1. (CESPE/CEBRASPE) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
A) apresentam uma proposta de integração curricular que ignora as especificidades de cada área do conhecimento ou disciplina, pois o foco está a serviço do desenvolvimento de objetivos que definem capacidades.
B) propõem uma organização didática por área e por ciclo, procurando garantir coerência entre os pressupostos teóricos, os objetivos e os conteúdos, mediante sua operacionalização em orientações didáticas e critérios de avaliação.
C) apresentam propostas curriculares organizadas em disciplinas e(ou) áreas que se traduzem em temas, desprezando a integração entre as áreas de conhecimento em função da importância de cada disciplina.
D) propõem como temas transversais a ética, a saúde, o meio ambiente, a orientação sexual e a pluralidade cultural, que devem ser implantados como disciplinas a serem criadas de acordo com as necessidades de cada escola.
E) apresentam os conteúdos descritos de tal forma que, em cada ano ou série, deve trabalhar determinado tema, não sendo possível sua adequação às particularidades dos estados, municípios e ou escolas.
 
2. (FCC) Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero
São princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:
I. O respeito à liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas.
II. A garantia do acesso a escolas especiais e tratamento diferenciado a todos alunos.
III. A plena inclusão de toda pessoa deficiente em escolas públicas e privadas.
IV. A igualdade entre homens e mulheres.
 É correto o que se afirma em
A) I e IV, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
 
3. (IFPI) Analise as assertivas abaixo no que se refere à diversidade cultural, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
I - A escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público não permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes.
II - As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc.
III - A temática diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional.
IV - A vivência democrática, em uma sociedade plural, dispensa o respeito aos diferentes grupos e culturas que a constituem.
É correto o que se afirma em:
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) III e IV apenas.
D) I e IV apenas.
E) II e IV apenas.
 
4. (FAUEL) Sobre os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), é correto afirmar, EXCETO:
A) Orientam o planejamento escolar, as ações de reorganização do currículo e as reuniões com professores e pais.
B) Propõem orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa.
C) Contêm conteúdos imprescindíveis ao trabalho escolar e devem ser aplicados na íntegra em todo o território nacional.
D) Devem ser adaptados à realidade das escolas e alunos.
 
5. (IDIB) Sobre o Ensino Religioso, assinale a alternativa correta:
A) Deve ser ministrado de acordo com a doutrina católica, sendo dispensados os alunos de outras religiões.
B) É autorizada a sua inclusão, apenas nos currículos das Escolas cujas mantenedoras sejam instituições religiosas.
C) Pelo caráter laico do Estado, o Ensino Religioso deve ser mantido na esfera familiar.
D) Deve ser de matrícula facultativa ao aluno, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil e vedadas quaisquer formas de proselitismo.


GABARITO
1:B -  2:A - 3:B - 4:C - 5:D

6. (FACET Concursos) Os objetivos dos PCNs pretendem orientar professores e educadores no sentido de passarem para o cotidiano escolar as diretrizes da educação para a cidadania somados à função de articular vivências e conhecimentos num currículo escolar exequível e coerente. De acordo com essa informação assinale a alternativa INCORRETA.
A) Os PCN’s foram criados com o intuito de se colocarem como um instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático.
B) Os PCN’s possibilita a atualização dos professores enquanto profissionais.
C) Os PCN’s devem possibilitar uma visão ampla e integrada do ensino fundamental como sementeira da democracia futura.
D) É função dos PCN’s ser uma espécie de receituário ao professor ou uma espécie de agenda de suas aulas, indicando-lhe com que atividades começar e terminar a jornada.
E) Apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus deveres, é uma de suas ferramentas.
 
7. (CCV / UFC) O ensino contemporâneo esteira-se ainda na compartimentalização do conhecimento e na especialização do saber. A transversalidade do conhecimento rompe com o ideário do saber fragmentado e constrói um novo significado para temas tratados antes em espaços exclusivos de algumas áreas. Várias questões sociais, políticas e educacionais podem se constituir como temas transversais. Para a escolha de temas transversais para o trabalho em ambientes educacionais, é preciso considerar os seguintes critérios:
A) abrangência nacional, necessidades do mercado, urgência social.
B) necessidades do mercado, necessidades do Estado, abrangência nacional.
C) urgência social, necessidades do mercado e favorecimento da compreensão da realidade e da participação social.
D) urgência social, abrangência nacional e o favorecimento da compreensão da realidade e da participação social.
E) favorecimento da compreensão da realidade e da participação social, necessidades do Estado, abrangência nacional.
 
8. (Instituto Machado de Assis) O estabelecimento de uma referência curricular comum para todo o País, ao mesmo tempo que fortalece a unidade nacional e a responsabilidade do Governo Federal com a educação, busca garantir, também, o respeito à diversidade que é marca cultural do País, mediante a possibilidade de adaptações que integrem as diferentes dimensões da prática educacional. Nesse sentido, considerando a estrutura do sistema educacional brasileiro, os Parâmetros Curriculares Nacionais podem ser situados em relação a quatro níveis de concretização curricular. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
A) Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino fundamental e têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.
B) O terceiro nível de concretização refere-se à elaboração da proposta curricular de cada instituição escolar, contextualizada na discussão de seu projeto educativo. Entende-se por projeto educativo a expressão da identidade de cada escola em um processo dinâmico de discussão, reflexão e elaboração contínua. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais deverão ser traduzidos na íntegra, independente das propostas das Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação.
C) O segundo nível de concretização diz respeito às propostas curriculares dos Estados e Municípios. Os Parâmetros Curriculares Nacionais poderão ser utilizados como recurso para adaptações ou elaborações curriculares realizadas pelas Secretarias de Educação, em um processo definido pelos responsáveis em cada local.
D) O quarto nível de concretização curricular é o momento da realização da programação das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. É quando o professor, segundo as metas estabelecidas na fase de concretização anterior, faz sua programação, adequando-a àquele grupo específico de alunos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais poderão ser consultados nessa fase.
 
9. (IBADE) A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceituai, como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da pedagogia. Sobre o assunto, é correto afirmar que:
A) transversalidade e interdisciplinaridade - se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado.
B) é exclusivo da transversalidade apontar a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.
C) a interdisciplinaridade refere-se principalmente à dimensão da didática.
D) a transversalidade diz respeito a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
E) na transversalidade, os temas constituem novas áreas, pressupondo um tratamento individualizado das diferentes áreas.
 
10. (VUNESP) Analise as afirmativas a seguir ao enunciado e classifique-as em V (verdadeira) ou F (falsa).
A tomada de decisão sobre a promoção ou a retenção de alunos com necessidades educacionais especiais, na série, etapa, ciclo ou outros níveis, requer o envolvimento do grupo responsável pela elaboração das adaptações curriculares do aluno. Nessa tomada de decisão, os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam a observação de alguns aspectos, como
(__) a possibilidade de o aluno ter acesso às situações escolares regulares e com menor necessidade de apoio especial;
(__) a valorização de sua permanência com os colegas e grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, comunicação, autonomia e aprendizagem;
(__) o efeito emocional da promoção ou da retenção para o aluno e sua família.
Assinale a alternativa que contém a classificação correta, de cima para baixo.
A) F, V, V.
B) F, F, V.
C) V, V, V.
D) V, V, F.
E) V, F, F.

GABARITO

6:D - 7:D - 8:B - 9:A - 10:C 


11. (PM RJ) A abrangência nacional dos PCN's buscou contemplar questões que, em maior ou menor medida, fossem pertinentes a todo país. Nesse sentido, o documento visa a criar condições nas escolas para garantir a toda criança e jovem brasileiro
A) a matrícula na escola pública.
B) a permanência na escola pública.
C) o acesso ao conjunto de conhecimentos fundamentais a uma cidadania plena.
D) o acesso aos conteúdos organizados pelo professor.
 
12. (Instituto Ludus) A Constituição Federal/88, art. 210, afirma a necessidade e a obrigação do Estado fixar “conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos nacionais e regionais”. Essa determinação legal deu origem:
A) às avaliações do SAEB.
B) aos projetos pedagógicos das escolas.
C) à base comum nacional.
D) ao Plano Nacional de Educação.
E) aos Parâmetro Curriculares Nacionais.
 
13. (CONSULPLAN) O trabalho com temas transversais constitui-se numa estratégia que visa à globalização do conhecimento, por meio de temas contextualizados relativos às questões sociais amplas e relevantes. De acordo com os PCN’s é INCORRETO afirmar que
A) essa abordagem permite o trabalho com conteúdos específicos que, às vezes, não se esgotam com o estudo desenvolvido nas diversas áreas.
B) os temas transversais possibilitam a abordagem de questões sociais atuais e emergentes que nem sempre são tratadas nas áreas tradicionais do currículo.
C) os temas transversais aparecem transversalizados nas diferentes disciplinas, permeando-as no decorrer da escolaridade.
D) os temas transversais constituem uma disciplina específica do currículo e deverão ser escolhidos de acordo com as reais necessidades da escola.
E) os temas transversais requerem a inter-relação das disciplinas escolares com as questões contemporâneas.
 
14. (AOCP) Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientam a educação escolar, entre eles:
I. Dignidade da pessoa humana.
II. Igualdade de direitos.
III. Participação.
IV. Co-responsabilidade pela vida social.
(__) Refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas etc.) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.
(__) Implica em respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.
(__) Implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.
(__) Como princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas etc. É, nesse sentido, responsabilidade de todos a construção e a ampliação da democracia no Brasil.
A) I - II - IV - III.
B) II - I - IV - III.
C) I - III - II - IV.
D) II - I - III - IV.
E) IV - III - I - II.
 
15. (AOCP) Assinale a alternativa correta. A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Com isso o currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e que novos temas sempre podem ser incluídos. Os PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacional, considerando a urgência social, a abrangência nacional, as possibilidades de ensino e aprendizagem e a possibilidade de favorecer a compreensão da realidade e a participação social, elegeram como temas transversais:
A) Ética, História, Ciências e Saúde.
B) Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo.
C) Pluralidade Cultural, Língua Portuguesa, Inclusão Social e Meio Ambiente.
D) Matemática, Língua Portuguesa, Orientação Sexual e Meio Ambiente.
E) Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual.


GABARITO

11:C - 12:E - 13:D - 14:B - 15:B


16. (FUMARC) A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos por meio da inclusão de temas transversais no currículo escolar. Para tanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e incluem no currículo temas que compõem um conjunto articulado e aberto, que exige um tratamento didático dinâmico, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Com essa ação, o currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados, de acordo com as diferentes realidades locais e regionais, além da inclusão de outros temas.
Sobre os temas transversais, é possível afirmar:
A) quanto à divisão dos conteúdos por ciclos, considerou-se que nos temas transversais há uma justificativa para a sequenciação dos conteúdos.
B) o que servirá para diferenciar os conteúdos e sequenciá-los serão as questões gerais de cada realidade, sem considerar a capacidade cognitiva dos alunos ou o tratamento didático dado aos conteúdos das diferentes áreas.
C) a transversalidade possibilita ao professor desenvolver o trabalho com uma abordagem mais dinâmica, entretanto, mais formalista.
D) os conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados.
 
17. (FAPERP) Os PCN propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares. Diante dessa afirmativa considere os itens a seguir:
I- Ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como um fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio.
II- Os conteúdos devem permitir que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.
III- Qualquer que seja a linha pedagógica, professores e alunos trabalham, necessariamente, com conteúdos. O que diferencia radicalmente as propostas é a função que se atribui aos conteúdos no contexto escolar e, em decorrência disso, as diferentes concepções quanto à maneira como devem ser selecionados e tratados.
IV- O projeto educacional expresso nos PCN demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.
Assinale a alternativa que contempla todos e somente os itens corretos.
A) I,II e III
B) I,III e IV.
C) I e IV.
D) I, II,III e IV.
 
18. (UFGO) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) podem ser compreendidos como uma tentativa de repensar os saberes fechados e incorporar saberes mais abertos na formação dos adolescentes e jovens. Eles reafirmam os vínculos dos conteúdos escolares com as demandas postas pelo mundo do trabalho e por processos científicos e tecnológicos avançados e também, ressaltam o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Nesse sentido enfatizam uma formação que possibilite
A) a participação social e política, o exercício da cidadania, a criatividade, o respeito à diversidade, à ética, aos valores, às virtudes, à afetividade, à intuição, bem como a utilização de diversas linguagens, a interpretação e fruição das produções culturais e, ainda, a análise crítica.
B) o ajustamento aos interesses do mercado de trabalho, ao domínio dos conteúdos das disciplinas, ao domínio da informática, a prática do individualismo e da competitividade.
C) a adequação ao mundo que se modifica, a execução de múltiplas tarefas nas diferentes áreas de atuação, a responsabilidade pelas atividades realizadas pelos pares, a plasticidade em relação ao espaço-tempo de formação.
D) a adaptação a contextos locais, em detrimento de contextos globais, potencializando a atribuição de significados à realidade e a intervenção nesta.
 
19. (FUNCAB) Segundo a autora Haydée Torres de Oliveira, “a transversalidade da questão ambiental é justificada pelo fato de que seus conteúdos, de caráter tanto conceituais, como procedimentais, e também atitudinais, formam campos com determinadas características em comum”, EXCETO quando esses conteúdos:
A) não estão configurados como áreas ou disciplinas.
B) não fazem parte das Diretrizes Curriculares pré-estabelecidas.
C) podem ser abordados a partir de uma multiplicidade de áreas.
D) estão ligados ao conhecimento adquirido por meio da experiência, com repercussão direta na vida cotidiana.
E) envolvem fundamentalmente procedimentos e atitudes, cuja assimilação deve ser observada a longo prazo.
 
20. (FCC) Considere as afirmações abaixo.
I. É fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo, busque ultrapassar seus limites, propiciando às crianças e aos jovens pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber...
II. Para estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que a escola trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia.
III. As problemáticas sociais em relação à ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e trabalho são integradas na proposta educacional como Temas Transversais.
IV. Os temas transversais deverão se constituir em novas áreas do conhecimento, exigindo a criação de novas disciplinas curriculares, por parte da escola.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, estão corretas APENAS:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

GABARITO

16:D - 17:D - 18:A - 19:B - 20:D