1. (UECE) O marco histórico inicial da educação no Brasil se dá com a instituição do sistema de governo geral. Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo concebido por
A) José de Anchieta.
B) Marquês de Pombal.
C) Pe. Antônio Vieira.
D) Manoel da Nóbrega.
 
2. (FCC) O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
Em vista disso, é fundamental reconhecer que educação de jovens e adultos é
A) antes de tudo, um resgate à dívida social que se tem com os excluídos do direito a estudar na idade adequada.
B) a recuperação do tempo perdido daqueles que ficaram doentes ou moravam longe de escolas e, por isso, não estudaram na idade própria.
C) uma última oportunidade de estudo que os governos oferecem àqueles que deixaram de estudar quando crianças.
D) um ensino voltado para as pessoas que deixaram de estudar porque foram à procura de um emprego que não exigia qualificação.
E) um programa de estudos que beneficia as pessoas que, mesmo adultas, necessitam da escolarização para manterem, com sucesso, sua inserção na sociedade.
 
3. (FUNCERN) A partir da década de 1990, teorias que tematizam sobre as políticas educacionais brasileiras consideram que as categorias centralização e descentralização
A) ocorrem simultaneamente por meio de mecanismos de controle das políticas sociais e por meio de mecanismos de desresponsabilização do Estado.
B) assumem conotação distinta, na medida em que a centralização deve ser superada, e deve dar lugar aos processos de descentralização.
C) são processos mal compreendidos e pouco efetivos, o que explicaria a pouca eficiência e eficácia das políticas educacionais.
D) promovem a elaboração coletiva de propostas pedagógicas que visem à realidade e às demandas de cada unidade escolar.
 
4. (FCC) O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações sobre
A) a escola, gestão escolar, professores e alunos.
B) a escola, gestão escolar e dados dos municípios e estados.
C) os alunos e pais de escolas públicas e privadas.
D) os professores, coordenadores, diretores e pais dos alunos.
E) as secretarias municipais e estaduais de educação em todo país.
 
5. (FCC) A Instrução CENP no 1/2010, de 11 de janeiro de 2010, que dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede pública estadual de ensino, estabelece as competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. NÃO é de responsabilidade do professor
A) realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, com vistas a um maior detalhamento das dificuldades apresentadas preliminarmente pelo professor da classe.
B) oferecer atendimento individualizado de estudos de recuperação paralela para atender às dificuldades/necessidades indicadas pelas famílias dos alunos.
C) encaminhar, ao final do período em que o aluno esteve submetido a estudos de recuperação, os resultados alcançados.
D) cuidar dos registros das atividades desenvolvidas com os alunos, em especial, apresentando relatório circunstanciado quando de se tratar de atendimento individualizado.
E) utilizar estratégias diversificadas propondo as atividades a serem vivenciadas pelos alunos, sugeridas no material de apoio, como também usar os materiais disponíveis na Sala Ambiente de Informática da escola.

 

GABARITO
1:D - 2:A - 3:A - 4:A - 5:B

6. (FADESP) No processo de organização do ensino superior realizado pelas instituições de nível estadual, é competência do Conselho Estadual de Educação
A) autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior do seu sistema de ensino.
B) elaborar, adaptar e alterar o regimento das instituições de ensino superior de seu sistema de ensino, que será aprovado pelo Plenário do Conselho.
C) dar estrutura ao ensino superior em face da exigência constitucional, devendo ainda oferecer oportunidade de acesso ao ensino a toda população desse nível de ensino.
D) elaborar, fiscalizar e supervisionar o cumprimento dos dispositivos legais em matéria de educação, em particular as aplicações financeiras e orçamentárias nos mínimos previstos em lei.
 
7. (FUNDATEC) Responsabilidades como: elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios, e assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino, são incumbências:
A) Dos Municípios.
B) Do Estado.
C) Da União.
D) Do Conselho Estadual de Educação.
E) Dos estabelecimentos de ensino.
 
8. (CESPE/CEBRASPE) No que se refere ao processo de fundamentar cientificamente o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, assinale a opção correta.
A) O marco inicial desse processo é a fundação da Associação Nacional pela Formação de Professores, em 1924, que passou a organizar anualmente, a partir de 1927, as conferências nacionais de educação.
B) Nesse processo, o pensamento pedagógico brasileiro elegeu a ciência fenomenológica como a grande aspiração para orientar a reconstrução social do país.
C) Do início da década de 20 à década de 40 do século XX, a educação embasava-se predominantemente na ciência sociológica, tendo a década de 50 sido marcada por um deslocamento em direção à psicologia.
D) A ascensão da pedagogia ao estatuto científico ocorreu com o debate entre o positivismo de Skinner e o construtivismo de Piaget.
E) A reforma da instrução pública do Distrito Federal empreendida por Anísio Teixeira aspirava a um sólido embasamento científico, tendo inclusive acrescentado à estrutura educacional um Instituto de Pesquisas Educacionais.
 
9. (FCC) São muitos os brasileiros que não conseguiram frequentar a escolarização básica em virtude de condições econômicas e sociais. Para corrigir essa desigualdade caberá ao governo estadual ou municipal, conforme a legislação de ensino especifica:
I. Garantir as condições necessárias de educação para que todas as crianças frequentem e tenham sucesso na educação escolar em idade adequada.
II. Oferecer novas oportunidades educacionais àqueles que quiserem participar de projetos ou atividades complementares.
III. Possibilitar as condições para que nenhuma criança, adolescente ou jovem deixe de completar a escolarização básica.
IV. Ofertar cursos de educação de jovens e adultos adequados às condições destes para que alcancem a escolarização básica.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III, apenas.
B) I, II, III e IV.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) II e IV, apenas.
 
10. (FCC) Jovens que além de dificuldades sociais apresentam deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais são protegidos por legislação específica. Desde 1990, a lei determina que nos concursos públicos para provimento de cargos, as pessoas com deficiência
A) recebam tratamento diferenciado e concorram com as demais pessoas sem direito a reserva de cotas.
B) fiquem obrigatoriamente em espaços especiais que permitam a observação de seu desempenho.
C) tenham até 20% das vagas do concurso, reservadas aos candidatos com deficiência aprovados no concurso.
D) tenham garantidas todas as possibilidades de participarem dos concursos, desde que exijam acompanhamento especial durante as provas.
E) possam assumir cargos com atribuições que não sejam compatíveis com as suas deficiências.


 GABARITO
6:A - 7:C - 8:E - 9:B - 10:C


11. (FCC) Para superação dos problemas da educação brasileira é preciso algumas ações específicas, dentre elas,
A) garantir as condições adequadas de prédios escolares em virtude da falta de verbas públicas para atendimento de qualquer outro tipo de deficiência.
B) erradicar o analfabetismo, diminuir o abandono de jovens no ensino médio e ampliar o atendimento das crianças de zero a cinco anos.
C) investir na formação e condições de trabalho dos educadores e oferecer aulas de recuperação para crianças e jovens desconectadas da realidade em que vivem.
D) erradicar o analfabetismo, mesmo sabendo que esse investimento público prejudicará o atendimento dos outros níveis e modalidades de ensino.
E) agilizar as compras de materiais para o atendimento das escolas do país e ampliar a evasão escolar economizando recursos do sistema de transporte.
 
12. (FCC) A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que
I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país.
II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho.
III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não tem o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.
Está correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I, II e III.
D) II e III, apenas.
E) III, apenas.
 
13. (FCC) O Brasil registrou queda nos índices de mortes de crianças menores de 5 anos, no ano de 2015, 73% menor que no ano de 1990. Porém, a taxa de mortalidade infantil ainda é elevada, principalmente em lugares de extrema pobreza e alta vulnerabilidade social, destacando-se as regiões Nordeste e Norte do país. Promovem a mortalidade infantil:
A) políticas públicas efetivas na saúde e na educação além do aumento de emprego, principalmente para os jovens.
B) áreas de lazer, diversão e campanhas midiáticas que apresentam informações importantes para a população.
C) assistência hospitalar adequada, orientação à comunidade de forma objetiva e elevação da renda da população.
D) amamentação nas primeiras horas de vida do recém-nascido, contato com a mãe e boa nutrição.
E) saneamento básico inadequado ou ausente, desnutrição, falta de assistência às gestantes e ausência de acompanhamento médico aos bebês.
 
14. (FCC) Não por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio.
A partir desses dados é correto afirmar:
A) Tem-se que propor ações educativas junto à população que alterem comportamentos preconceituosos e machistas.
B) Muito pouco pode-se fazer para alterar essa realidade em nosso espaço de trabalho.
C) O poder público não pode se responsabilizar nem proteger a população LGBT.
D) O assassinato de jovens negros ocorre porque geralmente estes jovens cometem crimes ou vivem em comunidades violentas.
E) Se as mulheres se comportassem de forma mais recatada e menos provocativa, elas não seriam violentadas.
 
15. (FCC) A sociedade brasileira é formada por diversas culturas, assim é importante compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem. Também é urgente constatar as desigualdades no acesso a bens econômicos, educacionais e culturais por parte dos diferentes grupos, em que determinantes de classe social, raça, gênero e diversidade cultural atuam de forma marcante. Em função disso, é correto afirmar que
A) políticas públicas como as que reservam cotas de vagas nas universidades públicas colaboram para corrigir as desigualdades sociais.
B) as mulheres ocupam funções no mercado de trabalho em condições de igualdade com os homens em ocupações coincidentes.
C) todas as crianças negras ao estudarem nas escolas aprendem a valorizar a cultura e as tradições do povo negro.
D) os jovens e crianças descendentes de indígenas têm melhores condições de vida nas cidades brasileiras.
E) percentual significativo das crianças pobres de nosso país têm acesso às melhores escolas.


GABARITO
11:B - 12:A - 13:E - 14:A - 15:A


16. (FCC) Kauê, um menino de 6 anos, frequenta o 1º ano do Ensino Fundamental. Na sala, sempre quieto, silencioso. A professora e os colegas pouco escutam a sua voz. Um dia, a escola recebeu um grupo indígena para desenvolvimento de oficinas, palestras e um diálogo com as crianças. Para surpresa de todos, Kauê começou a falar e interagir com os indígenas, de forma nunca vista, utilizando a língua palikúr. A partir dessa história, é correto afirmar que é preciso
A) promover práticas que ampliem o protagonismo das crianças indígenas e a submissão das crianças não indígenas.
B) assegurar que as crianças não indígenas sejam valorizadas em suas identidades étnicas, porque não cabe às crianças indígenas expressarem suas diferenças.
C) reconhecer e considerar as especificidades das crianças indígenas que estudam em escolas não indígenas.
D) fortalecer as crianças por meio de currículos e programas que desconsideram a cultura da comunidade indígena.
E) solicitar às crianças indígenas o retorno para as suas aldeias, para a garantia de sua educação.
 
17. (FCC) O Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma,
I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros.
II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira.
III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais.
Está correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I, II e III.
D) II e III, apenas.
E) III, apenas.
 
18. (FCC) A educação, sendo um direito humano, é garantida legalmente no território nacional
A) apenas aos nascidos no Brasil.
B) aos brasileiros em estado de liberdade.
C) somente no ensino fundamental.
D) a todos.
E) a estrangeiros nacionalizados.
 
19. (FCC) Para que a educação escolar seja concretizada como um direito, o poder público tem responsabilidades constitucionais compartilhadas em financiar as políticas e ações necessárias para garantir, de fato, o direito à educação básica obrigatória. Considere as afirmativas:
I. Construção de museus e galerias de arte.
II. Transporte terrestre e fluvial para estudantes em locais de difícil acesso.
III. Moradias populares e saneamento básico.
IV. Transporte terrestre, fluvial e aéreo para professores em locais de difícil acesso.
V. Oferta de educação escolar bilíngue aos indígenas e surdos.
Dentre as descritas acima, são despesas diretas necessárias ao cumprimento desse direito APENAS o que consta em
A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) II, IV e V.
D) I, IV e V.
E) II, III e IV.
 
20. (CESPE/CEBRASPE) A concepção burguesa de trabalho que se vai construindo historicamente reduz o trabalho a uma mercadoria, denominada
A) mais-valia.
B) conhecimento.
C) proletariado.
D) mundo do trabalho.
E) força de trabalho.

GABARITO

16:C - 17:B - 18:D - 19:C - 20:E


21. (CESPE/CEBRASPE) Historicamente, o foco da educação era a fruição do conhecimento. A educação era mais contemplativa do que produtora de bens culturais. Ou a ciência estava separada da produção, ou cada ramo da produção dispunha de sua pequena ciência operativa, o que foi radicalmente alterado em consequência
A) do fim da subordinação do homem aos meios de produção.
B) do interesse da classe operária pela ciência.
C) da adoção dos princípios da onilateralidade.
D) da hegemonia da educação socialista.
E) das transformações tecnológicas.
 
22. (CESPE/CEBRASPE) Conforme Mario Alighiero Manacorda, nos textos Instruções e O Capital, Marx se refere aos termos politecnia e tecnologia para definir a escola do futuro. Esses termos referem-se, respectivamente,
A) à preparação pluriprofissional e à unidade de teoria e prática.
B) à formação intelectual e à divisão entre trabalho intelectual e manual.
C) à totalidade do trabalho e à sua divisão pormenorizada.
D) à especialização por área e à formação teórica e prática unificada.
E) à disponibilidade para vários trabalhos e à reprodução de uma técnica adquirida.
 
23. (CESPE/CEBRASPE) Após a Revolução Russa de outubro de 1917, a proposta educacional socialista encontrou campo fértil para se concretizar, tendo como um de seus expoentes o educador Pistrak, que defendia categoricamente que a educação tinha que ser construída e reconstruída nas bases marxistas. São características desse tipo de educação
A) a relação entre empregabilidade e polivalência, a relação com a realidade atual e o atendimento às demandas do mercado.
B) o foco no aluno como centro da formação e a preparação para o trabalho, para a atividade prática e para a competição.
C) o tecnicismo, o foco no aluno como centro da formação e o trabalho coletivo.
D) a relação entre educação e trabalho, a relação com a realidade atual, o trabalho cooperativo e a militância social e ativa.
E) o foco na ciência como centro da formação, a relação com a realidade atual, o trabalho competitivo e a responsabilidade social.
 
24. (FCC) Visa-se à maior produtividade possível, a baixo custo, mediante o preparo de uma mão-de-obra numerosa, com qualificação puramente técnica, disciplinada e dócil, adequada ao atendimento das necessidades do sistema econômico. A ideologia tecnocrática do período pratica um autoritarismo disciplinar intrínseco ao processo de engenharia social que deve comandar todos os aspectos da vida da sociedade. (...) ao mesmo tempo que, investindo pesado nos meios de comunicação, desenvolve um intenso programa de indústria cultural destinado à formação da opinião pública, banalizando ainda mais os conteúdos do conhecimento disponibilizado para as massas.
O contexto descrito acima faz referência ao momento histórico da educação brasileira
A) da República Velha.
B) da segunda guerra mundial.
C) do período de 1964 a 1984.
D) na Nova República.
E) da 1ª década dos anos 2000.
 
25. (CESPE/CEBRASPE) A respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), assinale a opção correta.
A) Esses cursos se consolidaram rapidamente no ensino superior, em decorrência da imediata inserção dos profissionais na divisão social e técnica do trabalho.
B) A transformação das escolas técnicas federais em CEFET reduziu a abrangência dessas instituições.
C) Por não se adequar ao conceito de educação tecnológica, os cursos de licenciatura não integraram as atribuições dos CEFET.
D) Por serem regidos por instrumentos legais conflitantes entre si, os CEFET possuíam finalidades e atribuições diferenciadas.
E) A criação dos cursos superiores de tecnologia opôs-se aos objetivos da economia de mercado para os países dependentes.


GABARITO

21:E - 22:A - 23:D - 24:C - 25:D