1. (USCS) Teca Alencar de Brito, educadora musical, sugere a escuta de obras musicais com temas similares para o ensino de Arte. Em se tratando da temática “O trem de ferro”, esta proposta poderia se concretizar, por exemplo, no estudo das obras de:
B) Ravel, Tom Jobim e Vivaldi.
2. Em pesquisa realizada na cidade de São Paulo, Leila Vertamatti (2008) constatou que cerca de 74% dos corais infantis por ela investigados preferiam cantar em português. Embora reconheça que isso se deve à proximidade cultural e à familiaridade dos cantores com o idioma pátrio, a autora defende a necessidade de os coros serem, também, expostos ao canto em diversas línguas, porque essa prática, entre outros motivos,
3. (FCC) Diz o compositor e educador musical canadense R. Murray Schafer em O ouvido pensante (2003): Eis a nova orquestra: o universo sônico! E os músicos: qualquer um e qualquer coisa que soe! Isso tem um corolário arrasador para todos os educadores musicais. Pois os educadores musicais são os guardiões da teoria e da prática da música. E toda a natureza dessa teoria e prática terá agora de ser inteiramente reconsiderada. A afirmação do autor fundamenta-se
B) na falta de preparo dos educadores musicais para as necessidades atuais, pois em sua formação de graduação eles não aprendem a dirigir orquestras.
4. (FCC) Murray Schafer (2003) faz uma longa descrição de uma ação realizada com alunos adolescentes em uma escola canadense, chamada por ele de A máscara do demônio da maldade. Ele levou a classe a construir um evento sonoro a partir de uma máscara japonesa que ficava pendurada em uma das paredes da sala de aula. À conclusão de sua descrição, diz o autor: Ao todo, passaram-se duas horas desde o começo da experiência até a classe ser dispensada com o sinal do meio-dia. Olhando pela janela, eu podia observar as crianças voltando para casa e ouvir os sussurros, os gritos de medo e a dança selvagem da máscara sendo levados pelo pátio da escola, pelas ruas, pela vida. Com esse tipo de proposta, Schafer pretende
E) causar desconforto nos outros professores da escola, pelo estímulo ao comportamento inadequado dos alunos (gritos e ritos selvagens).
5. (CEPERJ) Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, ...
A) Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.
B) Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!
6. (CEPERJ) “...procurei sempre levar os alunos a notar sons que nunca haviam percebido, ouvir avidamente os sons de seu ambiente e ainda os que eles próprios injetavam nesse ambiente.”
Com esta proposta, o autor considera como perspectiva inicial importante no processo de desenvolvimento da consciência musical:
A) a interpretação vocal coletiva
C) o canto das palavras
E) a composição na sala de aula
GABARITO
1:A - 2:E - 3:A - 4:D - 5:A - 6:B

0 Comentários