1. (UFLA 2018) A respeito dos fins da educação e da organização das práticas educativas, apresentam-se as seguintes proposições:

I. A educação visa a instrumentalizar os sujeitos para fins de participação social. 
II. A educação apresenta uma função técnica - o que e como ensinar; e política - o porquê e para que ensinar.
III. Para superar a dicotomização meios versus fins na educação, impõe-se a necessidade de dissociar o conteúdo do método e o currículo da didática.
IV. As discussões acerca do quê e como ensinar nem sempre acompanham reflexões sobre porquê e para quê ensinar e, raramente, de especificação do a quem se dirige o ensino.
V. A elaboração de propostas curriculares exige a captação e compreensão dos conhecimentos científicos e conhecimentos escolares.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente as proposições I, II e III estão corretas.
B) Somente as proposições III, IV e V estão corretas.
C) Somente as proposições I, II, IV e V estão corretas.
D) Somente as proposições II, III, IV e V estão corretas.
 
2. (Instituto Acesso 2018) "Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos."
FREIRE, Paulo, A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.
Assinale a alternativa que demonstre o compromisso do professor em formar alunos conscientes do seu papel social:
A) Incitar os alunos a fazer manifestações reivindicando a merenda escolar, na porta da Secretaria de Educação;
B) Condicionar os alunos a atuarem segregando os colegas que possuem algum tipo de deficiência;
C) Mobilizar os alunos em pesquisar quais as condições de coleta e tratamento do lixo em seu bairro;
D) Estimular atividades físicas que incluam apenas alunos sem nenhum tipo de deficiência para formação de times de competição;
E) Apresentar os direitos da criança e do adolescente de forma que os alunos cobrem seus pais um tratamento igualitário;
 
3. (Instituto Acesso 2018) "Sabemos que, na sociedade dividida em classes, a posse dos instrumentos de sistematização do saber não se dá de maneira homogênea, mas excludente, privilegiando alguns poucos". Portanto:
A) Se a escola não permite o acesso a esses instrumentos, os trabalhadores ficam bloqueados e impedidos de ascenderem ao nível de elaboração do saber.
B) A classe mais beneficiada seria a mais baixa por não ter que se preocupar em adquirir novos saberes.
C) O privilégio se dá pelo incentivo à promoção do trabalho informal pelas políticas públicas.
D) A posse desses instrumentos não determina que os trabalhadores adquiram o saber necessário para ascender.
E) A marginalização das classes mais baixas determina que os saberes ficam mais concentrados nas classes média e alta.
 
4. (UFLA 2018) Pimenta e Anastasiou (2005), a respeito da finalidade da docência, defendem o uso do termo ensinagem, o qual, segundo as autoras, se justifica pelas seguintes afirmações, EXCETO:
A) O conceito ensinagem comporta em si a superação da falsa dicotomia entre teoria e prática, pois carrega consigo os compromissos éticos, políticos e sociais da atividade docente para com os alunos, a qual se realiza em determinado espaço institucional.
B) A ensinagem comporta a ideia de aproximação entre a teoria e prática, entre conteúdo e método, tendo na avaliação o substrato para a validação do ato de ensinar. 
C) A ensinagem compreende que a ação de ensinar se dá na relação com a ação de aprender, pois, para além da meta que revela a intencionalidade, o ensino desencadeia necessariamente a ação de aprender.
D) O conceito de ensinagem ganha destaque por se tratar de uma concepção que permite o desenvolvimento do método dialético de ensinar.
 
5. (VUNESP 2018) Celina Arêas defende que cabe à escola contribuir para a construção de um Brasil como um país de todos, com igualdade, humanidade e justiça social. Sendo assim, conforme a autora, a escola deve
A) fazer com que o saber seja criticamente apropriado, aliando o saber científico ao saber prévio dos alunos.
B) melhorar sua atuação, investindo os recursos financeiros prioritariamente na aquisição de materiais pedagógicos inovadores.
C) contratar professores com melhor formação inicial, a fim de garantir um ensino de qualidade.
D) formar turmas homogêneas, para promover a aprendizagem nos alunos com maior potencial e também nos que têm dificuldade.
E) selecionar bons textos e bons exercícios de matemática, garantindo que os professores trabalhem com o mesmo conteúdo, nos mesmos anos.


GABARITO

1:C - 2:C - 3:A - 4:B - 5:A


6. (CONSULPLAN 2018) No Brasil, especialmente a partir da década de 1980, inúmeras pesquisas lançam o olhar sobre o interior da escola, mostrando, na contradição e fragmentação do cotidiano escolar, as práticas e os processos que constroem, no dia a dia da rotina escolar, o significado social e político da escola brasileira. Sobre as consequências positivas trazidas pelas pesquisas sobre o cotidiano escolar, analise.
I. O reconhecimento da existência de um saber da experiência, construído pelos professores na e pela própria prática e consequentemente o reconhecimento de que a escola é local privilegiado para formação de professores.
II. Desenvolvimento de nova abordagem entre a teoria e a prática pedagógica nos processos formativos.
III. A confirmação de que a escola, como organização social, precisa ser vista como um local de aprendizagem para alunos e professores.
IV. Confirmar o modelo clássico de formação e construir uma nova perspectiva na área de formação continuada de professores.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.
 
7. (VUNESP 2018) Numa escola pública, o Conselho de Escola, em parceria com uma entidade da sociedade civil, a fim de atender ao proposto no projeto político pedagógico, desenvolveu um trabalho com os alunos, com vistas a promover atividades diferenciadas no contraturno escolar. Os alunos tiveram a oportunidade de discutir com os educadores os problemas da comunidade local, observar o bairro e o entorno da escola, pensar em intervenções locais e de optar entre a prática de atividades culturais, artísticas e cuidados ambientais, inclusive de assumir a preservação e cuidados com a praça ao lado da escola.
De acordo com Aguiar (2006), atividades como essas
A) incentivam o desenvolvimento de posturas solidárias, críticas e criativas nos alunos e induzem o estudante a lutar pelos seus sonhos, concretizando a tarefa de uma escola comprometida com a formação cidadã.
B) extrapolam a função social da escola, pois são iniciativas que cabem ao Governo responsável pelas condições de uma educação em tempo integral, para garantir de fato uma formação adequada para todos os alunos.
C) interferem na formação do cidadão, pois passa ao aluno a visão de que os problemas sociais devem ser resolvidos sem a intervenção do Estado e de que cabe à população resolver problemas educacionais de forma independente.
D) ferem dispositivos constitucionais que estabelecem os deveres do Estado com a educação da população, na educação básica, no que diz respeito à oferta da escola de tempo integral.
E) podem estimular alguns adeptos da economia de mercado a pensarem iniciativas de privatização da educação, ferindo a Constituição Federal de 1988, que impõe ao Estado o dever de garantir educação gratuita para todos.
 
8. (ACAFE 2017) “Uma escola voltada para o pleno desenvolvimento do educando valoriza a transmissão do conhecimento, mas também enfatiza outros aspectos da formação humana”.
Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Compreendem estes “outros aspectos”, exceto:
A) a cultura escolar;
B) as formas de convivência entre as pessoas;
C) o respeito às diferenças;
D) a ênfase na cognição.
 
9. (UPENET/IAUPE 2017) “A nova sociedade será uma sociedade do conhecimento. O conhecimento será seu principal recurso, e os trabalhadores do conhecimento constituirão o grupo dominante da força de trabalho.” (Drucker, 1993, p. 125.)
Considerando o fragmento do texto exposto e o papel do pedagogo numa instituição educativa, analise as afirmativas a seguir:
I. Zelar pelas ações de caráter educativo relacionadas ao desenvolvimento do trabalhador com capacitação, além de avaliar e diagnosticar constantemente futuras necessidades ou falhas, indicando metodologias adequadas ao contexto institucional.
II. Elaborar e coordenar projetos e programas de formação continuada, contribuindo, assim, para o aprimoramento, bem como para a promoção do conhecimento.
III. Promover o acesso ao conhecimento dentro da instituição educacional de forma interdisciplinar e fazer uso de metodologias diversificadas e adequadas, com o olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela equipe gestora quanto ao aprendizado dos estudantes.
IV. Capacitar funcionários para provocar mudanças no perfil de cada um, contribuindo para o crescimento da confiança, flexibilidade, criatividade, e se perceber produtivo, capaz de crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal, despertando o prazer no desempenho das funções. V. Elaborar projetos pedagógicos de curso - PPC para serem coordenados pelos professores de cada área de conhecimento.
Estão CORRETAS, apenas,
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III.
C) II, IV e V.
D) III, IV e V.
E) II, III, IV e V.
 
10. (IBADE 2017) A formação docente é um processo pedagógico, que deve acontecer de forma a levar o professor a agir de maneira competente no processo de ensino. A identidade do professor pode ser possibilitada por alguns fatores relacionados a seguir.
1. significação social da profissão. 2. revisão constante dos significados sociais da profissão. 3. refutação de práticas consagradas cultural mente e que permanecem significativas (resistentes a inovações). 4. significação conferida pelo professor à atividade docente no seu cotidiano (a visão de mundo do professor).
Estão corretos apenas os fatores:
A) 1, 2 e 4.
B) 2 e 4.
C) 1 e 4.
D) 2, 3 e 4.
E) 1, 2 e 3.


GABARITO
6:A - 7:A - 8:D - 9:A - 10:A


11. (CS-UFG 2017) Leia o excerto.
Transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996. p. 33.
O processo formativo, como parte da educação, que está além do ensino de conteúdos, diz respeito à atuação de todos os agentes educativos que trabalham na escola. Esse processo se refere, fundamentalmente, a uma formação
A) estética.
B) ética.
C) técnica.
D) metódica.
 
12. (COPEVE-UFAL 2017) A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que
A) a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar.
B) a função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho.
C) os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno.
D) os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos.
E) a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida.
 
13. (IBADE 2017) A formação docente é um processo pedagógico, que deve acontecer de forma a levar o professor a agir de maneira competente no processo de ensino. A identidade do professor pode ser possibilitada por alguns fatores relacionados a seguir.
1. significação social da profissão.
2. revisão constante dos significados sociais da profissão.
3. refutação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas (resistentes a inovações).
4. significação conferida pelo professor à atividade docente no seu cotidiano (a visão de mundo do professor).
Estão corretos apenas os fatores:
A) 1 e 4.
B) 1, 2 e 4.
C) 1, 2 e 3.
D) 2 e 4.
E) 2, 3 e 4.
 
14. (ACAFE 2017) “A capacidade de construir relações e estabelecer clima de confiança mútua com a equipe da escola e com a comunidade depende, sobretudo, de sua capacidade de comunicação”.
Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Módulo I
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
A) A natureza da participação demandada pela escola às famílias pode ser facilitadora ou limitadora de seu envolvimento na vida escolar.
B) Para cumprir sua função social a escola necessita estar em ligação permanente com o seu entorno.
C) A escola é vista como um espaço de trocas sociais pelos alunos e verifica-se pelas pesquisas que a socialização é um aspecto sempre valorizado pela equipe escolar.
D) O espaço escolar, nesse caso, passa a ser não apenas lugar onde se trabalha com o conhecimento sistematizado, mas também um local de trocas de experiências e aprendizagens mútuas – a família aprende com a equipe escolar, e esta com aquela.
 
15. (IBADE 2017) A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como:
A) revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais dentro da escola.
B) independência do currículo e a infraestrutura, entendida como espaço informativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.
C) foco no projeto político-pedagógico. no gosto pela aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens como instrumento quantitativo de progressão dos estudantes.
D) consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultura.
E) valorização dos profissionais da educação, com programa de formação continuada, critérios de acesso, e estabilidade empregatícia como instrumento de permanência.


GABARITO

11:B - 12:E - 13:B - 14:C - 15:D


16. (UPENET/IAUPE 2017) O papel do pedagogo na equipe multidisciplinar de uma organização educativa deve ser o de
A) mediar o projeto institucional em consonância com os pressupostos da sociedade capitalista globalizada.
B) ampliar as possibilidades educacionais, controlando a prática pedagógica dos gestores e docentes.
C) responsabilizar-se pelos espaços criativos para desenvolver práticas pedagógicas que privilegiem as atividades rotineiras.
D) organizar, supervisionar e avaliar processos da prática educativa de forma técnica e burocrática.
E) integrar os espaços educativos com os espaços sociais, favorecendo atividades coletivas, includentes e socializadoras.
 
17. (PR-4 UFRJ 2017) No que diz respeito à formação ética/moral há também dois modos de conceber a tolerância em relação ao outro. Pode-se tomar um sentido preventivo: não fazer algo ruim, não molestar, não agredir para não sofrer ações recíprocas. Esse modo corresponde, no plano ético/moral, à aceitação cultural. Outra forma é aquela em que o sentido de interdição é retirado, tornando-a propositiva – fazer ao outro o que desejaríamos que ele nos fizesse, acompanhada por questões como: quais são os interesses do outro? De que maneira o outro pode tomar conhecimento dos nossos interesses? Em relação à segunda concepção de tolerância, podemos afirmar que nela há:
A) pensamento cartesiano.
B) proposta unilateral.
C) discurso antagônico.
D) proposta de liderança.
E) perspectiva dialógica.
 
18. (UECE-CEV 2017) Cada Unidade Socioeducativa é gerida por um profissional devidamente designado para exercer as atribuições de dirigente da Unidade. O servidor que desempenha essa função é denominado
A) Orientador de Célula.
B) Chefe de Unidade.
C) Diretor de Unidade.
D) Coordenador de Unidade.
 
19. (IBADE 2017) A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento a diversos requisitos, dentre os quais:
A) os políticos e as associações sindicais.
B) fragmentação da proposta curricular e da infraestrutura entendida.
C) promoção de hierarquias dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias, dos agentes da comunidade interessados na educação.
D) foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
E) evitar parcerias com órgãos, tais como os de assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia.
 
20. (FCC 2016) Para os liberais, a função social da escola é prover o ensino de qualidade para todos os estudantes independentemente do nível socioeconômico.
Para os socialistas, a escola também deve ensinar com qualidade todos os alunos, no entanto para se atingir este objetivo
A) o ensino deve ser organizado por conteúdos distintos para cada classe social, visando atender ao mercado de trabalho.
B) as diferenças de níveis socioeconômicos entre os alunos não os impedem de aprender igualmente.
C) é preciso que o professor elabore propostas pedagógicas diferenciadas, de acordo com a capacidade cognitiva de seus alunos.
D) o professor deve planejar um trabalho pedagógico que recupere as deficiências culturais dos alunos pobres.
E) é necessária a eliminação dos desníveis socioeconômicos e a distribuição do capital cultural e social.



GABARITO
16:E - 17:E - 18:A - 19:D - 20:E