1. (IBADE) Os colecionadores de arte primitiva muitas vezes só reconheciam peças incomuns, espetaculares e de uso não cotidiano como candidatas a serem incluídas nas coleções de arte não ocidental, desconhecendo o fato de a maior parte da produção artística indígena se encontrar no campo da arte:
A) rupestre.
C) plumária.
2. (CONCEPÇÃO) No período da Pedra Lascada, o artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista conseguia captá-la. O Egito teve significativa representação artística na Antiguidade. (PROENÇA, Graça. História da Arte. Editora Ática. São Paulo.)
A) O contexto de produção de uma determinada obra de arte pode enunciar muitas pistas sobre seu significado e sobre as intenções de quem a produziu.
E) O artista, por meio do trabalho artístico, estabelece um diálogo com seus contemporâneos e lhes propõe uma reflexão sobre o contexto em que estão inseridos.
3. (FEC) No período denominado pré-histórico são encontrados desenhos, pinturas e relevos realizados em rochas: a chamada arte rupestre. Quanto a este tipo de manifestação artística, pode-se afirmar que:
E) é inexistente o elemento visual cor.
4. (FGV) Em relação à função dos grafismos rupestres, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
(__) Possuem uma função estética, uma vez que são expressões da imaginação humana e de sua capacidade criativa.
(__) Possuem uma função comunicativa, pois têm a propriedade de transmitir mensagens e narrar histórias.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A) FV F.
E) V V F.
5. (UFPE) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.
D) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.

 
0 Comentários