1. (NUCEPE/UESPI) A essência da democracia é a pressuposição da igualdade, e essa, a mais banal das realidades (RANCIÈRE, 2014). Referente à concepção de dança como linguagem mediadora de uma relação democrática, crítica e reflexiva das interações dos corpos com o meio social, essa visão configura-se quando se utiliza(m)
A) a dança como treinamento desportivo.
B) a disciplina do Balé Clássico.
C) os conteúdos e os elementos culturais que a compõem.
D) a técnica de Contato Improvisação.
E) o estudo das técnicas de dança, objetivando mudanças corporais.
 
2. (NUCEPE/UESPI) Uma reflexão sobre a identidade e adversidade cultural da dança no estado do Piauí, constata a formação de artistas marcada pela participação em cursos livres e experimentações práticas; mas, há anos, tem crescido a busca por uma formação acadêmica em nível de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). A situação narrada revela uma tensão sobre a composição da diversidade cultural da dança no Piauí. Essa tensão se manifesta quando
A) a Escola Estadual de Dança Lenir Argento oferece curso em nível de pós-graduação.
B) a Academia de Balé Júlio César oferece bolsa de estudo para especialização em dança.
C) o Campo Arte Contemporânea fomenta intercâmbios com estudiosos/as.
D) a Escola Técnica Gomes Campos oferece curso em nível graduação.
E) o Cordão Grupo de Dança oferece bolsas de estudo para fora do estado.
 
3. (NUCEPE/UESPI) “Se há uma proposição que me cabe fazer aos estudos da dança é justamente a de investigar como a coreografia e a filosofia partilham daquela questão fundamental – política, ontológica, fisiológica e ética – que Deleuze recupera a Espinoza e a Nietzsche: o que pode o corpo?” (LEPECKI, 2018, p. 29). O pensamento exposto por André Lepecki apresenta uma concepção de dança relacionada
A) à formação técnica em dança.
B) à formação de artistas pelo entendimento da dança, do corpo e do mundo.
C) ao desenvolvimento dimensional do corpo baseado no dualismo cartesiano.
D) ao entendimento filosófico da dança como base no dualismo corpo x mente.
E)  à potencialidade de processos criativos em dança.
 
4. (NUCEPE/UESPI) Em oposição a uma considerável produção realizada, ainda hoje, poucas são as iniciativas que registram os fazeres artísticos piauienses em livros e/ou outras publicações, o que influencia na própria memória e patrimônio cultural do estado. Referente às bibliografias que registram os fazeres em Dança no Piauí, uma publicação tornou-se referência ao detalhar o funcionamento de uma companhia de dança profissional, o livro “Ousadia: 20 anos de história do Balé da Cidade de Teresina” (2014), de autoria de
A) Andreia Barreto e Luzia Amélia Marques.
B) DatanIzaká e Janaina Lobo.
C) Francisca Silva e Carla Fonseca.
D) Marina Farias e Helly Baptista.
E) Roberto Freitas e Flavio Brebis.
 
5. (NUCEPE/UESPI) Vários são os gêneros de dança, cada um com características diversas e específicas que os identificam. Segundo os historiadores Paul Boucier e Sally Banes, considera-se que o surgimento da dança moderna se deu no final do século XIX e início do século XX, em um contexto reativo aos códigos do balé clássico. Já a dança contemporânea, a despeito de não ser considerada um gênero específico, configura-se em
A) amplo conceito de dança, que abriga o balé clássico e a dança moderna.
B) pensamento de dança que agrega pesquisas e experimentações com ou sem técnicas específicas.
C) pensamento de dança caracterizado por experimentações que não se utilizam de uma técnica específica.
D) conceito de dança, ligado a performance.
E) amplo conceito de dança, que abriga a dança moderna e a performance.




GABARITO
1:C - 2:C - 3:E - 4:E - 5:B

1. Com relação à improvisação, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
(__) Ao improvisar, o(a) dançarino(a) se envolve completamente, vivendo o aqui e o agora numa ação que muitas vezes é, simultaneamente, o criar e o apresentar.
(__) Momentos de inspiração como insight, que atuam internamente no(a) dançarino(a) durante uma improvisação, servem como uma voz direcionando a ação.
(__) O medo do erro ou do fracasso, devido à ausência de coreografia estabelecida, pode bloquear o(a) dançarino(a), com uma sensação de caminhar rumo ao desconhecido.
(__) Em montagens coreográficas, dançarinos(as) são chamados(as) a improvisar, pois esta é a fase inicial do processo coreográfico.
(__) O ato de improvisar e estimular a criatividade oferece liberdade, mas deve ser submetido a limites, adaptação e controle para que o(a) artista possa se desenvolver.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
A) F, V, V, F, V
B) V, F, F, V, V
C) V, F, F, F, V
D) V, V, V, F, V
E) F, V, F, F, F
 
2. Existe hoje uma tendência em contextualizar e ampliar os processos de educação em dança. Qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE o tripé que serve de base para a proposta metodológica da Dança no Contexto, da estudiosa Isabel Marques?
A) Arte-ensino-sociedade
B) Ação-espaço-esforço
C) Vertical-horizontal-sagital
D) Dança-teatro-sociedade
E) Dança-corpo-cultura
 
3. Danças populares tradicionais brasileiras são de enorme significado e valor cultural, possuindo também um inerente potencial artístico e sendo frequentemente apresentadas na forma de espetáculo. Filosoficamente falando, qual aspecto relacionado ao movimento/gesto coreógrafos procuram trabalhar, ou desenvolver, nessas danças quando elas se tornam arte/espetáculo?
A) Leveza
B) Temática contemporânea
C) Metáforas
D) Estética
E) Epistemologia
 
4. Temos no Brasil uma artista, educadora e pesquisadora cujo reconhecido, e abrangente, trabalho de pesquisa metodológica na área do ensino da dança é pioneiro no Brasil, sistematizando estudos desenvolvidos durante quatorze anos e tendo como principal teórico Rudolf Laban. Assinale a alternativa CORRETA, que contém o nome dessa estudiosa.
A) Ciane Fernandes
B) Lisa Ullmann
C) Márika Gidali
D) sabel Marques
E) Marianna Monteiro
 
5. No processo de montagem coreográfica em dança contemporânea, a interligação do tema com a noção de gênero requer atenção por vários motivos, porém um deles é predominante na sociedade ocidental atual. Assinale a alternativa CORRETA dentre as opções abaixo.
A) Atualmente, signos corporais que, tradicionalmente, estão ligados ao que é masculino e feminino podem coexistir distintamente ou transitarem de um gênero para o outro.
B) A noção de gênero, no que se refere à coreografia, é demasiadamente ampla na atualidade, não havendo discussão plausível sobre o assunto.
C) A tendência atual em coreografias de dança contemporânea é uma preferência por abordagens assexuadas.
D) Os saberes populares, no que se refere a gênero, têm influenciado a dança contemporânea e seu aspecto de criação.
E) Estudos e cursos universitários na área de gênero vêm oferecendo novos conhecimentos, os quais já transformaram a atividade criativa na dança contemporânea.


GABARITO
1:D - 2:A - 3:D - 4:D - 5:A


1. Dentre as várias formas cristalinas (formas dos cristais), Laban optou por cinco figuras geométricas para elaborar princípios do movimento do corpo no espaço, os quais possuem potencial criativo para coreografia. Uma dessas cinco formas leva à exploração de movimentos enfatizando fundamentalmente a qualidade de desequilíbrio. Assinale a alternativa CORRETA dentre as opções abaixo.
A) Octaedro
B) Tetraedro
C) Cubo
D) Dodecaedro
E) Icosaedro
 
2. Ao traçarmos os caminhos das danças dramáticas populares no Brasil, encontramos entre elas o congo. O desenvolvimento dessa manifestação revela negociações e experiências complexas em vários campos da nossa história, mas principalmente nos âmbitos ____________________. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.
A) geográfico e econômico
B) religioso e econômico
C) nacional e internacional
D) religioso e político
E) musical e estrutural
 
 
3. No ensino e aprendizagem da dança, uma gama de fatores deve ser considerada, incluindo a importância de se relacionar a noção do termo “repertório” com a do termo “texto”. Marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS no que se refere a essa importância.
(__) Os variados repertórios de dança são como livros adotados em outras disciplinas e precisamos deles para contextualizar o aprendizado, fruição e produção dessa arte.
(__) Repertórios são coreografias ou conjuntos de coreografias e seus símbolos, ou signos, existem em movimento, não sendo comparados à linguagem verbal, ou textos.
(__) Textos, no campo da dança, referem-se ao que existe na literatura sobre dança, com relevantes tópicos que abrangem sua história, estudos do corpo, linhas estéticas, etc.
(__) Por repertório pode-se entender qualquer coreografia estabelecida, incluindo o ballet Giselle, danças vistas na televisão, quadrilha, as danças de uma companhia ou artista específico e assim por diante.
 
(__) Cada repertório, ou texto, de dança deve ser ensinado com amplitude, profundidade e clareza, tornando-se assim uma mostra de uma época e nos permitindo ver e entender o mundo.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
A) F, V, V, F, F
B) V, F, F, V, V
C) V, V, F, V, F
D) V, V, F, F, F
E) F, F, V, F, V
 
4. Dizer que o corpo é o instrumento de criação artística dos coreógrafos é uma afirmação extremamente simplista, pois o corpo deve ser compreendido como uma construção simbólica (cultural e social) e não apenas uma realidade em si. Essa é a premissa maior nos estudos do(a) autor(a) __________________ reconhecido(a) nos meios acadêmicos brasileiros. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.
A) Roger Garaudy
B) Inaicyra Falcão dos Santos
C) David Le Breton
D) Paul Bourcier
E) Morgada Cunha
 
5. Ao lançar mão de elementos ritualísticos e míticos das raízes brasileiras, na criação coreográfica para espetáculo, matrizes se sedimentam, se unem à experimentação e à técnica corporal e geram uma característica de grande consideração quando pensamos em uma dança contemporânea no contexto cultural brasileiro. Assinale a alternativa CORRETA para o termo que define esta característica.
A) Improvisação
B) Soltura, ou release
C) Maleabilidade
D) Circularidade
E) Transcendência


GABARITO
1:C - 2:D - 3:B - 4:C - 5:E


1. Considerando o fator interdisciplinaridade artística na dança, marque a alternativa abaixo que está CORRETA.
A) A arte lida com a realidade e sendo assim, a dança-arte está interligada às mais atuais e complexas tecnologias.
B) Estamos caminhando para uma arte total, não fragmentada, onde inclusive não há teatro sem dança.
C) A prática da dança é naturalmente de caráter interdisciplinar, uma vez que, quando se pratica a dança, também se pensa.
D) Interdisciplinaridade artística significa, em dança, que seus praticantes também tenham domínio de música.
E) Grupos e companhias de dança ainda perceberão a tendência para uma interdisciplinaridade artística nessa área.
 
2. Dança como expressão teatral acontece geralmente no local que pode ser chamado de “edifício-teatro”, com uma separação entre a obra cênica e espectadores. Por outro lado, muitas apresentações de dança são feitas em espaços alternativos como praças, galerias, aeroportos, galpões, ou locais bem intimistas como uma casa, onde todos os participantes estão praticamente juntos. Como pode ser chamado o modelo de apresentação nesses espaços alternativos, ou não convencionais? Assinale a alternativa CORRETA.
A) Mítico-ritualístico
B) Grego
C) Contato improvisação
D) Dança-teatro
E) Pós-moderno
 
3. Artistas da dança consideram a criação coreográfica como um processo complexo, envolvente e, de certa forma, muito especial. Isso não deixa de ser correto, mas artistas trabalham como profissionais em outras áreas e podem encarar o momento da criação como se encara outros trabalhos, produzindo. A coreografia surge de ideias, improvisações, experimentações/ tentativas e vai se formando. Isso implica dizer que _______________________________. Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna acima.
A) Existem métodos coreográficos que devem ser seguidos.
B) Improvisação é o estudo que facilita o ato de criação coreográfica.
C) Para coreografar, deve-se ter ideias que serão então improvisadas.
D) A profissão de coreógrafo(a) depende de momentos de inspiração.
E) Precisa-se enfatizar a prática, no que se refere à criação artística em dança.
 
4. Na dança, as variações nas qualidades dinâmicas do movimento propiciam um corpo poético, quando se trata de expressividade, e isso é explorado numa área de estudo do Sistema Laban denominada _____________________. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.
A) Corêutica
B) Escalas
C) Eukinética/eucinética
D) Fraseados expressivos
E) Labanotação
 
5. (CETREDE) A dança surgiu com o homem e cresceu com ele, foi a primeira manifestação pela qual ele entrava em contato com as forças da natureza, com os deuses, com outras pessoas e consigo mesmo (NANNI, 2005). A prática da dança na escola é uma forma de resgatar a percepção das crianças e dos adolescentes, a partir da ampliação da consciência corporal, buscando favorecer a integração do corpo, da mente e das emoções por meio do contato corporal. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
(__) A dança, como arte, tem como propósito o desenvolvimento unicamente artístico do aluno, mas sempre oportunizando experiência motora e analisando as ações humanas, propiciando o desenvolvimento artístico e expressivo que é o fundamento da criação estética.
(__) A atividade da dança na escola pode desenvolver, na criança, a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona.
(__) A dança, assim como é proposta pela área de arte, tem, como propósito, o desenvolvimento integrado do aluno. A experiência motora permite observar e analisar as ações humanas propiciando o desenvolvimento expressivo que é o fundamento da criação estética.
(__) A dança tem que ser desenvolvida na escola com espírito único de investigação artística, para que a criança tome consciência da função dinâmica do corpo, do gesto e do movimento como uma manifestação de espetáculo.
(__) O aluno deve observar e apreciar as atividades de dança realizadas por outros (colegas e adultos) para desenvolver seu olhar, fruição, sensibilidade e capacidade analítica, estabelecendo opiniões próprias.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A) F – V – V – F – V.
B) V – V – F – F – V.
C) F – V – F – V – F.
D) F – F – V – V – F.
E) F – V – V – V – F.


GABARITO
1:B - 2:A - 3:E - 4:C - 5:A


1. (FCC) O corpo como suporte na comunicação da dança tem significados e funções que se definem por regiões, partes do corpo:
I. o torso é o centro expressivo da dança, com a respiração.
II. os braços e as pernas produzem um vocabulário de gestos.
III. as articulações permitem uma variedade de movimentos, elasticidade e força.
IV. a coluna vertebral dá a noção do eixo corporal.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.
 
2. (FCC) Considere:
Nome
I. Ivaldo Bertazzo
II. Kurt Jooss
III. Merce Cunningham
Obra
a. Brasileiro, autor da coreografia Milágrimas, dirige a Escola do Movimento.
b. Alemão, autor da coreografia A Mesa Verde, aluno de Rudolf Von Laban.
c. Francês, autor da coreografia A bela Adormecida, aluno de M.Petipá.
d. Norte-americano, aluno de Martha Graham, trabalhou com músicas de John Cage.
Assinale a associação correta entre Nome e Obra.
A) I-a, II-b, III-d.
B) I-a, II-b, III-d.
C) I-c, II-d, III-b.
D) I-d, II-c, III-a.
E) Id, II-c, III-b.
 
3. (FCC) Em História da Dança, publicado em Escola em Cena, no Programa Cultura é Currículo, a autora Rosana van Langendonck oferece características da dança contemporânea, tais como:
I. não impõe modelos rígidos; os corpos dos artistas não têm um padrão pré-estabelecido, bem com os tipos físicos, podendo ser gordos, magros, altos, baixos e de diferentes etnias.
II. rejeita as sapatilhas de ponta usadas no balé, símbolo sagrado da dança clássica; os bailarinos dançam exclusivamente com os pés descalços.
III. os trabalhos incorporam novos movimentos e não mais os movimentos convencionais do balé ou das técnicas de dança moderna.
IV. a narrativa é fragmentada; o público é convidado a colocar os pedaços juntos e extrair um significado para o trabalho de dança, por meio da fruição dos espetáculos.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) II, III e IV.
B) II e IV.
C) I e III.
D) I, III e IV.
E) I, II e III.
 
4. (AEDB) Valorizar as manifestações artísticas em dança é importante porque desenvolve competências para:
A) aperfeiçoar conhecimentos sobre dançarinos, coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para história da dança nacional reconhecendo e contextualizando as diferentes opções;
B) utilizar diferentes fontes para improvisação em dança;
C) trabalhar com as transições possíveis da improvisação à composição coreográfica;
D) fruir diversas danças e saber perceber as relações entre as diferentes fontes utilizadas nas composições;
E) dançar de maneira mais aperfeiçoada.
 
5. (FCC) Para a educação do próprio professor de dança em seus aspectos pedagógicos, saber história da dança é importante para
A) organizar as aulas com práticas de dança clássica do passado para releitura no presente.
B) enfatizar nos conteúdos programáticos, selecionando e inserindo nas aulas um artista bailarino ou coreógrafo e sua metodologia de preparação corporal.
C) preparar uma sequência de aulas que leve os alunos a conhecer a dança de diferentes épocas e seu contexto étnico, social e cultural.
D) exercitar as coreografias de diferentes épocas e propostas de avaliação em dança.
E) fundamentar a prática docente, da montagem da "rede de saberes" às metodologias e propostas de avaliação em dança.
 
6. (FCC) Dentre os conteúdos específicos do ensino de dança, há dois processos que mais permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a dança como criadores e sujeitos do mundo. São eles:
A) os saberes de anatomia e a dança criativa.
B) o movimento expressivo e a improvisação de danças populares.
C) a atividade corporal e a composição coreográfica.
D) improvisação e a composição coreográfica.
E) a preparação corporal e a expressão corporal.
 
7. A dança, só muito recentemente, foi inserida como conteúdo nos currículos escolares, como prática pedagógica sistematizada. As atividades de dança como manifestação da cultura corporal no currículo escolar se mostram diferentes daquelas que são propostas pela educação física, porque não se tratam de técnicas esportivas, nem têm caráter competitivo. Ao contrário, o corpo expressa suas emoções e estas podem ser compartilhadas. Alguns dos conteúdos específicos da dança são:
A) Coreologia, cenografia e técnicas de sapateado.
B) História, sociologia, fisiologia e anatomia.
C) Coreologia, consciência corporal e condicionamento físico.
D) História, antropologia e cinesiologia.


GABARITO
1:E - 2:A - 3:D - 4:A - 5:E - 6:D - 7:C