1. (ADM&TEC) Leia as afirmativas a seguir:
I. As atividades desenvolvidas no Ensino Fundamental devem estimular o aluno a perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
II. No Ensino Fundamental, o espaço de aprendizagem se restringe à escola, sendo dispensável propor atividades que ocorram fora dela. A programação deve contar com passeios, excursões, teatro, cinema, visitas a fábricas, marcenarias, padarias, enfim, com as possibilidades existentes em cada local e as necessidades de realização do trabalho escolar.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.
 
2. (CESPE/CEBRASPE) A tendência progressista crítico-social dos conteúdos acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com a realidade. Nessa tendência, a atuação da escola consiste
A) em educar o aluno para atingir sua plena realização por meio de seu próprio esforço; sendo assim, as diferenças de classe social não devem ser consideradas, e toda a prática escolar é desvinculada do cotidiano do aluno.
B) na formação de atitudes, razão pela qual a escola deve enfatizar mais os problemas psicológicos que os pedagógicos ou sociais.
C) em considerar o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente mediante associações e exercícios de fixação.
D) em ultrapassar os limites da pedagogia, da sala de aula e da escola, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais.
E) na preparação do aluno para o mundo adulto, fornecendo-lhe um instrumental para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
 
3. CESPE/CEBRASPE) No que diz respeito à competência leitora relacionada aos conceitos de letramento, leitura e alfabetização, assinale a opção correta.
A) Para o desenvolvimento eficaz da competência leitora, é importante que os textos não sejam adaptados, embora possam ser preferencialmente textos não originais.
B) Os gêneros textuais devem ser considerados em função de determinados projetos de trabalho, para que a competência leitora seja desenvolvida.
C) Os contos de fadas sempre tiveram as mesmas características e objetivos ao longo da história da literatura.
D) O professor deve utilizar textos diversos, inclusive fragmentos, bem como adequar os assuntos à faixa etária do alunado.
E) Trabalhar com uma menor diversidade de gênero faz o aluno desenvolver melhor as habilidades de leitura.
 
4. (FCC) O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, ter seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência, por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e às suas expectativas de vida (...). Ao chegar, à noite, à escola se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza, e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho.
Considerando este contexto, constata-se a
A) preocupação do aluno do ensino noturno em relação à obtenção de um certificado para apresentar em seu emprego.
B) distância entre a perspectiva e a necessidade de estudo para o aluno do ensino noturno e o ensino que a escola proporciona.
C) necessidade de conhecimentos mais práticos e menos teóricos na organização curricular do ensino voltado ao aluno trabalhador.
D) organização do ensino noturno por faixas de idade e a redução de carga horária para a permanência do aluno na escola.
E) importância da aquisição de conhecimentos específicos voltados a seu mundo do trabalho.
 
 
5. (FCC) Analisar e promover o desenvolvimento da inteligência no educando é algo inerente à função social atribuída à escola. No entanto, este educando vive imerso em relações com um universo objetivo e subjetivo...
Dessa maneira, é importante compreender que o aspecto intelectual é
A) o componente responsável pelo desenvolvimento integral do ser humano, permitindo sua inserção na sociedade e sua distinção dos outros animais.
B) um dos elementos constituintes que integra o desenvolvimento humano; a formação integral incorpora também os aspectos físicos, psicológicos e sociais.
C) responsável por nossas ações na sociedade, ou seja, é o desenvolvimento intelectual que define a posição social que a pessoa irá ter em sua fase adulta.
D) valorizado em todas as etapas da vida do indivíduo porque permite ser aceito em seus grupos sociais.
E) constitutivo da natureza humana e é ele que define a essência do homem em todas as fases de sua vida (da infância à velhice).


GABARITO
1:B - 2:E - 3:B - 4:B - 5:B

6. (VUNESP) Para Lerner (2002), uma das formas para conciliar as necessidades inerentes à instituição escolar com o propósito educativo de formar leitores e escritores, o possível é gerar condições didáticas que permitam por em cena uma versão escolar da leitura e da escrita mais próxima da versão social dessas práticas. Para tal, a autora sugere, como uma das possibilidades,
A) o teatro introduzido na escola.
B) os saraus, contemplando toda comunidade.
C) as histórias em quadrinhos.
D) os projetos de produção-interpretação ou trabalho por projeto.
E) o jornal falado e escrito.
 
7. (UFGO) A didática, para Libâneo (2012), constitui a ciência profissional do professor. De acordo com esse autor, sua especificidade epistemológica é o estudo
A) da atividade de ensino-aprendizagem na relação com um saber, em situações pedagógicas contextualizadas.
B) da prática de ensino e das competências e resultados mensuráveis baseados nos alunos e no seu processo de aprender.
C) do currículo baseado em experiências construídas por meio de temas geradores e projetos de ensino.
D) dos conhecimentos do conteúdo e conhecimentos disciplinares em situações pedagógicas específicas.
 
8. (IDECAN) As dez dimensões da gestão escolar, discutidas por Lück (2009), são agrupadas em duas áreas: organização e implementação. Constituem dimensões de implementação:
A) Planejamento e organização do trabalho escolar; Fundamentos e princípios da educação e da gestão escolar; Monitoramento de processos e avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais.
B) Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar.
C) Gestão de pessoas; Gestão administrativa; Monitoramento de processos; Avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais.
D) Avaliação institucional; Gestão de pessoas; Monitoramento de processos; Gestão do cotidiano escolar.
E) Gestão democrática e participativa; Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar.
 
9. (CESPE/CEBRASPE) A respeito de objetivos e conteúdos de ensino, assinale a opção correta.
A) A objetividade e a universalidade dos conteúdos se apoiam no saber popular, constituído no senso comum.
B) A escolha de conteúdos é fundamentada apenas nos programas oficiais e na organização lógica da matéria.
C) A formulação dos objetivos educacionais pauta-se nos valores e ideais proclamados na legislação educacional, nos conteúdos básicos das ciências e nas necessidades de formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade.
D) Os objetivos gerais referentes ao sistema escolar expressam o consenso do corpo docente somente em relação à prática escolar.
E) São três os níveis de objetivos educacionais: objetivos preliminares, objetivos gerais e objetivos específicos.
 
10. (CESPE/CEBRASPE) Com referência a métodos de ensino, assinale a opção correta.
A) No trabalho docente, o professor deve selecionar e organizar vários métodos de ensino em função de sua experiência profissional.
B) Os métodos de ensino, uma vez definidos, não apresentam uma relação de subordinação com os objetivos gerais e específicos.
C) Métodos de ensino são ações não intencionais do professor pelas quais se organizam as atividades voltadas para a aprendizagem.
D) A aplicação de métodos de ensino eficazes não garante o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.
E) Os métodos de ensino podem ser classificados de acordo com o aspecto externo e com o aspecto interno, sendo este referente ao procedimento de assimilação ativa por parte dos alunos e aquele, às formas de dirigir o processo de ensino.



GABARITO
6:D - 7:A - 8:E - 9:C - 10:E