1. (FCC) O paradigma da supralegalidade como norma constitucional para os tratados dos direitos humanos, no caso brasileiro, refere-se a
A) superioridade dos tratados dos direitos humanos à Constituição Federal.
B) subordinação dos tratados dos direitos humanos à legislação ordinária brasileira.
C) equivalência direta dos tratados dos direitos humanos à Constituição Federal.
D) subordinação dos tratados dos direitos humanos à Constituição, porém superioridade à legislação ordinária.
E) nulidade dos tratados internacionais dos direitos humanos no país quando ferirem a política governamental.
 
2. (FCC) Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero.
O paradigma da supralegalidade como norma constitucional para os tratados dos direitos humanos, no caso brasileiro, refere-se a
A) superioridade dos tratados dos direitos humanos à Constituição Federa
B) subordinação dos tratados dos direitos humanos à legislação ordinária brasileira.
C) equivalência direta dos tratados dos direitos humanos à Constituição Federal.
D) subordinação dos tratados dos direitos humanos à Constituição, porém superioridade à legislação ordinária.
E) nulidade dos tratados internacionais dos direitos humanos no país quando ferirem a política governamental.
 
3. (IBADE) Segundo Maria Victoria Benevides, Profª da USP, o educador em direitos humanos na escola sabe que não terá tão bons resultados no final do ano como ao ensinar uma matéria que será completada à medida que o conjunto daquele programa for bem entendido e avaliado pelos alunos.
Trata-se de uma educação permanente e global, complexa e difícil, mas não impossível. E que se realiza na própria tentativa de realizá-la, como afirma o educador Perez Aguirre, enfatizando que os direitos humanos terão sempre, nas sociedades contemporâneas, a dupla função de ser, ao mesmo tempo:
A) acolhedora e comprometida com a instituição.
B) esperançosa e desesperadora com os alunos.
C) colaboradora e frustrante diante da comunidade.
D) crítica e utópica frente à realidade social.
E) fundamental e indiferente para a sociedade.
 
4. (AOCP) A universalização da educação básica, com indicadores precisos de qualidade e de equidade, é condição essencial para a disseminação do conhecimento socialmente produzido e acumulado e para a democratização da sociedade. Considerando essa afirmativa, a escola tem como papel reproduzir o conhecimento que na escola, de acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, aparece de forma
A) formal e analítica.
B) codificada e analítica.
C) sistemática e analítica.
D) analítica e conceitual.
E) sistemática e codificada.
 
5. (VUNESP) A convenção internacional sobre os direitos da criança e do adolescente assegura à criança e ao adolescente o direito de serem ouvidos em todo o processo judicial que possa afetar seu interesse. Para assegurar esse direito, o Tribunal de Justiça recomenda que a criança ou o adolescente deve ser ouvido
A) em ambiente separado da sala de audiências, com sistema de depoimento vídeo gravado e com a participação de profissional especializado no emprego da técnica do depoimento especial, usando os princípios básicos da entrevista cognitiva.
B) na sala de audiências, sem a presença de outros profissionais, além do entrevistador, que deverá utilizar a técnica do depoimento especial, usando os princípios básicos da entrevista cognitiva.
C) obrigatoriamente na presença do pai e/ou responsável, e entrevistado por um profissional especializado na técnica do depoimento especial, usando os princípios básicos de preenchimento de questionário individual, preparado previamente por psicólogos.
D) depois do maior tempo possível entre o conhecimento do fato investigado e a audiência de depoimento especial, para prevenir ou atenuar a possibilidade de provocar traumas na criança ou no adolescente depoente.
E) por especialista em escuta judicial, capacitado especificamente para empregar durante a entrevista, a técnica de questionário investigativo, e atuar na coleta de testemunhos de criança e de adolescente


GABARITO

1:D - 2:D - 3:D - 4:E - 5:A


6. A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos essenciais: primeiro, é uma educação de natureza permanente, continuada e global. Segundo, é uma educação necessariamente voltada para a mudança, e terceiro, é uma inculcação de valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, meramente transmissora de conhecimentos. Marque a alternativa correta:
A) A Educação em Direitos Humanos é essencialmente uma disciplina.
B) A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana.
C) A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura interdisciplinar.
D) A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito a quem me respeita.
E) A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação assistencial.
 
7. Uma educação fundamentada em direitos humanos só é possível de ser conquistada se houver um combate sistemático e incessante sobre qualquer forma de segregação. O exercício da tolerância e do acolhimento à diversidade deve ter início o mais cedo possível na escola/sociedade. A dificuldade de lidar com tal situação reside na complexa combinação de:
A) tradição e modernidade.
B) formalidade e informalidade.
C) público e privado.
D) classe pobre e classe rica.
E) preconceito e discriminação.
 
8. (UEG) De acordo com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, escrita em Jontiem, em 1990, “a educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. [...] é mister oferecer a todas as crianças, jovens e adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem”. Esse documento internacional, que ainda se apresenta tão atual no século XXI, aponta para a necessidade de
A) ampliação do acesso e promoção da equidade na Educação Básica.
B) organização do currículo e elevação das matrículas na Educação Básica.
C) ampliação das escolas e promoção dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
D) adaptação dos conteúdos de ensino e elevação das metas de avaliação.
 
9. (FEPESE) Analise o texto abaixo:
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga ___(1)___ como valores ___(2)___ , e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
A) (1) semelhança e diferença - (2) morais
B) (1) igualdade e fraternidade - (2) afetivos
C) (1) aparência e igualdade - (2) indissociáveis
D) (1) igualdade e diferença - (2) indissociáveis
E) (1) justiça e semelhança - (2) morais
 
10. (AOCP) De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a educação deve ser norteada por seis princípios. Considerando esses princípios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A educação não tem a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais.
( ) A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.
( ) A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo, democrático e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade.
( ) A educação em direitos humanos não faz parte dos eixos fundamentais da educação básica.
( ) A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.
A) V - V - V - F - V.
B) F - F - V - V - F.
C) V - F - V - V - F.
D) F - V - V - F - V.
E) F - F - F - V - F.

GABARITO

6:B - 7:E - 8:A - 9:D - 10:D