histórico.          

 

Gabarito

O tempo da Terra, também chamado de tempo geológico, é contado em milhares ou milhões de anos, enquanto o tempo histórico, o do homem, é contado em anos, décadas e séculos. As rochas, por exemplo, geralmente são estudadas com base no tempo geológico, por causa do longo tempo que levam para se formar ou para sofrer transformações por meio de processos naturais.