1. (NUCEPE 2015) A escola tem a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, da formação do cidadão e de constituição do sujeito social. No entanto, há divergentes formas de analisar o papel da Instituição escola na sociedade. Marque a alternativa em que correspondem pensador e seu pensamento acerca da função da escola.
A) O sociólogo francês, Bourdieu, considera que a função social da escola é conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.
B) Gramsci afirma que a função social da escola é promover o homem, elaborando, a partir daí, um método que permitiria à escola exercer tal função.
C) Para Dewey, a escola tem o papel de ordenar e sistematizar as relações homem-meio. Portanto, trata-se da socialização da jovem geração pela geração adulta.
D) Para Savianni, a escola é o instrumento para formar os intelectuais de diversos níveis. Pessoas capazes de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar quem dirigem.
E) Segundo Paulo Freire, a função da escola é funcionar como um laboratório da vida social, assim tem finalidade concreta e presente.
 
2. (FUNIVERSA 2015) Um grupo é mais que a soma de seus membros; consiste em uma totalidade dinâmica que não resulta apenas da soma de seus integrantes. A respeito desse assunto, é correto afirmar que
A) o objetivo e o fim para os quais os grupos são criados e compostos determinam as igualdades entre grupos distintos.
B) grupo é um todo dinâmico, por isso uma mudança no estado de uma das suas partes não interfere nas outras.
C) a tentativa de realização dos objetivos grupais desfaz as interações entre as pessoas.
D) a essência de um grupo não é a semelhança ou a diferença entre seus membros, mas a interdependência destes.
E) o que diferencia um grupo de um aglomerado de pessoas é o local da reunião.
 
3. (FGV 2014) Com relação aos efeitos que a alteração do mundo atual tem sobre a educação escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. A exigência por um novo tipo de trabalhador, faz com que a educação enfatize somente habilidades cognitivas.
II. Os objetivos das escolas são mais compatíveis com os interesses do mercado.
III. A prática pedagógica dos professores é induzida pelo conservadorismo.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
 
4. (UFCG 2014) Todas as alternativas abaixo são realtivas à função da escola enquanto instituição social, EXCETO:
A) Formação do cidadão;
B) Construção do conhecimento;
C) Construção de valores;
D) Formação voltada prioritariamente para a aquisição de conteúdos;
E) Compromisso com a transformação da sociedade.
 
5. (UFCG 2014) Em relação aos fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
A) Rousseau contribuiu de forma determinante para a constituição da pedagogia moderna ocidental.
B) A corrente empirista contribuiu para a ideia de que o aluno é um sujeito passivo às estimulações ambientais.
C) A perspectiva construtivista defende a ideia de que o aluno constrói o seu conhecimento a partir de interações com o meio.
D) Comenius foi considerado o fundador da didática moderna.
E) Froebel exerceu grande influência na estruturação das escolas de nível médio, na Europa e na América Latina.
6. (IF-CE 2014) Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, PORQUE aponta outros caminhos para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola. A respeito dessas duas afirmações, assinale a opção correta.
A) As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas afirmações são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira afirmação é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) A primeira afirmação é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda afirmações são proposições falsas.
 
7. (FGV 2014) As opções a seguir apresentam características do paradigma da Privação Cultural que explica o fracasso escolar dos alunos das camadas populares, à exceção de uma. Assinale‐a.
A) O fracasso escolar é motivado pela cultura na qual foram socializados.
B) O maior problema do fracasso está na cultura da escola.
C) Uma educação compensatória das deficiências culturais dos alunos é privilegiada.
D) O ensino acaba confirmando a profecia na qual os pobres não têm capacidade suficiente para aprender.
E) A relação de superioridade de determinada cultura sobre outras fica estabelecida.
 
8. (VUNESP 2014) Ao tecer alguns comentários sobre a cultura, a educação e o currículo oficial, Apple (1997) defende o ponto de vista de que o(a)
A) alfabetismo tem uma função não política, e seu objetivo deve ser desenvolver nos alunos habilidades para desempenhar atividades econômicas.
B) cultura é uma produtora e reprodutora de sistemas de valores e relações de poder e resulta das divisões da sociedade.
C) livro didático contém o capital cultural da sociedade como um todo, sem privilegiar um grupo social em detrimento de outro.
D) currículo escolar é uma forma de conhecimento neutro, pois não resulta de complexas relações de poder e luta de grupos sociais.
E) sucesso da educação será garantido mediante a privatização das escolas públicas, devido à injeção do capital das empresas.
 
9. (UFCG 2014) Identifique nas alternativas qual a formulação que se refere a um objetivo da educação e do ensino.
A) Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar no mínimo 12 anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros.
B) Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015, erradicando o analfabetismo absoluto e reduzindo em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
C) Possibilitar a compreensão do mundo e dos conteúdos de ensino, instrumentalizando culturalmente os professores e os alunos para o exercício consciente da cidadania.
D) Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% de gratuidade na expansão de vagas.
E) Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
 
10. (FGV 2013) “Ensinar é atuar ao mesmo tempo com grupos e com indivíduos, é perseguir fins imprecisos e, ao mesmo tempo, educar e instruir, etc. Essas características constituem tensões internas à profissão, pois, devido à própria natureza da organização na qual trabalham, os docentes são convocados a resolver – ou, pelo menos, tentar resolver – os dilemas que se apresentam no próprio ambiente organizacional.”
(TARDIF e LESSARD, 2008, p. 79)
Com relação às tensões e aos dilemas do trabalho docente em relação à organização escolar, analise os itens a seguir.
I. A ordem da classe é definida pela organização escolar. / É uma ordem construída, por definir, que depende da iniciativa de professores e alunos.
II. A escola possui uma cultura distinta das culturas ambientais (locais, familiares, etc.). / O professor deve integrar os alunos na cultura escolar, cuja presença na escola é obrigatória e não voluntária.
III. A escola e a classe são regidas por um tempo administrativo independente da aprendizagem. / A aprendizagem e o ensino remetem a tempos de vivências, situados em contextos que lhes dão sentido.
Assinale:
A) se somente o item I estiver correto.
B) se somente os itens I e III estiverem corretos.
C) se somente os itens II e III estiverem corretos.
D) se somente os itens I e II estiverem corretos.
E) se todos os itens estiverem corretos.
 GABARITO
6:C - 7:B - 8:B - 9:C - 10:E
11. (CESGRANRIO 2013) A pátria não subsiste sem liberdade, nem a liberdade sem a virtude, nem a virtude sem os cidadãos. [...] Ora, formar cidadãos não é questão de dias; e para tê-los adultos é preciso educá-los desde crianças.
Jean-Jacques Rousseau
Democracia é, literalmente, educação [...] Educação é a base, o fundamento, a condição mesma para a democracia. A justiça social, por excelência, da democracia, consiste nessa conquista da igualdade de oportunidades pela educação. Nascemos desiguais, nascemos ignorantes e, portanto, nascemos escravos. É a educação que pode mudar.
Anísio Teixeira
Rousseau e Teixeira apresentam argumentos para a
A) formação profissional
B) educação para a cidadania
C) universalização do sistema escolar
D) igualdade de oportunidades escolares
E) educação para a liberdade e a paz social
 
12. (INSTITUTO AOCP 2013) Sobre o papel da escola, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Socializar o saber sistematizado.
II. Fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos.
III. Aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos (saber popular).
IV. Adotar uma gestão participativa no seu interior.
V. Contribuir na construção de um Brasil como um país de todos, com igualdade, humanidade e justiça social.
A) I, II, III, IV e V.
B) Apenas I e III.
C) Apenas V.
D) Apenas II.
E) Apenas I.
 
13. (FGV 2013) Leia o texto a seguir.
“Desde há mais de cem anos, espalhou-se uma grande quantidade de lamentações sobre a desordem das escolas e do método e, sobretudo nos últimos 30 anos, pensou-se ansiosamente nos remédios. Mas com que proveito? As escolas permaneceram quais eram. Se alguém, particularmente, ou em qualquer escola em particular, começou a fazer qualquer coisa, pouco adiantou: ou foi acolhido pelas gargalhadas dos ignorantes ou coberto pela inveja dos malévolos, ou então, privado de auxílios, sucumbiu ao peso dos trabalhos e, assim, até agora, todas as tentativas têm resultado vãs.”
(Comênio, 1985 apud Cortella, 2011)
Cortella, ao citar texto escrito, em 1632 pelo educador Comênio, remete à similaridade entre a situação da escola há mais de quatro séculos e a educação brasileira. Para tal, se refere a três concepções sobre a natureza dessa relação – otimismo ingênuo, pessimismo ingênuo e otimismo crítico.
A concepção otimista crítica na relação sociedade e escola caracteriza-se por atribuir a essa instituição
A) uma missão salvífica, na qual o educador assume papel sacerdotal tendo em vista sua vocação, conferindo à escola uma autonomia absoluta que lhe permite extinguir pobreza e miséria pela educação.
B) uma missão de serviço ao poder, na qual a educação serve como instrumento de dominação e o educador assume o papel de ser agente da ideologia dominante, servindo às elites, que fazem da escola espaço para perpetuar o status quo.
C) um papel politicamente desinteressado, ao conceber ser possível atuar sem a tomada de partidos ou de posicionamentos, numa sociedade marcada por conflitos e confrontos internos, resultando numa simplória inocência inútil.
D) uma inserção suprassocial, pela qual, sem a hegemonia de uma classe, a escola serve à sociedade indistintamente e o professor assume um papel neutro, sem estar a serviço de qualquer grupo social, atuando como agente do bem comum.
E) uma natureza contraditória de seu papel social, na medida em que a função da educação mostra ser, simultaneamente, conservadora e inovadora, cabendo ao professor o desempenho de um papel político-pedagógico, de autonomia relativa.
 
14. (VUNESP 2018) Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem, ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais, professores e técnicos, professores entre si; da grade horária, distribuição das aulas na semana, horários; da sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola Pública que aí está tem cumprido a função seletiva e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta, 1990). Diante disso, a autora pergunta: que organização escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um instrumento de emancipação das camadas populares? Para ela,
A) a escola que aí está, desde que adote o sistema de aprovação automática para não expulsar os alunos provenientes das camadas populares.
B) uma escola fundada no critério de prioridade estatística, com base na qual se define o aluno dotado das qualidades necessárias para aprender.
C) é tarefa dos docentes e discentes a construção de elementos válidos que mostram possibilidades para o que deve ser a nova organização escolar.
D) não se trata de conceber um tipo de organização escolar ideal, mas de garimpar no já existente os elementos que apontam para novas práticas.
E) a escola que aí está, desde que não esteja organizada a partir do aluno ideal, da meritocracia e da homogeneidade.
GABARITO
11:B - 12:A - 13:E - 14:A
0 Comentários