1. O Parecer 67/98, do Conselho Estadual de Educação, preceitua que a integração escola-família - comunidade processar-se-á através do
A) corpo docente da escola.
B) pessoal técnico da escola.
C) Conselho Tutelar.
D) Conselho de Escola.
E) Conselho Municipal de Educação.
 
2. Na festa junina realizada este ano conseguimos arrecadar uma quantia em dinheiro significativa para a escola, afirmou a Diretora, em reunião na sala dos professores.
_ Vamos aplicar tudo na fanfarra da escola, defendeu o professor de educação artística.
_ Calma, disse a Diretora. É preciso, primeiro, discutir as nossas prioridades.
A instituição competente para discutir e deliberar sobre a aplicação do dinheiro a que o texto se refere, nas escolas públicas estaduais, é
A) a Associação de Amigos do Bairro.
B) a Associação de Pais e Mestres.
C) o Conselho de Escola.
D) o Conselho de Classe.
E) o Grêmio Estudantil.
 
3. O Diretor da Escola estava insatisfeito com o trabalho da Tânia, zeladora da escola. Havia muita interferência da família no seu trabalho. Muitas vezes o marido reclamava que a jornada de trabalho dela era dupla uma vez que, além de zeladora, era funcionária da escola. Às vezes o fechamento da escola tinha que ser feito pela direção porque o marido impedia a esposa de fazê-lo, alegando que depois das 23 h não tinha cabimento que ela ainda fosse trabalhar. Como faltava um ano para completar o prazo de avaliação, o Diretor resolveu tomar as providências cabíveis.
Para solucionar o caso a que o texto se refere o Diretor de Escola
A) encaminhou solicitação à Diretoria de Ensino para substituir a atual zeladora.
B) convocou o Conselho de Escola para avaliar a atuação da ocupante da zeladoria.
C) instalou processo administrativo para apurar responsabilidades da zeladora.
D) protocolou, na Coordenadoria de Ensino, pedido de instalação de inquérito.
E) constituiu comissão especial de sindicância para avaliar a negligência.
 
4. O órgão importante com funções específicas para acompanhar a gestão democrática em uma escola:
A) conselho de classe.
B) conselho de escola.
C) direção escolar.
D) coordenação pedagógica.
E) grêmio estudantil.
 
5. A organização do ensino em ciclos, com regime de progressão continuada, não supõe diminuição ou eliminação de mecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demanda uma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentes níveis e tipos, visando à melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucional que, num âmbito interno, em regime de progressão continuada, deve ter como objetivo:
A) estabelecer critérios de seleção de alunos para a passagem entre séries e entre ciclos, por meio de testagens, para colher amostras da aprendizagem efetivada e escalonar o desempenho geral da escola.
B) analisar os procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, tendo em vista estabelecer novas orientações e corrigir trajetórias, a partir de definições do conselho de escola.
C) oferecer subsídios para a composição do projeto político pedagógico da instituição e de seus indicadores de autonomia, para o estabelecimento de diagnósticos e de regras de retenção.
D) medir o desempenho escolar por meio de escalas padronizadas, tendo em vista o envio de resultados à Secretaria Estadual de Educação.
E) elaborar relatórios sintéticos a serem apreciados pelo conselho da escola e anexados ao plano de gestão, constituindo- se como documentos a serem apresentados à comunidade escolar.
 

GABARITO

1:D - 2:C - 3:B - 4:B - 5:B

6. Na última reunião do Conselho Escolar da Escola Sacopã, os representantes aprovaram o comunicado a ser enviado às famílias dos alunos envolvidos em um problema disciplinar na escola. Essa atividade do Conselho Escolar se refere à sua função:
A) consultiva;
B) deliberativa;
C) fiscal;
D) mobilizadora;
E) centralizadora.
 
7. Sobre o papel do Conselho Escolar e o lugar que ocupa na estrutura geral da escola, especialmente entre os demais órgãos colegiados, julgue a afirmativa correta.
A) (...) Dos órgãos colegiados com funções apenas fiscalizadoras estão a Associação de Pais, Mestres e Funcionários e o Grêmio Estudantil e os com funções deliberativas e consultivas estão o Conselho de Classe e o Conselho de Alunos.
B) (...) Os conselhos escolares são órgãos representativos da sociedade que falam em nome do governo para os dirigentes das escolas.
C)  (...) O Conselho Escolar não tem nenhuma relação com a prática educativa e nem com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
D) (...) Dos órgãos colegiados, o Conselho Escolar, devido a sua formação e fins, é o mais importante porque congrega, além da direção, participantes dos demais colegiados e representantes da comunidade na qual está inserida a escola.
E) (...) Cabe ao Conselho Escolar na sua função deliberativa emitir pareceres para dirimir as dúvidas e tomar decisões quanto às questões pedagógicas, administrativas e financeira, no âmbito de sua competência.
 
8. O Conselho Escolar
A) é um órgão consultivo da escola, por isso composto por pais, alunos e professores.
B) constitui órgão exclusivamente fiscal da escola e é formado por toda a comunidade escolar.
C) é um órgão colegiado e de controle social da escola, por isso a direção da escola não participa de sua composição.
D) é um órgão colegiado, formado por todos os segmentos da comunidade escolar.
 
9. Conselho Escolar é o órgão máximo de deliberações dentro da escola, possui funções consultiva, fiscal e mobilizadora e atua nas questões técnicas, pedagógicas, administrativas e financeiras da unidade escolar. Como órgão coletivo, adota a gestão participativa e democrática da escola, a tomada de decisão consensual, visando à melhoria da qualidade do ensino.
Com relação ao Conselho Escolar, analise as seguintes afirmações:
I. Sua função consultiva lhe confere poderes suficientes para elaborar normas para a organização e o funcionamento da escola, contribuir na construção do Projeto Político-Pedagógico, aprovar e tomar decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras, incluindo o gerenciamento dos recursos públicos destinados à unidade escolar.
II. O caráter democrático do Colegiado Escolar encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, artigo 206, inciso VI, que estabelece a gestão democrática do ensino público na forma da lei e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, artigo 14, inciso II, que assegura a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
III. Os representantes são escolhidos por indicação da diretoria e da coordenação pedagógica da escola. As pessoas manifestam o interesse em compor o Conselho Escolar e, após uma análise rígida do perfil e da disponibilidade, os integrantes são escolhidos.
IV. O Conselho Escolar é constituído pelos vários segmentos que compõem uma escola: alunos, pais, professores, funcionários e gestores.
É CORRETO afirmar que
A) I, II, III e IV são proposições falsas.
B) I, II, III e IV são proposições verdadeiras.
C) As proposições I e II são falsas, e III e IV, verdadeiras.
D) As proposições I e III são falsas, e II e IV, verdadeiras.
E) As proposições I e IV são falsas, e II e III verdadeiras.
 
10. Um conselho escolar que tem como objetivo um trabalho de equilíbrio entre as funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora identifica-se com a concepção
A) interpretativa, que enfatiza o caráter humanístico em detrimento do formal, estrutural e normativo.
B) técnico-científica, tipificada pela comunicação linear, baseada em normas e regras.
C) autogestionária, associada à crença no poder instituinte e à recusa a todo poder instituído.
D) democrático-participativa, caracterizada pela articulação e participação de todos os atores da comunidade escolar.


GABARITO

6:B - 7:D - 8:D - 9:D - 10:D