
1. (VUNESP) Segundo Pimenta (1990), admitir um projeto significa ter consciência do que se quer, ou seja, quando se fala em projeto pedagógico tem que se ter, previamente, clareza de que está se pautando em determinadas concepções de educação e de ensino. Para a autora, a escola que se quer democrática precisa
A) definir, a priori, uma nova qualidade, que passa pelas questões de organização escolar que modifique a realidade que aí está, a partir dessa realidade encontrada.
B) desconsiderar a realidade atual, para que se possa conceber uma nova organização escolar sem vícios.
C) estabelecer com clareza que a organização administrativa da escola precisa caminhar independentemente do pedagógico.
D) compor uma assessoria didático-pedagógica independente, composta de profissionais externos qualificados, não contaminados pelos problemas da escola.
E) considerar os alunos como “indivíduos reais” e, dessa forma, rebaixar o nível do ensino para atender as suas necessidades.
2. É importante que o Regimento Escolar preveja ao aluno a perspectiva de ter assegurado o princípio constitucional de igualdade de condições para o acesso e permanência no estabelecimento de ensino. Assim sendo, no âmbito deste documento, tal medida constitui:
A) Um direito do aluno.
B) Um dever dos professores, da equipe pedagógica e da direção escolar.
C) Um direito dos pais ou responsáveis por alunos matriculados na escola.
D) Uma sanção específica a ser aplicada aos docentes.
3. (AOCP) Em relação ao papel do Grêmio Estudantil em uma perspectiva democrática de gestão, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Favorece o amadurecimento dos educandos perante seus problemas e a experiência democrática.
B) Os alunos se constituem como consumidores de um saber compartimentado e descontextualizado.
C) Um grêmio participativo e dinâmico pode promover campeonatos, excursões, bailes; organizar debates para discussões de temas interessantes; confeccionar o jornal do Grêmio; eleger Grêmio Júnior, dentre outras atividades.
D) Como entidade representativa, é capaz de garantir ao aluno a participação no processo de construção do Projeto Político- Pedagógico.
4. (AOCP) Em relação ao papel do Grêmio Estudantil em uma perspectiva democrática de gestão, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Favorece o amadurecimento dos educandos perante seus problemas e a experiência democrática.
B) Os alunos se constituem como consumidores de um saber compartimentado e descontextualizado.
C) Um grêmio participativo e dinâmico pode promover campeonatos, excursões, bailes; organizar debates para discussões de temas interessantes; confeccionar o jornal do Grêmio; eleger Grêmio Júnior, dentre outras atividades.
D) Como entidade representativa, é capaz de garantir ao aluno a participação no processo de construção do Projeto Político- Pedagógico.
5. (FEPESE) Participar e contribuir na construção coletiva do projeto político pedagógico da escola em que trabalha de maneira a fazer avançar a gestão democrática exige:
1. um relacionamento ético com todos os segmentos da comunidade escolar.
2. frente aos impasses com profissionais e famílias se orientar pelo direito de aprender dos estudantes.
3. ter diante da informação abundante, atitude de reflexão, de comparação com outras bases para validação, de modo que se transforme em conhecimento empírico.
4. valorização das diferenças e o zelo para que os estudantes, acolhidos em sua historicidade individual e de seu grupo cultural, tenham asseguradas condições de acesso ao conhecimento científico, filosófico e artístico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
GABARITO
1:A - 2:A - 3:B - 4:B - 5:C
6. (FEPESE) As expectativas da comunidade e o planejamento escolar necessitam estar em constante diálogo para que a necessária parceria se firme. Assim, o contato com as famílias é muito importante.
Nesse sentido são ações possíveis a orientação educacional:
1. realizar visitas domiciliares quando houver necessidade de entender melhor o contexto de vida do estudante.
2. orientar as famílias com as temáticas educativas e de relevância social.
3. fazer comunicado à família de expulsão de aluno da escola, quando esgotadas as medidas educativas.
4. propor atividades educativas, de apoio e de escuta, que conciliem o tempo da escola com o tempo das famílias.
5. denunciar ao Conselho Tutelar indisciplina de alunos.
6. buscar elementos vigentes da realidade do aluno para discutir e refletir junto à equipe escolar a fim de contribuir no processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 5 e 6.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
E) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 6.
7. (CEFETMINAS) Geralmente as escolas agendam uma ou duas reuniões entre pais e professores durante o ano escolar e esses encontros são, com frequência, fonte de frustação tanto para os professores quanto para os pais.
A esse respeito, é correto afirmar que:
A) por seu propósito, esse tipo de reunião sempre é descontraído e tranquilo.
B) professores devem reservar um tempo para que os pais façam perguntas, expressem suas opiniões e deem sugestões.
C) ao falar sobre as dificuldades de aprendizagem de cada criança, para todos os pais, abre-se a possibilidade de ajuda mútua e de apoio.
D) após uma reunião bem feita, dispensa-se a necessidade de a escola chamar alguns pais para conversar sobre problemas de aprendizagem ou de comportamento dos alunos.
8. (CEFETMINAS) À escola cabe manter uma constante comunicação com pais e/ ou responsáveis legais dos alunos porque a eles interessa todo o processo no qual o estudante se envolve.
Com relação às informações sobre a avaliação escolar, como medida mais eficaz para a aprendizagem, o professor deve
A) enviar os boletins aos pais e/ou responsáveis legais dos alunos e pedir que o assinem para que tenham certeza de que foi visto.
B) chamar os pais e/ou responsáveis legais daqueles que não tiveram um rendimento satisfatório para uma devolutiva de suas aprendizagens.
C) manter um fluxo constante de comunicação com todos os pais e/ou responsáveis legais dos alunos, visando a uma participação mútua na educação dos mesmos.
D) organizar as notas de todos os alunos em um gráfico e o enviar aos pais e/ou responsáveis legais dos alunos, para que possam posicionar seu filho frente à turma.
9. (CEFETMINAS) A situação da avaliação escolar é apenas um exemplo de como a escola deve manter um fluxo constante de comunicação com as famílias dos educandos, visando a uma participação mútua na educação dos mesmos.
A este respeito, avalie as afirmações abaixo.
I. Evidências mostram que a comunicação família-escola pode gerar envolvimento da família na escolarização dos alunos e este está ligado ao desempenho acadêmico das crianças.
II. Estar em constante comunicação com a família para conhecer a situação doméstica dos alunos pode fornecer melhor compreensão sobre o comportamento deles em sala de aula.
III. Através da comunicação da escola, as famílias entendem os seus objetivos e podem fornecer apoio e assistência valiosos.
IV. As famílias, mesmo quando solicitadas por meio de uma comunicação, não devem ajudar a desenvolver e a implementar estratégias para melhorar o comportamento do aluno, porque esta atividade relaciona-se à escola.
Está correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) I e IV.
C) I, II e III.
D) II, III e IV.
10. (IBADE) A importância dos princípios abaixo relacionados está em garantir sua operacionalização nas estruturas escolares, pois uma coisa é estar no papel, na legislação, na proposta, no currículo, e outra é estar ocorrendo na dinâmica interna da escola, no real, no concreto. (Ilma Passos Veiga - adaptação)
Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.
Gestão democrática é um princípio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.
Liberdade é outro princípio constitucional. O princípio da liberdade está sempre associado à ideia de autonomia.
Valorização do magistério é um princípio central na discussão do projeto político-pedagógico.
Esses princípios deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita e, portanto, fazer parte do (dos, da):
A) projeto político-pedagógico.
B) propostas dos professores sindicalizados.
C) políticas públicas para a educação.
D) missão dos parceiros amigos da escola.
E) objetivos de um projeto de sociedade.
GABARITO
6:E - 7:B - 8:C - 9:C - 10:A
0 Comentários